Vem aí a Maratona Digital 2021 da Longevidade Expo+Fórum

Tempo de Leitura: 6 minutos

De 1 a 4 de outubro, o maior evento direcionado ao mercado da longevidade, a Maratona Digital, reúne especialistas do setor para debater a realidade do público 50+, seus anseios e necessidades. Evento 100% digital, com inscrições abertas e gratuitas.


Com o objetivo de provocar o debate e a aproximação entre empresas e consumidores longevos, a Longevidade Expo+Fórum, um dos principais eventos voltados para o público 50+, preparou, em parceria com as entidades parceiras, uma programação exclusiva para a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021, que acontece de 1 a 4 de outubro. Tem início no Dia Internacional do Idoso – celebrado em 1° de outubro. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site do evento. Os temas são os mais diversos: uso e aplicações da tecnologia no dia a dia do longevo, bem-estar, empreendedorismo, economia, saúde, trabalho, arte, moda e comportamento. Ao todo serão 25 horas de conteúdo ao vivo em formato de talkshow, mais de 80 palestrantes e convidados, além de um showroom virtual, em que os participantes poderão conhecer as novidades em serviços e equipamentos que as empresas preparam para os consumidores 50+.

De acordo com o idealizador do evento, Francisco Santos, 73+, “A experiência da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum no ano passado nos confirmou que existe uma demanda importante por conteúdo, produtos e serviços entre as pessoas 50+. Não se pode ignorar que o poder de compra dos 65+ no mundo deve dobrar em 10 anos para US$ 15 trilhões, mas mesmo assim, quatro em cada 10 consumidores com mais de 55 anos sentem falta de produtos e serviços voltados para eles. É um segmento de mercado ávido por atenção”. 

Segundo ele, em 2020 o evento teve mais de 9 mil inscritos e 36 mil acessos no YouTube e “este ano, a Maratona Digital da Longevidade acontece com a mesma magnitude, com uma oferta única de conteúdo, especialistas e personalidades compartilhando informações sobre como aproveitar ao máximo este momento da vida e, ainda, um grupo muito especial de empresas que investem em produtos e soluções para dar mais segurança, autonomia, beleza e divertimento à nossa realidade”. Entre as empresas está o Portal do Envelhecimento com seus produtos, cursos e livros, além de Vera Brandão, coordenadora pedagógica do Espaço Longeviver e editora da Revista Longeviver e Beltrina Côrte, CEO do Portal do Envelhecimento, como palestrantes.

Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura

Na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021 está o painel proposto pela USP 60+, para avaliar as lições positivas advindas com a pandemia. 

Também haverá espaço para o debate, com a curadoria do Labora – empresa de RH Tech, com atuação no tema da Longevidade e na construção de ecossistema de longevidade, a partir do movimento social Lab60+ — sobre trabalho e empreendedorismo, com o debate em torno da inclusão geracional como estratégia de empresas líderes, avaliando como as oportunidades no mercado de trabalho se abrem para o público 50+ e como, e porque, equipes intergeracionais estão se destacando quando olhamos para startups e fintechs e os benefícios que trazem para as equipes de tecnologia. 

Está programado também um painel sobre a Longevidade no Brasil e em São Paulo, em contraste com as chamadas Blue Zones, tendo como convidados representantes da Itália, Israel, Estados Unidos, Japão, Grécia, Costa Rica e Dinamarca.

Outro tema proposto no evento será a tecnologia e o empreendedorismo, com curadoria da Maturi e foco no desafio da adaptação ao trabalho remoto e o lifelong learning, a atualização contínua dentro e fora do mundo corporativo. Maturi é uma plataforma que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividades e ocupação entre si e com empresas.

A AGING 2.0 – organização mundial que apoia inovadores do mercado de tecnologia para a longevidade – aproveita o evento para apresentar os projetos vencedores de tecnologia para 50+. 

E o SESC-SP traz “As avós da Razão”, para uma conversa exclusiva com o público da Maratona Digital da Longevidade.

