Vivaldi, novo navegador de internet para idosos?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Um fabricante de software, Jon von Tetzchner, lançou um novo navegador de internet para usuários com “dificuldades de deixar todas as guias abertas em uma só tela”, oferecendo uma interface mais “amigável” para um grande número de pessoas com mais de 60 anos. Mas ao experimentar percebi que o Vivaldi é bastante semelhante ao Opera. Na realidade é um navegador para usuários avançados e mais exigentes.

Gisnelli Bataglia Mincache(*)

 

vivaldi-novo-navegador-de-internet-para-idososA manchete “Empresa norueguesa lança navegador de internet para idosos” do jornal da Folha de S.Paulo do dia 27 de fevereiro (2015) me chamou a atenção e resolvi seguir adiante na leitura. Do que se tratava afinal a notícia? Simplesmente que um fabricante de software (Jon von Tetzchner), havia lançado um novo navegador de internet para usuários com “dificuldades de deixar todas as guias abertas em uma só tela”. Em outras palavras, oferecia uma interface mais “amigável” para um grande número de pessoas com mais de 60 anos.

O novo navegador, previsto em breve também para celular e tablet, foi batizado de Vivaldi. Como trabalho com pessoas acima de 60 anos, justamente com questões de tecnologia, resolvi experimentar o “Vivaldi para idosos”. Procurei um site que disponibilizasse para download e instalei em meu computador.

Comecei a navegar, e enquanto isso, é claro que em paralelo abri também o Chrome, o Internet Explorer e o Opera (outro navegador, onde Jon von Tetzchner foi presidente-executivo). Comecei a observar, Opera, Vivaldi, hummm. Tudo a ver.

Bem, iniciei meu processo de navegação por estes quatro “barcos”, entrei mar adentro, quer dizer, “Internet a dentro” e lá fui eu.

No Vivaldi, abri alguns sites de notícias, busca, jogos, educação, entre outros, repeti os mesmos sites em todos os navegadores e qual foi minha surpresa!? Nenhuma, o Vivaldi é bastante semelhante ao Opera.

Então, pesquisei mais sobre o Vivaldi e, na verdade, verifiquei que é um navegador para usuários avançados e mais exigentes, mas a notícia dada pelo jornal Folha de S.Paulo não dizia nada disso, pelo contrário, dava a entender que entre os diversos navegadores existentes hoje, como o Chrome (Google), Internet Explorer (Microsoft), Safari (Apple), Mozilla (Firefox) e o Opera, o Vivaldi seria mais apropriado para pessoas idosas.

Também verifiquei em alguns sites sobre avaliação de novos softwares e a maioria diz tratar-se de um navegador avançado muito parecido com o Opera.

vivaldi-novo-navegador-de-internet-para-idososQual é a minha avaliação?

Primeiro, é muito parecido com o Opera realmente, confirmando o que outras pessoas já tinham dito. Segundo, achei mais lento que o Chrome para carregar nova janela. Terceiro, as abas das janelas abertas são menores que do Opera. E, quarto, para pessoas idosas INICIANTES o Opera é melhor e mais fácil para navegação.

Enfim, não vi no Vivaldi vantagem alguma para as pessoas idosas. Pelo contrário, o Opera é menos poluído, mais amigável…, mas confesso que não acho necessário navegador específico para idosos, o que cada qual tem que fazer é navegar e escolher o seu melhor “barquinho” para tal.

Referências

FOLHA de S.PAULO (Tec). Empresa norueguesa lança navegador de internet para idosos. Disponível Aqui. Acesso em 28/02/2015.

ABNER. Vivaldi é um novo navegador projetado para usuários avançados. Disponível Aqui. Acesso em 28/02/2015.

(*)Gisnelli Bataglia Mincache é mestre em Gerontologia pela PUC-SP e colaboradora do Portal do Envelhecimento/editoria Tecnologias. E-mail: [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3828 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento