Voz do leitor

Voz do leitor

Espaço aberto aos usuários e leitores do Portal para o envio de experiências, críticas, opinião, histórias, perguntas, eventos. A mensagem deve ser concisa e conter nome, e-mail, cidade e Estado. Publicaremos mensagens, contribuições e trechos selecionados, enviados para HYPERLINK. Disponível Aqui 

 

Prótese

Meu nome é Dalva, tenho 79 anos e gostaria de saber se existe algum órgão do governo ou não que fornece prótese (dentadura) gratuitamente ou mais em conta porque é muito caro e não tenho condições. Eu moro em São Paulo-SP, na zona leste.
Dalva Oliveira, de São Paulo/SP – por e-mail

Nota da Equipe Portal

Precisamente, o IPGG, antigo Centro de Referência do Idoso (CRI), é um espaço de uso exclusivo de maiores de 60 anos, que oferece atendimento médico ambulatorial aliados à espaços de convivência. Está localizado na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), nº 34 – São Miguel Paulista. O IPGG visa promover a integração daqueles que chegam à maioridade, e disponibiliza, além de atendimento médico, atividades culturais e educacionais que têm como objetivo reinserir o idoso e fortalecer sua rede de seu convívio social.

Vale a pena ir até lá e se informar no Setor de Odontologia, que tem vários profissionais e até laboratório de prótese para fazê-las. Eles só atendem pessoas da Zona Leste/próximos a eles, por isto sua chance é boa, por morar em Guaianazes. Em Faculdades de Odontologia de sua Região (Univ. de Mogi das Cruzes, Univ. Guarulhos e UNICID (Tatuapé) também se faz Próteses a preços de custo, mas não é de graça, pois são instituições particulares. Há outro Centro de Referência do Idoso, na Zona Norte, de próteses gratuitas, mas também deve atender só pacientes moradores de regiões vizinhas, como é o de São Miguel Paulista. O CRI Norte fica na Rua Cesar Zama, 1, em Santana.

Lar Vicentino

Tenho uma tia que está no Lar Vicentino, litoral São Vicente – SP, e este asilo é particular e tem ajuda da prefeitura mas ultimamente está ficando abandonado, e não sei como proceder…gostaria de ajuda.
Debora, de São Vicente/SP – por e-mail

Nota da Equipe Portal

Cara Débora, você deve acionar os Centros de Representação de idosos em Santos: Conselho Municipal do Idoso de Santos (CMI) – Av. Rei Alberto I, 117, Ponta da Praia, Santos, tel. (0**13) 3238.8010; Núcleo Comunitário de Apoio à 3ª Idade da Baixada Santista – Rua Cira, 17, cj. 82, Santos, tel. (0**13) 3237.5722; Centro de Referência Social de Santos – Rua João Pessoa, 300, Centro, Santos, tels. (0**13) 3223.1805, 3223.3445, 3223.3446, das 8 às 18 horas; e Centro Regional do Idoso da Baixada Santista (CRI) – Tel. (0**13) 3225.5537. Centro de Convivência Vida Nova: Av. Presidente Wilson, 143, Santos. Clube da Melhor Idade de São Vicente: Rua João Ramalho, 429.

ILPIs para moradores de rua

Sou Assistente Social de um Centro de Acolhida na região do Brás (SP) e gostaria de saber se conseguiria através deste site endereços de ILPIS que aceitem pessoas em vulnerabilidade e risco social (morador de rua) idosos que somente tem seu benefício como forma de se manter em uma ILPI.
Fabiana Chimirri, de São Paulo/SP – por e-mail

Nota da Equipe Portal

Em nossa cidade não temos muitas entidades que possam acolher os idosos com risco social. Sugiro que faça contato com a Secretaria de Assistência Social. O telefone é: 3291.9744.

Tenho SS

Tenho SS com presença de opacidades em vidro-fosco esparsas em ambos os pulmões, xerostomia, há muitos anos, e Artrite Reumatóide, tosse seca, nariz seco demais, e língua toda em afta, ou ressecada, se puder me ajudar.
Sonia, de S. José do Rio Preto/SP – por e-mail

Nota da Equipe Portal

Acredito que a sigla que colocou SS seja Síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos contra estruturas próprias. Se tem, conjuntamente, artrite reumatóide, a Síndrome de Sjogren é classificada como secundária. Infelizmente não há cura. O tratamento baseia-se na melhora da qualidade de vida e com uso de suplementações que contornem os ressecamentos e evitem/previnam intercorrências. Alguns casos acentuados poderão exigir medicações específicas, como até imunossupressores. Porém, isso só pode ser avaliado por um médico que a examine e acompanhe. Busque um reumatologista.

Olá!

Meu nome é Tatyanna, estou fazendo um Curso de Cuidador de Idosos, estou amando esta profissão. Esse foi o site completo que achei, pra tudo que eu queria saber, tirar dúvidas. Amei, parabéns pra todos que fazem essa obra.
Tatyanna Apolinário, de Maceió/AL – por e-mail

Ao Idoso, minha deferência

Deferência não só pelo que foi, pelo que constatou, como pelo que é. Deferência pela construção histórica que lhe faz personagem. Deferência pelas vidas que semeou, pelas marcas que deixou, pela cultura absorvida e devolvida para aqueles que com eles conviveram. Deferência pela privilegio que apenas alguns têm de conviver com um idoso. Temos: verdadeiros arquivos vivos precisando ser resgatados e… desprezamos. Temos: relatos vivos de episódios históricos vividos e …desconsideramos. Temos: uma sabedoria de vida querendo ser passada e …desvalorizamos. Constato que o desprezo pela experiência, que o desprezo pela história de cada um, (esquecendo-se de vê-los como fragmento extremamente importante para a construção da cultura), está sendo imprimido nos nossos valores morais. Valoriza-se: a ansiedade que, antes de levar ao stress, desperta um comportamento competitivo, extremamente ágil – aprovado pelo atual modus vivendi; o descartável porque vai rapidamente desocupar o lugar para outra conquista gerando alta rotatividade – aprovado pela política de consumo; o poder do mais forte, daquele que tem mais, daquele que ganha – aprovado pela sociedade capitalista. Isto posto enquanto crença pessoal, trabalho sobre a possibilidade deste indivíduo se colocar novamente na sociedade como forte colaborador. Opto por esta postura tendo em vista enxergá-la como mais saudável no lugar da tentativa inocente de fazer os mais jovens modificarem suas crenças. Primeiro há que se fazer presente; a valorização virá como conseqüência.
Eneida Souza Cintra, de São Paulo/SP – por e-mail

Nota da Redação: Por restrição de espaço, tomamos a liberdade de abreviar cartas mais extensas.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2627 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento