E-book “O cuidado ao idoso na atenção primária à saúde em tempos de Covid-19”

Tempo de Leitura: 5 minutos

Livro online e gratuito apresenta propostas de intervenção de enfermagem gerontológica ao idoso no período da pandemia e pós-pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde.

Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues (*)


No contexto global, a expectativa de vida e o número de idosos têm aumentado exponencialmente. Este fenômeno demográfico coloca em evidência o grupo populacional com maiores riscos de vulnerabilidades nas diversas dimensões humanas (física, social e emocional), as quais demandam da sociedade um movimento em busca de estratégias que conduzam a novas e melhores formas de viver. Nesta perspectiva, a Rede de Salud del Adulto Mayor – REDESAM, com os seus membros enfermeiros da América Latina, tem se comprometido a incrementar e avançar no desenvolvimento de pesquisas e na divulgação de novas propostas assistenciais para controle da pandemia da Covid-19 diante do panorama atual.

Recentemente, a pandemia da Covid-19 impôs uma carga de trabalho adicional aos profissionais da saúde, em especial aos enfermeiros. Cotidianamente, eles têm demonstrado sua força de trabalho na assistência e para descobrir novas formas de ensinar e pesquisar temas sobre o idoso, conferindo maior visibilidade social a esta profissão.

No decorrer do processo de envelhecimento, há necessidades básicas, inerentes ao ser humano, que precisam ser contempladas. Na iminência das diversas demandas, a essencialidade do cuidado, como premissa do saber da Enfermagem, se constitui como parte dessas necessidades. A Enfermagem Gerontológica, especialidade recente na área de Enfermagem, vislumbra por melhores condições de vida aos idosos e reporta a urgência por atender diferentes tipos de demandas da sociedade, sobretudo no contexto da pandemia da Covid-19. Notamos, atualmente, uma preocupação mais acentuada com a proteção e manutenção da saúde, bem como com a prevenção de agravos e redução de danos na atenção aos idosos no mundo todo, em especial nos países em desenvolvimento. Tais aspectos apresentam pertinência e precisam ser mais amplamente abordados nas instâncias de entrada nos sistemas de saúde.

Assim, nós, a comunidade dos enfermeiros que constituem a Rede de Salud del Adulto Mayor – REDESAM/Brasil, em parceria com as 12 Redes da América Latina, propusemos a elaboração deste e-book, intitulado O Cuidado do Idoso na Atenção Primária à Saúde em Tempos de Covid-19. Nosso intuito é apresentar aos enfermeiros da América Latina e de Portugal propostas de intervenção de enfermagem ao idoso no período da pandemia e pós-pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde. É notório que o futuro da Enfermagem Gerontológica chegou, mesmo diante das adversidades da sociedade.

O corpo de autores é constituído por enfermeiros da assistência e de gestão, professores e pesquisadores, bem como por enfermeiros que ocupam cargos de liderança nos Ministérios de Saúde em países como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, México, Peru, Portugal e Uruguai, em um total de 107 pessoas.

Temas

O e-book é composto por 22 capítulos, escritos por enfermeiros com visões e experiências diversas, o que enriqueceu este trabalho e permitiu o compartilhamento de conhecimentos na América Latina e entre países ibero-americanos. Iniciamos este livro com a apresentação de dados demográficos e epidemiológicos da população idosa e da Covid-19, bem como a respeito dos sistemas de saúde da América Latina e da prática de enfermagem ao idoso em tempos de pandemia. Em seguida, direcionamos a discussão para temas emergentes e prioritários do cuidado com o idoso na Atenção Primária à Saúde diante da pandemia da Covid-19, considerando que os idosos integram a população de maior risco à infecção e às formas mais graves da doença.

São temas de extrema importância e que demandam por célere divulgação, uma vez que as medidas que envolvem o controle da pandemia são revistas e modificadas constantemente. Por esse motivo, optamos pela modalidade on-line, no formato e-book, a fim de disponibilizar acesso ampliado e rápido pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem dos idiomas português e espanhol.

Cada capítulo é de responsabilidade dos autores. O E-book encontra-se no site da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo instituição parceira desta produção, no Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo – http://www.eerp.usp.br/caed-home

Organizadores

O e-book foi organizado por Rosalina A Partezani Rodrigues – Profa. Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; Coordenadora da Red de Salud del Adulto Mayor – REDESAM – Brasil. Por Jack Roberto Silva Fhon – Enfermeiro. Mestre e Doutor em Ciências na área de Saúde do Idoso; Professor Doutor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; Líder do grupo de pesquisa Prática Pedagógica no Ensino Superior de Enfermagem e no Cuidado à Saúde do Adulto e Idoso; Membro da Red de Salud del Adulto Mayor – REDESAM – Brasil. E por Fabia Maria de Lima – Enfermeira. Mestre. Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Profa. Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Universidade de Pernambuco; Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia- SBGG.

Serviço

O E-book: O Cuidado ao Idoso na Atenção Primária à Saúde em Tempos de COVID19, é uma publicação digital da Red de Salud del Adulto Mayor – REDESAM – Brasil. Revisão 01, publicada em março de 2021. Esta obra foi parcialmente financiada pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde OPAS/OMS, através de seu escritório no Brasil, como parte dos esforços de enfrentamento da pandemia por COVID-19. Link: http://conteudosdigitais.eerp.usp.br/ebooks/O_cuidado_ao_idoso_na_atencao_primaria_a_saude_em_tempos_de_covid-19.pdf

(*) Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues – Profa. Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – CA-EF; Coordenadora da Red de Salud del Adulto Mayor – REDESAM – Brasil. E-mail: rosalina@eerp.usp.br


Sindromes geriatricas
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-sindromes/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3722 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento