Vá viver!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Viver a vida com muita disposição é nossa dica para iniciar o ano, que vai desde uma dieta saudável até ouvir música, passando por conversas, cuidado com aparência e com o conhecimento, curtir o verde, usar tecnologia sem medo…

Fernando Montenegro (*)


É evidente que nem todos os idosos são iguais, mas muitas coisas são comuns a vários nesta fase da vida, por isso as dicas abaixo podem ser válidas para boa parte dos idosos. São apenas dicas que podem orientar um melhor viver!

1 – Dieta saudável: ao menos daqui para a frente para garantir/controlar possíveis estados patológicos que decorrem de dietas muito calóricas, consulte finalmente uma nutricionista, ela poderá orientar bem para estes anos à frente com muita saúde!

2 – Exercício Físico: Sempre postergados, agora é a hora de realmente começá-los! Muitas academias possuem programas voltados para a 3a Idade, saia deste marasmo e comece hoje mesmo!

3 – Conversar com todos: é fundamental para “arejar” as ideias: Apesar de sua experiência de vida ser enorme, busque aprender/saber de outras que vivem de forma diferente de você. Isto só vai ajudar a “abrir sua mente” a tudo que o mundo pode oferecer. Interagir “de peito aberto e cabeça aberta” com o mundo é o que de melhor você pode fazer por sua vida. Ainda dá tempo!

4 – Perca o medo do computador/da Internet: Existe muita informação disponível nos dias atuais com imagens e até vídeos. Eu sei, ir à biblioteca também é bom (afinal você anda um pouco!), mas está tudo aí para você descobrir: Se não tem ninguém para te ensinar (tem certeza?), faça um curso de informática, vá nas oficinas de sua prefeitura, fale com os mais jovens. Eles vivem num outro mundo, muito diferente de onde você foi criado, mas ambos os mundos podem conviver muito bem: os programas intergeracionais estão aí para comprovar isto e todos ganham!

5 – Cuide de sua aparência: nada de exagerado ou “tipo perua de novela”, mas dê um trato no visual, sempre pode melhorar um pouco mais! E nada de cheiro de naftalina nas suas roupas: Deixe-as no sol e no vento por um tempo antes de usar. Se o dinheiro está curto, compre roupas diferentes num brechó ou num outlet para valer! Até seu corte de cabelo pode e seria bom mudar! (há quantos anos você usa o mesmo corte?).

6 – E nada de mau-hálito: cuide de seus dentes de sua boca e de sua garganta para não ter a fama de “bafo de tigre louco”, como se diz por aí! Seu dentista pode te ajudar nesta missão: procure ele ou um odontogeriatra! Hoje já tem esta especialidade totalmente voltada para sua idade e existem tantas coisas para você saber sobre sua boca e seus dentes e sua saúde geral incrementada!

7 – Vá ao Cinema, teatro, exposições de arte, lançamentos de livros: faça agora tudo que a obrigação de cuidar dos filhos te impediu de fazer! Cultura é vida e todos os jornais (e sites!) têm muitos informes culturais todos os dias, por que não aproveitar? E os Barzinhos e restaurantes: você viu como existem centenas novos e diferentes por todos os lados? Mas nada de beber demais, que seu fígado e rins não são mais como antigamente!

8 – Frequente parques, viagens em turmas de idosos para lugares interessantes e próximos! Vá ver quantas opções existem hoje! E não é só no exterior que é bom, o Brasil tem muita coisa interessante e que você ainda não viu até hoje! Aproveite! Existem viagens econômicas e dentro de suas posses atualmente!

9 – E fazer uma Faculdade, que muitos trocaram por cuidar da família? Agora é o momento e existem gratuitas e pagas voltadas à terceira Idade: Vá conviver com outras pessoas e “arejar suas ideias!” e faculdades agora (voltadas à 3a Idade) não são com as exigências e provas que você ia ter quando jovem! Vá se informar, é uma programação muito dirigida à sua idade hoje!

10 – E ouvir músicas… sim, músicas dos mais diversos estilos, as que você sempre gostou e agora existem muitas releituras das suas músicas e por que não ouvir muito do que os jovens e de meia idade ouvem (minha avó gostava muito dos Beatles!)? Jornais & Sites na internet contam isto todos os dias!

Em resumo, vá viver! Ainda existe muito para viver e seus dias não podem ficar nesta mesmice! Saia atrás de seus sonhos e recupere muito do que não viu direito durante os últimos 40-50-60 anos!

(*) Fernando Montenegro – Mestre e Doutor pela FOUSP. Coordenador de Odontogeriatria em 5 Sites Científicos. Estas dicas foram inicialmente publicadas no site www. jornaldosite.com.br, que tem muitos informes dirigidos à 3a Idade. O site contém 95 Artigos de Odontogeriatria. Consulte assim que puder! E-mail: fbrunetti@terra.com.br


E começamos o ano com um novo projeto. A proposta é ver curta metragem juntos e depois debatermos o que foi exposto! Neste primeiro encontro assistiremos um curta metragem brasileiro chamado Amigo Secreto. Inscreva-se e participe do Curta Debate. A cada mês um tema. Esperamos por você! https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curta-debate/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3082 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento