Vídeos sobre perda de memória, saúde do cérebro e demência

Pequenos vídeos sobre a demência foram traduzidos por nós do Portal do Envelhecimento e estarão disponíveis para nossos leitores.

   

Com o objetivo de colaborar com conteúdos a respeito dos temas que mais estarão nas mídias sociais durante o mês de setembro por causa das diversas campanhas sobre conscientização em relação à Doença de Alzheimer, encontramos alguns vídeos, curtos, de animação, que consideramos muito didáticos e divertidos para serem trabalhados com diversos grupos. Pedimos autorização a FreeDem Films e os traduzimos (vimeo e youtube), a fim de facilitar a maior compreensão por parte de nossos leitores. O pessoal da FreeDem Films inseriu nossa língua, portuguesa, em todos os vídeos. Lembramos que no youtube em alguns deles se deve configurar a legenda para o português (Brasil).

São pequenos vídeos realizados pela FreeDem Films que tratam de temas como perda de memória, saúde do cérebro e demência com muita simplicidade e de forma extremamente didática e divertida para que entendamos como nossa memória funciona e, assim, perder alguns dos medos e talvez até praticar alguns dos conselhos sugeridos nos vídeos para melhorar nossa qualidade de vida. A FreeDem Films foi desenvolvida com o apoio financeiro da GENIO por Sabina Brennan do Trinity College, Dublin e Trinity Brain Health.

Durante o mês estaremos colocando a cada dia um no ar, mas todos eles seguem nesta matéria. Façam bom uso!

Os filmes: ver e compartilhar
1) Sua memória pode se esvair completamente?

Você sabe por que você esquece tão facilmente de algumas coisas, mas não de outras? Ou por que às vezes você não se lembra dos detalhes, mas lembra do que você sentiu em um dado momento? São essas e outras perguntas que um pequeno vídeo de pouco mais de dois minutos tenta responder.

Esse vídeo didático compara nossa rede de memória a uma orquestra para nos ajudar a entender um pouco mais desse tema tão confuso e para tantos tão amedrontador que é a perda de memória.

Tradução do texto do site: Aprenda sobre diferentes tipos de memória e sinta-se bem ao saber que é simplesmente impossível perder completamente sua memória.

player.vimeo.com/video/77213313
https://youtu.be/47ert2P1IDY

2) Como a sua memória funciona?

Um pequeno vídeo de pouco mais de dois minutos mostra que não precisamos dominar termos científicos para saber como nossa memória funciona. Na verdade, todos deveríamos entender o processo de criação de memória para entender como fortalecê-lo e como manter uma memória saudável.

Tradução do texto do site: Descubra como as memórias são feitas e o que você pode fazer para ajudar sua memória.

https://youtu.be/4V57saJT698
player.vimeo.com/video/76537796

3) Eu tenho esquecido algumas coisas, isso significa que estou com demência?

Às vezes esquecer de certas coisas pode parecer o fim do mundo, mas esse vídeo nos lembra que muitas coisas podem afetar a sua memória. Um médico poderá te indicar exatamente qual a causa dessa perda de memória, por isso é importante marcar uma consulta de qualquer forma. Mas antes, assista ao vídeo!

Tradução do site: É importante saber quando ir ao médico para tratar de problemas de memória, mas é igualmente importante saber que esquecer o nome de alguém não necessariamente significa que você está com demência.

player.vimeo.com/video/77213314
https://youtu.be/MqF6jMdjsg8

4) Por que a atenção é importante?

Muitas vezes a causa de nossos esquecimentos é a falta de atenção, não a falta de memória. Esse pequeno vídeo mostra como essa confusão acaba levando ao medo de ter alguma doença e, ainda, prova que a atenção pode ajudar a fortalecer a memória. Então, que tal aplicar alguns métodos sugeridos pelo vídeo para ficar mais atento e melhorar a saúde de seu cérebro?

Tradução do site: Você pode se surpreender ao aprender que alguns dos seus lapsos de memória são, na verdade, falhas de atenção. Focar sua atenção no que você está fazendo pode ajudar a reduzir o número de momentos de mente ausente na sua vida.

player.vimeo.com/video/76537797
https://youtu.be/nna1C-u3jdo

5) Quando devo me preocupar com a minha memória?

Quais tipos de esquecimento exigem preocupação? Pode ser muito complicado responder essa pergunta, mas esse vídeo dá alguns exemplos e ainda sugere uma reflexão que facilitará muito ao pensar na resposta. Além disso, o vídeo ressalta a importância de ir ao médico e a variedade de causas conectadas à problemas de memória, umas reversíveis até.

Tradução do site: Saber quando um problema de memória exige uma visita ao médico pode ser complicado. Esse vídeo pode te ajudar a decidir se valeria a pena conversar com o seu médico.

https://player.vimeo.com/video/77397857

6) Tenho a Doença de Alzheimer – O que posso fazer para me ajudar e melhorar minha vida diária?

Exercício físico ajuda? Mas como ajuda? As respostas estão nesse vídeo que também ressalta a importância de ter pessoas ao redor de si e a importância de contar à amigos e familiares sobre a doença. Mas o que isso pode ter haver com a saúde do seu cérebro? Só assistindo o vídeo para saber.

Tradução do site: Um diagnóstico da doença de Alzheimer pode parecer péssimo, mas há motivos para ser esperançoso e há também coisas a se fazer para melhorar a qualidade da sua vida.

https://player.vimeo.com/video/77399303
https://youtu.be/xX8Y3LM3i3I

7) O que você pode fazer para manter seu cérebro saudável?

Você sabia que o que afeta o seu corpo também pode afetar o seu cérebro? Esse vídeo afirma que um corpo saudável pode significar, também, um cérebro saudável e mostra como exercícios físicos podem trazer diversos benefícios. Mas não se esqueça! Não é somente manter uma vida fisicamente ativa que importa, deve-se, também, se manter socialmente ativo! Além disso, deve-se manter o cérebro ativo, o vídeo dá algumas dicas de como fazer isso.

Tradução do site: Descubra como se manter ativo é importante para a saúde mental.

https://player.vimeo.com/video/76537801
https://youtu.be/0DykEYKlrM0

8) Como podemos incluir pessoas com demência em nossa comunidade?

Pessoas com demência muitas vezes se isolam, mas também são isolados. Amigos ou conhecidos fingem não conhecê-la ou passam a trata-la de forma diferente. E os que de fato não conhecem não são compreensivos. Nada disso ajuda essas pessoas. O vídeo, então, aponta que é hora de conversar sobre a inclusão de pessoas com demência.

Tradução do site: Se você foi diagnosticado com demência você precisa de uma comunidade que seja inclusiva, compreensiva e amigável.

https://player.vimeo.com/video/76537799
https://youtu.be/5f2bTuvzzvU

9) Qual é a diferença entre a Doença de Alzheimer e Demência?

Comparando a Doença de Alzheimer à falta de ar e Demência à asma, esse pequeno vídeo esclarece a diferença entre essas doenças, algo que parece tão difícil de entender se torna extremamente simples!

Tradução do site: Se você já se confundiu com esses termos antes ou achou de forma equivocada que eles significavam a mesma coisa, talvez seja bom assistir esse filme.

https://player.vimeo.com/video/77415640
https://youtu.be/jBT5FW4qM2U

10) Sou um médico de família, há um jeito bom de lidar com uma reclamação de memória?

Esse pequeno vídeo ressalta a importância do ‘Teste de Saúde Cerebral’ indicando 5 passos necessários para diagnosticar o funcionamento da memória de um paciente. Se o número de pessoas com mais de 65 anos está crescendo, o número de reclamações de memória só tendem a aumentar então é bom os médicos estarem preparados!

Tradução do site: Um teste de saúde cerebral de cinco passos para médicos.

https://player.vimeo.com/video/77213311
https://youtu.be/9jSwZ-xXpmk

Dhara Lucena

Dhara Lucena

Dhara Lucena é estudante de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo e do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria, da PUC-SP.

dharalucena escreveu 4 postsVeja todos os posts de dharalucena