Podcast “Avós da Razão”: um outro olhar para o envelhecimento

Tempo de Leitura: 3 minutos

Convidamos vocês a ouvirem o podcast e a rirem e aprenderem com a gente! Ele é um mecanismo que liga as gerações em uma conversa sobre o envelhecer.

Beatriz Arbex, Georgia Borrelli, Isabela Ismael, Laura Azevedo e Maria Eduarda Franquini (*)


Participamos de um bate-papo com as integrantes do canal do Youtube “Avós da Razão”, composto por três extrovertidas senhoras: Gilda, de 78 anos, Sonia, de 82 anos, e Helena com 92 anos. O trabalho, produzido em parceria com essas senhoras “youtubers e rebeldes”, se deu a partir da problemática do estereótipo do idoso, além de abrir um espaço para essa geração ser ouvida e, assim, contribuir com o debate sobre a intergeracionalidade, como foi trazido ao longo da eletiva Relações Intergeracionais Mediadas pela Tecnologia do curso de Psicologia da PUC-SP com a professora Beltrina Côrte.

O enfoque do nosso projeto se deu com objetivo de abordar um outro olhar para o envelhecimento, além de trazer uma pincelada sobre a temática do feminismo, de maneira a abordar o desenvolvimento deste ao longo dos anos sob a ótica das Avós, relacionando com a questão trazida anteriormente.

O primeiro contato foi realizado via telefone, para ilustrar a proposta, e o bate-papo junto às entrevistadas foi feito por meio da plataforma ZOOM. Propomos que, no momento inicial, as Avós se apresentassem, falando um pouco sobre como se conheceram e como foi o processo de criar o canal, além das questões que abordavam esse assunto e tangiam o ageísmo – preconceito à idade, especialmente aos idosos. Em seguida, falamos um pouco sobre o feminismo enquanto movimento histórico que acolhe mulheres muito diferentes entre si e como ele aborda assuntos que perpassam diferentes gerações. Com a gravação feita, foi necessária uma edição de áudio para que o produto final abarcasse os assuntos que gostaríamos de tratar de forma mais direta, porém sem excluir o humor das Avós.

Para ilustrar um pouco sobre o que foi conversado, seguem alguns trechos da fala delas sobre os principais tópicos da conversa envolvendo as gerações:

“Existe muito tipo de preconceito, até aquele que acredito que o velho tem que ser protegido, que o velho não sabe fazer nada sozinho, que o velho é frágil, que o velho não aprende nada. Isso é um preconceito.”

“Até familiares do velho tem esse tipo de atitude, acham que precisam tomar conta do velho: o velho não pode comer isso, não pode beber isso, o velho não pode fumar. Deixa o velho em paz! O velho só chegou a ficar velho porque ele sabe se cuidar, não foi à toa.”

“O movimento feminista é um movimento muito abrangente, que deve ser levado a sério e de uma maneira responsável, porque é uma atitude contra tudo que é horrível, que abrange não só a parte sexual, mas todo lugar que a mulher ocupa.”

A partir da discussão apontada de forma resumida aqui, podemos pensar na importância do podcast como um mecanismo de ligar as gerações em uma conversa sobre o envelhecer, além de passar por um assunto que envolve todos nós e que percorre diversos momentos da história, mostrando ser de interesse comum entre diversas mulheres. Assim, convidamos vocês a ouvirem o podcast Avós da Razão e a rirem e aprenderem com a gente!

Eu acho que o jovem tem que viver intensamente, fazer de tudo, não deixar nada para depois.” “Pegar todas as oportunidades. Hoje existem mil possibilidades, corram atrás da felicidade, é a melhor coisa que tem e ninguém pode tirar isso da gente. […] Curtam muito a vida.” [quando perguntadas sobre conselhos para as próximas gerações]

(*) Beatriz Arbex, Georgia Borrelli, Isabela Ismael, Laura Azevedo e Maria Eduarda Franquini Alunas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, curso de Psicologia, eletiva Relações Intergeracionais mediadas pela Tecnologia, que teve como docente a profa. Beltrina Côrte, no segundo semestre de 2020, durante a pandemia. E-mail: [email protected]


Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento