Unidade Quero Vida é inaugurada em Leme (SP)

A terceira unidade do projeto Quero Vida no Estado de São Paulo foi inaugurada dia 20 de maio no município de Leme, localizado na região de Piracicaba. O Centro-Dia funcionará inicialmente com 20 idosos, com previsão de completar 50 vagas até o fim do ano. A prioridade foi dada aos atendidos no Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS ou indicados pelo Conselho Municipal do Idoso, alguns por apresentar situação de negligência ou até maus tratos.

 

 

Unidade-Quero-VidaA secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme, Josiane Cristina Francisco Pietro, em entrevista à imprensa, disse que toda adequação da unidade, incluindo rampas, barras de apoio e banheiros apropriados foram financiados pela Prefeitura. O aluguel, funcionários e a manutenção do prédio também são de responsabilidade do poder municipal. Já os materiais permanentes, como camas, armários, sofás, poltronas, mesas, TVs, aparelhos de DVD, geladeiras e máquinas de lavar, além de dois veículos, foram financiados pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Seds. O investimento estadual foi no valor de R$ 300 mil, liberados em setembro de 2010.

Em entrevista dada à imprensa, Wagner Ricardo Antunes Filho, prefeito de Leme, comentou que o trabalho da Assistência e Desenvolvimento Social é importante para a cidade. Em cinco anos de governo, comemora a ampliação da rede, com implantação de três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, um CREAS, o aumento do número de beneficiários dos programas de transferência de renda como Ação Jovem e Renda Cidadã, oferta de cursos de capacitação e geração de renda, e várias outras ações.

Homenagem
A Casa Dia de Idosos Quero Vida recebeu o nome de “Dolores Lopes Leme”, a Tia Dora como era conhecida. Em vida, ela fundou a primeira entidade social sem fins lucrativos do município de Leme, deixando um legado de solidariedade que a faz merecer a homenagem. Manoel Lopes Troya, seu irmão, foi convidado para a cerimônia de inauguração e recebeu uma réplica da placa da unidade em nome da família.

Quero Vida – Projeto realizado entre Governo de São Paulo e prefeitura municipal, o Quero Vida está inserido no Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade. O papel da Seds neste projeto é apoiar os municípios paulistas na implantação de um espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidenpendentes, em situação de vulnerabilidade social.

O serviço oferece atendimento humanitário a 50 idosos por unidade, valorizando a pessoa, respeitando suas limitações, oportunizando o convívio social, possibilitando acesso a serviços e direitos, além de melhores condições de vida, evitando assim abrigamentos desnecessários.

Os recursos estaduais são disponibilizados para investimentos com obras (construção, reforma, adaptação ou ampliação infraestrutural) e compra de equipamentos e materiais de natureza permanente. Também permitem a aquisição de veículo para o transporte dos usuários que não possam ir sozinhos à unidade, e cujas famílias também não tenham condições de transportá-los por seus próprios meios. Neste projeto, a contrapartida dos municípios é a manutenção e o custeio dos recursos humanos.

Em 15 de setembro de 2010 foi inaugurada a primeira unidade do Quero Vida, em Itu e em 18 de março de 2011, a segunda, em Barretos. Outros 38 estão previstos para inaugurar até o final do ano. Para isso, o Governo de São Paulo investe R$ 12 milhões.

Fonte: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2406 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento