Vem aí o Edital Idoso 2022, do Itaú. Aguarde!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Edital Idoso 2022, por meio do Fundo do Idoso, será lançado no dia 20 de julho, data em que as inscrições serão abertas, finalizando no dia 04 de agosto.


O Edital Idoso 2022, do Itaú Viver Mais, visa selecionar projetos que atuem com fomento à geração de renda; educação financeira; tecnologia e inclusão digital; e fortalecimento de redes de proteção e políticas públicas,a serem financiados por meio do repasse de recursos aos Fundos do Idoso. Ou seja, o edital procura estimular a execução de projetos que fortaleçam a rede de proteção dos direitos da pessoa idosa, considerando o público-alvo de maior vulnerabilidade social e vínculos familiares enfraquecidos, bem como o ciclo de políticas públicas orientadas ao envelhecimento populacional. Serão selecionados projetos sociais aprovados em Fundos Municipais, Estaduais ou Nacional do Idoso de qualquer região do Brasil, dentro de algum dos eixos propostos abaixo.

Vale lembrar que pela Lei Federal nº 22.213 de 20 de janeiro de 2010 que instituiu o Fundo Nacional do Idoso, os Fundos dos Direitos do Idoso estão vinculados aos Conselhos de Direitos de seus respectivos entes federativoscom o objetivo de formular e acompanhar, na União, nos estados e nos municípios, a garantia e efetivação de direitos.

No ano passado, ao final do ano tivemos 45 projetos selecionados pelo Edital Idoso 2021, do Itaú, sendo seis certificados por Fundos Estaduais e 39 pelos Fundos Municipais.

Eixos do Edital Idoso 2022 e quem poderá se inscrever

O Edital Idoso 2022 apresenta cinco eixos principais:
1) Empreendedorismo e geração de renda
2) Fortalecimento da Rede de Proteção e Garantia de Direitos da pessoa idosa
3) Educação Financeira
4) Tecnologia e Inclusão digital
5) Pesquisa, estudos e avaliação das políticas públicas

Poderão participar do Edital Idoso 2022, do Itaú, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente regularizadas; Organizações com práticas de atuação que estejam de acordo com a lei, não podendo ter recebido penalidades ou condenação definitiva em temas correlatos ao objeto do apoio; e Organizações que existam há pelo menos 02 anos e que possam comprovar sua regularidade de situação cadastral. Somente os projetos dentro dos eixos citados relacionados – com aprovação e autorização para captação via Fundo do Idoso – poderão ser inscritos.

Além do Edital Idoso 2022, o que vem por aí?

Duas novidades constam do Edital Idoso 2022, do Itaú. Uma serão lives educativas, explicativas e de tira dúvidas que faremos brevemente, a começar agora mesmo em junho. A outra será a oferta de um curso gratuito, online e síncrono, dirigido às OSCs.

1) Live 27 de junho: Conselhos e Fundos

Observamos no Edital do ano passado algumas dificuldades em relação à articulação entre Conselhos e Fundos quanto aos projetos e respectivos editais dos Fundos municipais e estaduais. A fim de entendermos melhor essa relação, faremos no dia 27 de junho, às 19 horas, uma live tratando justamente essa questão: como e quando os Fundos podem abrir seus editais? Qual é o papel dos Conselhos em relação à aprovação dos projetos? Qual é a relação destes com as organizações da sociedade civil com projetos aprovados e certificados?…

2) Curso online, gratuito e ao vivo: Como elaborar projetos sociais

Outro dado interessante que a experiência do Edital Idoso 2021 nos deu, foi ver a imensa dificuldade de muitas organizações da sociedade civil (OSCs) para elaborar projetos sociais. Por isso o Edital Idoso 2022 traz a oferta de um curso gratuito, com carga horária de 15 horas, com esse objetivo, e dirigido às OSCs.

O curso será realizado às terças e quintas, nos dias 30 de junho, 05, 07, 12, 14 e 19 de julho, das 9 horas às 11h30. Tem como objetivos: leitura de editais, organização de documentação exigida, compreensão quanto ao que os editais mostram como caminhos para a elaboração dos projetos, orientação para elaboração de propostas e até como redigir projetos.

Vagas limitadas, inscreva-se agora: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeimZoPpu0-_Mhv4GQxVipeQ_2BS63ZE_o5Q314hYcMjOIDKw/viewform

Serviço
Edital Idoso 2022
Período de Inscrições: 20/07 a 04/08 até às 23h59
Data limite para envio do comprovante de aprovação do projeto pelo Fundo do Idoso (cópia da publicação no D.O. do respectivo município/estado/união) ou carta de autorização para captação de recursos: 09/09 até às 23h59

Acompanhe o Itaú Viver Mais nas redes sociais:
https://www.instagram.com/itauvivermais/
https://www.facebook.com/itauvivermais
https://www.youtube.com/channel/UCELddNDCmMHb_GSSqp3qm3w


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeimZoPpu0-_Mhv4GQxVipeQ_2BS63ZE_o5Q314hYcMjOIDKw/viewform

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3936 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento

WhatsApp
LinkedIn
Share
Instagram