USP oferece cursos gratuitos para 60+

Tempo de Leitura: 3 minutos

Não existe novidade nesta chamada, há 26 anos a USP oferece cursos gratuitos para pessoas acima de 60 anos. Conheça os cursos ofertados neste semestre.


Ecléa Bosi, em 1994, comandou um grupo interessado em abrir as portas da USP para um aluno muito especial, o velho aluno. A professora acreditava que este aluno experiente, de mais idade, contribuiria muito na interação com os jovens e com a instituição, aprenderia coisas novas, faria boas amizades, viveria bons momentos em um ambiente iluminado. E tinha razão. O programa Universidade Aberta à Terceira Idade, depois chamado USP Aberta à terceira Idade em 2018 e, agora, em 2020, chamado USP60+, atende aos quatro pilares do envelhecimento ativo: saúde, social, econômico e cultural. Existem várias opções de cursos para quem quer mexer o esqueleto. Tudo o que puder imaginar, do exercício físico ao batuque, da dança circular ao teatro, não faltam atividades corporais, mas, independente delas, qualquer curso dentro desse ambiente é uma lufada que irá arejar sua saúde mental.

O social está presente desde o simples deslocamento de casa para a universidade, a convivência com os jovens nos transportes públicos e nos corredores das faculdades e, o que é a menina dos olhos de muitos cursos, a socialização propriamente dita, a hora do café quando todos se juntam para degustar comidinhas deliciosas e trocar receitas. O econômico está na gratuidade dos cursos, basta se inscrever e participar. E o cultural é o curso em si, os novos aprendizados. O legal é que você monta sua grade de acordo com seus interesses.

Mas não vá com muita sede ao pote. São tantos cursos bons que o aluno iniciante quer fazer todos de uma vez e acaba se cansando. Escolha dois ou três, mas se fizer um já está de bom tamanho. Um bom curso, uma boa turma, um bom maestro ou maestra e seu astral sobe, bate no teto, vale muito. Sua autoestima agradece. A relação de cursos é gigantesca e para ver todos com calma clique no link abaixo e deguste, pense bem, escolha, e aquele que a inscrição é por email, preste bastante atenção na data e horário pois algumas, em questões de segundos, se esgotam. Em alguns cursos a matrícula é presencial, chegue na frente, garanta sua vaga.

Toda a USP está aberta para as pessoas 60+. Todas as unidades. Capital e interior. Na capital, todos os locais oferecem cursos, da USP Butantã à EACH (USP Leste). Tem cursos no Largo de São Francisco, na Maria Antônia, onde quer que a entidade tenha espaço e pessoas para atender, tem curso. Pesquise. E veja, os cursos de graduação, a maioria, abre vagas para alunos 60+. Engenharia, Farmácia, Psicologia, História, Direito, Letras, Jornalismo, todos praticamente.

No início dos anos 90 era assim. Não havia cursos voltados apenas para os 60+. Hoje, devido ao grande número de idosos interessados, a universidade abriu dezenas de cursos apenas para atendê-los. São cursos maravilhosos. Mas não pense que isto vai de encontro às origens, a convivência com os jovens está garantida, especialmente na EACH (USP Leste), com os alunos do curso de gerontologia. Uma moçada interessada em conhecer os velhos, em trocar experiência, aprender na prática com a convivência.

Bom, o que você escolher será com certeza uma experiência incrível. Se for sua primeira vez, escolha dois, é minha sugestão. Existe uma maldição que acompanha os idosos que entram para a USP60+, acabam ficando por lá até o fim da vida. Bora.

Conheça todos os cursos ofertados neste semestre: https://prceu.usp.br/usp60/sao-paulo/

Foto de destaque: Marcos Santos/USP Imagens


Esta oficina visa apresentar os jogos cooperativos como ferramenta de sensibilização e discussão sobre experiências do envelhecer, aplicadas em espaços de convívio. Além de experimentar os jogos, discutiremos possibilidades de uso em diferentes temáticas e objetivos. Inscrições abertas: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-dinamicas/

Mário Lucena

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 56 postsVeja todos os posts de mariolucena