USP oferece reabilitação, à distância e gratuita, da fala de idosos com doença de Parkinson

Tempo de Leitura: 2 minutos

A doença de Parkinson é associada a alterações significativas da fala, dentre elas a diminuição do volume da voz é a característica mais impactante na inteligibilidade da fala, o que compromete fortemente as relações familiares e sociais.

Alice Estevo(*)


A reabilitação fonoaudiológica oferece a possibilidade de melhorar a fala, contudo, algumas pessoas enfrentam obstáculos no acesso aos serviços especializados, como longas distâncias, dificuldade de locomoção ou ausência de acompanhante.

Nesse sentido, a reabilitação online se apresenta como solução aos problemas. Este tipo de abordagem ocorre à distância, ou seja, o paciente e a fonoaudióloga estão em locais diferentes, e, conectados por computador com internet e câmera, conversam e se olham em tempo real. Durante esse contato, a reabilitação ocorre exatamente como se ambos estivessem juntos num mesmo lugar.

O Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (SP) oferece a reabilitação gratuita da fala online, assim, as pessoas com doença de Parkinson podem ser tratadas em casa desde que disponham de computador com internet e câmera.

Os interessados precisam enviar e-mail para a fonoaudióloga responsável para obter maiores informações: [email protected]

(*) Alice Estevo Dias – Fonoaudióloga, Especialista em Voz (CEV – Centro de Estudos da Voz), Mestre e Doutora em Ciências (Programa de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP), Pós-Doutoranda pela FMUSP, Pesquisadora do Grupo de Estudos de Distúrbios do Movimento do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3787 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento