USP Aberta à Terceira Idade disponibiliza 4560 vagas

O programa USP Aberta à Terceira Idade (UATI) oferece disciplinas e atividades complementares gratuitas e até concurso para pessoas acima de 60 anos. Confiram.


No próximo dia 22 de julho a USP abrirá inscrições para as atividades do segundo semestre de 2019 do programa USP Aberta à Terceira Idade (UATI), criado em 1994 pela professora Ecléa Bosi. Em 2019 o programa, que é coordenado pelo médico Egídio Dórea, completa 25 anos de atividades ininterruptas. É uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Em sua 51ª edição, a UATI disponibilizará 4560 vagas, todas gratuitas, espalhadas em seus campi em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode se inscrever, mas tem que ser logo, pois as inscrições são preenchidas rapidamente. 

As vagas serão divididas entre disciplinas chamadas regulares (algumas delas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido), já que são oferecidas nos mais diversos cursos de graduação da USP, além de atividades complementares, como cursos, excursões, palestras, práticas esportivas e didático-culturais.

Entre os 252 cursos disponíveis estão: Comunicação Interna e Cultura Organizacional, Jornalismo Esportivo, Empreendedorismo e Modelos de Negócios, Ações Educativas na Prática de Enfermagem, Hidráulica, Produção Audiovisual em Comunicação Digital, Noções e Desenho Técnico de Instalações Industriais, Princípios de Gestão da Produção e Logística.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Liang Gong [prática corporal chinesa], Ginástica Adaptada, Técnicas Meditativas, Alongamento e Pilates Yoga. Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Dança do Ventre, Oficinas de Memória, Artesanato, Teatro e aulas de viola, violão, piano, guitarra, canto e teoria musical.

De acordo com o coordenador da UATI, Egídio Dórea, o programa se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público, ao mesmo tempo que proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da USP.

Dórea assinala que “neste semestre, além dos cursos oferecidos realizaremos encontros para discutir temas ligados ao envelhecimento. A intenção é expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade. Os encontros serão realizados em parceria com o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP e com a Unibes Cultural. Memória, meditação, preconceito, cuidados paliativos e capital financeiro estão entre as atividades previstas”.

Inscrições

USP Aberta à Terceira Idade: Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  A relação completa de atividades está disponível no site prceu.usp.br/3idade.

Inscrições para disciplinas regulares: De 22 a 26 de julho de 2019 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada. Inscrições para as atividades complementares: Cada unidade define seu calendário de inscrição, por­tanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.

Concurso e exposição O Olhar do 60 +

Além dos cursos e atividades, a UATI abre inscrições para a 1ª edição do concurso e exposição fotográfica: O Olhar do 60 +. Para participar os interessados precisam ter mais de 60 anos e residir em São Paulo. As inscrições gratuitas são realizadas de 19 de julho a 19 de agosto, exclusivamente pela internet pelo site prceu.usp.br/3idade. Os selecionados terão suas obras expostas no Centro Universitário Maria Antonia.

Com tema livre, o participante pode selecionar as seguintes categorias: fotografia de arquitetura, fotografia social, fotografia abstrata, fotografia de meio ambiente / natureza / paisagem, fotografia de família, fotojornalismo, fotografia urbana, fotografia de moda e retrato. Os interessados podem enviar até três imagens digitais e um pequeno texto descritivo para cada uma delas.

Foto: Marcos Santos – Banco Imagens USP.


Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/literatura-resistencia/

Mário Lucena

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 50 postsVeja todos os posts de mariolucena