E-book dá dicas de como manter a saúde física e mental na velhice

Tempo de Leitura: 3 minutos

E-book voltado aos idosos, gratuito e disponível para a população em geral, dá dicas sobre saúde física e mental, ou seja, como envelhecer com qualidade de vida.


Como manter a saúde física e mental na velhice? Esta pergunta foi a razão que levou um grupo de professores do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP) a se juntarem e sistematizarem dicas de cuidado à saúde que fossem úteis às pessoas idosas, afinal o envelhecimento da população é uma realidade e é vivenciado em quase todas as famílias brasileiras.

O resultado dessa ação é o e-book “Temas sobre Envelhecimento: atividades cognitivas para os idosos“, com acesso gratuito. De acordo com um dos organizadores do livro, Lucas Pelegrini de Carvalho, em declaração à imprensa local, “Esse livro foi idealizado com o intuito de propor atividades que estimulam a cognição do idoso, então nosso foco principal seria fortalecer na questão da saúde cognitiva. Nós fizemos uma parceria com um educador físico do município, na qual ele propõe a prática de alongamentos e sugere atividades, então elas também contribuem para a saúde física, o que não exclui também a saúde cognitiva, porque elas estão todas interligadas”.

Saúde mental

O e-book conta com 80 atividades para memória, atenção e estímulos à criatividade dirigido a pessoas idosas, mas que pode também auxiliar muitos cuidadores e familiares no cuidado aos seus entes queridos.


Segundo o professor Lucas Pelegrini de Carvalho, “Já temos uma experiência no trabalho com grupos de idosos no que se refere a estimulação cognitiva, e nesse sentido procuramos adequar as atividades que já trabalhávamos nesses grupos de maneira a colocá-las no livro para que o idoso pudesse trabalhar, e lá a gente propõe atividades não apenas para a memória, mas também para vários outros domínios cognitivos como atenção, funções executivas, a linguagem, cognição social, domínio percepto motor, por meio de funções como criatividade, lógica, pensamento crítico e afins. A gente procurou abranger várias áreas para estimular varias áreas cognitivas”.

Envelhecimento como conquista

Logo na apresentação, o coordenador do e-book “Temas sobre Envelhecimento: atividades cognitivas para os idosos”, Lucas Pelegrini de Carvalho, assinala que o crescente número de idosos na sociedade é, sem dúvida, uma conquista.

No entanto, escreve ele, “muito frequentemente, os protagonistas deste evento magnífico possuem algumas limitações no acesso a informações e temas pertinentes ao envelhecimento. Pensando nisso, propusemos a criação deste livro para fornecer aos idosos informações acerca do processo de envelhecimento e de temas que se relacionam a este processo”, como direitos dos idosos, qualidade de vida, doenças crônicas e muitos outros.

Por isso acredita que a “educação para o envelhecimento é uma ferramenta que, além de esclarecedora, fornece as condições necessárias para que aconteça o reempoderamento da pessoa idosa”.

Além dos temas, o e-book apresenta uma série de atividades que estimulam a cognição por meio do tema proposto a cada um dos capítulos da obra.

Serviço
E-book: Temas sobre Envelhecimento: atividades cognitivas para os idosos
Organizadores: Lucas Pelegrini Nogueira de Carvalho, Areta Dames Cachapuz Novaes, Karina Gramani-Say, Fabiana de Souza Orlandi, Francine Golghetto Casemiro, Ariene Angelini dos Santos-Orlandi
Cidade: São Carlos (S)
Editora: Rima Editora
Ano: 2020
Páginas: 225
Acesso: encurtador.com.br/tACT1

Foto destaque de Cecília Bastos/USP Imagens


Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3438 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento