Você já teve curiosidade de saber por que se vive além dos 80 anos?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Essa incógnita chamada longevidade é tema de livro que está sendo lançado pela Portal Edições, o qual relata uma série de coisas que fazem com que a longevidade seja alcançada.


Pois é, essa pergunta mexeu com a curiosidade de um grupo de pesquisadores de Brasília (DF), Campinas (SP) e Passo Fundo (RS). E assim, se pensou em levantar as causas e consequências para quem consegue chegar a uma idade tão longeva como essa, que ultrapassa os limites das expectativas da população brasileira de 72,8 anos para os homens e 79,9 anos para as mulheres (dados IBGE).

Ultrapassa também “o fato notável” que o Salmo bíblico 90:10 proclama: “Pode durar setenta anos nossa vida, fato notável quando talvez cheguem a oitenta”. Então, como vivem os idosos acima dos 80 anos foi o que norteou a pesquisa que resultou na mais recente publicação da editora Portal Edições, a obra “Longevidade: como vivem os idosos acima dos 80 – estudo realizado em Brasília-DF“, organizada pelos pesquisadores Vicente Paulo Alves, Lucy de Oliveira Gomes, Karla Helena Coelho Vilaça e Silva Henrique Salmazo da Silva, Otávio de Toledo Nóbrega e Eduarda Rezende Freitas.

De acordo com Vicente Paulo Alves, da Universidade Católica de Brasília, um dos organizadores da publicação, esta obra visa dar toda a atenção às pessoas acima de 80 anos, afinal, os octogenários precisavam de uma maior atenção e de pesquisas. O que é complementado por Lucy de Oliveira Gomes, outra organizadora: Face ao crescimento progressivo da parcela mais velha da população brasileira, é necessário que a sociedade desenvolva conhecimento detalhado dessa etapa da vida, de suas necessidades e particularidades para a adoção de medidas adequadas de cuidado.

O que faz uma pessoa ser longeva?

Segundo a pesquisa realizada nessas três cidades é o conjunto de uma série de coisas que fazem com que a longevidade seja alcançada, entre elas, para a lista não ser cansativa: condições hereditárias, físicas, psicológicas, sociais, espiritualidade, alimentação balanceada, atividade física, frequência no acompanhamento médico, medicação etc., etc. E veja que as três regiões pesquisaram em três lugares (contextos) diferentes: Brasília com pessoas que vão às consultas médicas; Campinas com aqueles que estão em casa; e, Passo Fundo, nas instituições de longa permanência.

O livro “Longevidade: como vivem os idosos acima dos 80 – estudo realizado em Brasília-DF” (PROCAD), procurou fazer um relatório não exaustivo, mas completo daquilo que emergiu da pesquisa com os idosos entrevistados. Foram cerca de 227 longevos, com uma idade variável entre 80 e 101 anos em dois anos de pesquisa.

Há muita coisa curiosa e interessante nos resultados encontrados, que vale a pena dedicar à leitura, à compreensão do que está acontecendo atualmente com nossos idosos mais vividos. É tão importante pesquisar esse tema da longevidade, que atualmente os pesquisadores estão já fazendo uma divisão da idade acima dos 60 anos, chamando-os de “idosos jovens”; “idosos adultos” e “idosos longevos” e “idosos superlongevos”. A Itália recentemente definiu que idoso já não seria considerado pessoas acima dos 65 anos, mas acima dos 75 anos.

Esse é um convite para que você leia esse livro, que te dará respostas a uma série de questões que até agora “você tinha vergonha de perguntar” e ninguém podia lhe responder! Ative sua curiosidade e seu espírito aventureiro e pesquisador e venha conosco encontrar os enigmas dos segredos da longevidade!


Na medida em que os anos passam e o envelhecimento passa a ser uma realidade, alguns direitos precisam ser conhecidos e compreendidos. Por essa razão, no curso Direitos no Envelhecimento, abordaremos temáticas relacionadas aos direitos garantidos a todo aquele que envelhece e que tem, a seu favor, um grande número de garantias, as quais precisam ser conhecidas, perseguidas e, em alguns casos, repensadas.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3450 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento