Uruguai: Primeiro Festival Internacional de Cinema sobre o Envelhecimento

O 1º Festival Internacional de Cinema sobre Envelhecimento é uma proposta universitária de cooperação entre o Centro Interdisciplinar de Envelhecimento (Cien) da Universidade da República (Udelar) e o Cinema Universitário do Uruguai. Inscrições abertas.


O envelhecimento, que faz parte do desenvolvimento humano, foi transformado em um problema pelos discursos construídos socialmente ao ponto de as pessoas se envergonharem dele, negando-o continuamente por estarem mais velhos. Qual o papel do cinema nessa construção social? Será que o envelhecimento é só coisa de velhos?

Pensando nisso, nossos colegas do Centro Interdisciplinar de Envelhecimento (Cien) da Universidade da República (Udelar), em parceria com o Cinema Universitário do Uruguai, estão promovendo o Primeiro Festival Internacional de Cinema sobre o Envelhecimento, a ser realizado de 21 a 23 de maio de 2020 no Uruguai, com o objetivo de se identificar quais narrativas que hoje estão sendo construídas em relação ao envelhecimento.

O Festival tem como objetivo contribuir e prestar atenção a questões relacionadas ao envelhecimento e à velhice, como parte de nosso tempo vital e sócio-histórico. Os organizadores do festival partem de um paradigma que considera que as imagens e representações dos idosos – que incluem representações nas produções audiovisuais – influenciam a maneira como vivemos em relação ao nosso modo de envelhecer, de nos percebermos como pessoas idosas e nos relacionarmos com e como pessoas mais velhas. Nesse sentido, consideram que tornar visível o sujeito, gerando espaços para mostrar e refletir sobre como uma sociedade pode se considerar em relação ao processo de envelhecimento, pode contribuir para a construção coletiva de representações não estigmatizadas.

Chamada aberta, participe você também do festival

A chamada, que já está aberta, é dirigida a todos os públicos e de todos os países, pois é internacional, mas os que não forem no idioma em espanhol terão que ter legendas em espanhol. Podem participar curtas-metragens a partir de 1º de janeiro de 2018. Os curtas-metragens podem pertencer a qualquer uma das seguintes categorias também: ficção, documentário, animação e / ou experimental. A duração máxima de cada trabalho deve ser de 30 (trinta) minutos e produzido com smartphones para câmeras profissionais.

Portanto, todos estão convidados a apresentar curtas-metragens que, através de sua narrativa, linguagem e / ou de seus personagens gerem outros olhares possíveis sobre o envelhecimento, contribuindo para problematizar, entender e / ou retratar aspectos do envelhecimento de pessoas, de populações e / ou relacionamentos entre gerações.

Os curtas podem registrados até o dia 15 de fevereiro de 2020 através de uma das seguintes plataformas: Evennial, Festhome e FilmFreeway

A seleção definitiva dos curtas será anunciada nas redes oficiais do Festival a partir de 15/04/2020, nas seguintes categorias: Melhor Ficção, Melhor Documentário / Jornalismo, Melhor Animação, Melhor Curta-Metragem Experimental e Melhor Curta Metragem do Festival.

Saiba mais
Conheça o edital e participe!
Para mais informações, escreva para: festivaldecineenvejecimiento@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/envejecimientofestival2020
Instagram: https://www.instagram.com/envejecimientofestival/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2625 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento