Viver muito – Outras ideias sobre envelhecer bem no século XXI

Tempo de Leitura: < 1 minutos

O que a bengala, a Suzana Vieira e o aquecimento Global têm a ver com o seu futuro?

O culto à juventude, a indústria da beleza, o Viagra, as famílias menores, o preconceito, a financeirização econômica, a revolução tecnológica, o avanço da medicina e o aquecimento global são alguns dos temas com impacto direto na qualidade de vida do idoso do futuro. Assim, neste livro, Jorge Félix amplia a visão sobre o envelhecimento, constata as consequências desse fenômeno e relaciona os desafios socioeconômicos para o futuro de um Brasil cada vez mais maduro.

Jornalista de formação e mestre em Economia pela PUC-SP, Jorge Félix trabalhou sempre próximo a pautas de economia. Seu livro – fruto de sua dissertação de mestrado – mostra o quanto o envelhecimento está relacionado a esta questão econômica, mas ele consegue ir mais fundo, valendo-se de uma linguagem clara, bem-humorada e acessível a todos os públicos. Sem nunca perder a profundidade e a seriedade que o tema exige.

O livro, de acordo com a sinopse da editora, começa questionando a imagem utilizada pela propaganda para retratar a velhice: “Céu azul, uma praia, uma senhora de maiô com um belo chapéu sentada ao sol e um homem elegante, ainda esbelto, apesar dos cabelos brancos, oferecendo a ela uma água de coco. Nenhum sinal de doença, debilidade ou qualquer motivo de privação de felicidade. Nesse imaginário, convencionou- se – ou decretou-se – que a velhice será feliz e ponto”.

Como alcançar este cenário é o ponto de partida da discussão, que leva em conta a interdisciplinaridade para tratar do assunto e aponta que não existe uma velhice, mas diversas, ainda mais num país como o Brasil.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3827 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento