Velhice não é sinônimo de doença

Tempo de Leitura: < 1 minutos

Planejar o envelhecimento, especialmente no campo da saúde, ajuda a garantir uma vida com mais bem-estar na longevidade. Em reportagem feita por Leandro Tapajós, na publicação online do jornal amazonense A Crítica, a terapeuta naturopata, especialista em gerontologia e saúde do idoso, Julieta Monteiro, diz que velhice não significa sofrimento, como muita gente pensa.


“O tempo pode chegar de forma diferente para as pessoas. Não podemos impedir, mas retardar os processos”, afirma Julieta.

Segundo ela, o segredo para chegar até a terceira idade com saúde consiste em três coisas básicas: equilíbrio alimentar; atividade física; autoestima.

A reportagem traz como exemplo de saúde a esteticista Maria Itala Aguiar, de 86 anos (foto, ao lado da terapeuta Julieta Monteiro). Elas seguem a receita para manter a saúde na terceira idade. Sua rotina inclui alongamento matinal, alimentação de qualidade e boas noites de sono.

Julieta ressalta que a receita parece simples, mas quase sempre não é cumprida. “Nosso estilo de vida favorece o aparecimento das doenças. É possível sim regularizar o processo em qualquer idade. Não podemos reverter danos já adquiridos, mas evitar futuros com a mudança de hábitos”, afirma a terapeuta.

Fonte: A Crítica, 5/07/11. Foto: Lorenna Serrão. Texto na íntegra Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3793 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento