Festas de Final de Ano: receitas e memórias compartilhadas

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você também tem uma boa lembrança de doce nas festas de final de ano? Como é bom poder lembrar, sentir o cheiro, salivar a boca e saborear as boas lembranças sem medos e alegrias.


Além de nutrir, a comida pode despertar conforto e bem-estar, especialmente quando ligada a uma memória afetiva. A consciência disso levou à popularização do termo comfort food, em referência aos sabores que ativam sensações de prazer e segurança. Em geral, são pratos de preparo simples, vinculados a alguém ou algum momento especial. 

Assim, me dou conta com muita nostalgia dos tempos passados, e me recordo da minha infância abençoada, regada a tantas farturas alimentícias e saborosas doçuras que energizavam meu coração e alma.

Gosto de lembrar do escritor Rubem Alves (2005), quando cita “Quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia.  E comer é ser enfeitiçado. Sabia disso Babette, artista que conhecia os segredos de produzir alegrias e encantamentos pela comida. Ela sabia que depois de comer as pessoas não permanecem as mesmas. Coisas mágicas acontecem”.  Eu gosto sempre de completar que “Cozinhar” é  educar com alimentos, os resultados são intangíveis!

Quando vou com os netos para a cozinha, invariavelmente eles pedem para fazer pratos doces, e aí se lambuzam antes de finalizar a receita!

Assim desejo a você ficar em casa e curtir o “ato de cozinhar” preparando muitas alquimias com delícias de boas lembranças! E acreditar que dias melhores virão cheios de esperança e felicidades!

Aproveite e faça esse delicioso pavê!

Pavê de nozes, viva as boas lembranças de Natal!

O pavê lhe traz alguma recordação? Preparei um pavê de nozes que traz a lembrança da minha vó!  Era o prato favorito nas festas de final de ano. Prato cheio de memórias, todos na mesa se deliciavam de limpar o prato! 

As nozes fazem parte do grupo das oleaginosas e são importantes no combate aos efeitos negativos do envelhecimento. Elas ajudam na nossa saúde intestinal, do coração e do cérebro, possibilitando uma velhice saudável.

Vamos à receita?

nozes

Ingredientes
– 4 gemas peneiradas
– 1 xícara de chá de açúcar
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 500ml de leite
– 5 gotas de essência de baunilha
– 1 caixa (200ml) de creme de leite
– 250g de nozes picadas

Para banhar as bolachas
– 1 xícara de leite
– 2 colheres de sopa de chocolate

Recheio
– 1 lata de leite condensado cozido
– 2 colheres de sopa de licor de cacau

Cobertura
– 200g de chocolate ao leite
– 1 embalagem (200ml) de creme de leite
– Nozes inteiras para decorar

Modo de Preparo

  1. Misturar as gemas peneiradas, o açúcar e o amido, mexer bem, levar ao fogo e colocar o leite aos poucos. Deixe engrossar, mexendo continuamente.
  2. Junte a baunilha e as nozes picadas
  3. Prepare a cobertura. Derreta o chocolate no microondas, potência média de 1 em 1 minuto e junte o creme de leite, mexendo até obter um creme brilhante. Reserve
  4. Separado em um recipiente coloque o leite condensado cozido, firme e o licor de cacau, misture até obter um creme brilhante.
  5. Montagem:

Em camadas
Bolachas molhadas no leite com o chocolate
Creme de nozes
Bolachas molhadas no leite
Creme de nozes
Finalize com creme de chocolate

Agora é só saborear as lembranças do Final de Ano!


cursos

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected] Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

anatomazoni escreveu 18 postsVeja todos os posts de anatomazoni