Trabalho, educação e Arte

A Maratona Digital da Longevidade oferece também um painel sobre a longevidade nos Pampas: o segredo dos gaúchos para viver mais e melhor. Na sequência, a discussão se volta para o tema de Bem-Estar e Moradia, com a curadoria da Unibes Cultural, com o debate sobre cohousing e as várias formas do morar: partilhar, assistida, protegida e a independente, com as dicas da arquiteta Flávia Ranieri para transformar a nossa casa em um lugar seguro, de forma fácil e criativa.

Já o Portal do Envelhecimento, grupo parceiro da Longevidade Expo+Fórum, propõe o debate sobre tempos, medos e esperanças no longeviver. O Portal do Envelhecimento é formado por estudiosos do processo de envelhecimento na perspectiva do ser que envelhece e não unicamente que adoece. Esta filosofia e “atitude” frente ao envelhecimento é o pressuposto para o desenvolvimento da contínua construção de uma “Cultura da Longevidade”. 

Outro assunto a ser discutido será o impacto do cuidado domiciliar na saúde do longevo, um painel conduzido pela MasterCare Brasil, empresa que tem a missão de qualificar o cuidado com o longevo e unir as famílias e os cuidadores. Além dos executivos da MasterCare, a conversa contará com a participação do ator Alexandre Borges.

O trabalho e a educação também têm espaço na programação do evento. A Maturi volta à cena no comando dos painéis Empreendedorismo e novas oportunidades e formas de trabalho no mercado 50+ e cases de inclusão dos 50+ com grandes empresas no Brasil.

E novamente o SESC-SP oferecerá espetáculos exclusivos, com a mostra Sentidos – A Longevidade na Arte e uma aula de dança com o Mestre Caçapava.

Congresso Unimed de Longevidade

Tem destaque na programação o III Congresso Unimed de Longevidade, comandado pelo ator e diretor Odylon Wagner. Para analisar o assunto “Fake News e a Saúde dos Idosos”, foram convidados o doutor em Comunicação e Semiótica, pesquisador nas áreas de envelhecimento, gestão em saúde e impactos sociais da tecnologia da informação, Flávio Morgado, e a chefe de redação do Globo Repórter e pesquisadora de tendências da longevidade, Márcia Monteiro.  

Já o tema “Longevidade sem tabus”, será debatido pela atriz e comunicadora, Bruna Lombardi, e pela psicanalista e escritora, Regina Lins. 

Ainda no Congresso Unimed da Longevidade, Odylon Wagner divide o palco digital com o colunista da Folha e apresentador do Expresso Futuro no Globo Play, Ronaldo Lemos, e com o fundador e CEO da Sambatech, Gustavo Caetano, para debater a inclusão digital. 

Iniciativas do Poder Público

A Maratona Digital da Longevidade terá uma programação especial dedicada às iniciativas do setor público, com curadoria da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo. 

Como explica Francisco Santos: “A população sênior é uma realidade da sociedade brasileira. Hoje, 54 milhões de brasileiros já estão na faixa dos 50 anos e, em 2030, somarão 70 milhões; o equivalente a 18% da futura população. Além disso, quase 30% da população sênior está no estado de São Paulo, principalmente na capital. “Somos indivíduos produtivos, que colaboramos diretamente com a dinâmica econômica. É preciso incentivar o debate e a construção de propósitos e a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum se propõe a ser este espaço de partilha e construção”.

Feira online 

Durante todos os dias de Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum, acontece a feira digital, um espaço online, com acesso descomplicado e rápido, para que as mais de 40 empresas expositoras possam apresentar as soluções em equipamentos e serviços para o público longevo, sendo uma verdadeira vitrine de lançamentos e de experimentação.

Serviço
Evento: Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021.
Quando: 1 a 4 de outubro de 2021.
Onde: Plataforma do evento, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Inscrições: Clique aqui 

Foto destaque de cottonbro/Pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/estimulacao-cognitiva-introducao/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento