UMC desenvolve programa de auxílio a idosos carentes

Mogi das Cruzes (SP) – Um programa desenvolvido pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), São Paulo, tem proporcionado mais qualidade de vida aos idosos que moram na comunidade São Sebastião de Taiaçupeba, em Mogi. Uma equipe formada por professores e alunos dos cursos de Nutrição, Farmácia, Educação Física, Enfermagem e Psicologia leva atendimento gratuito às pessoas com 60 anos ou mais.O programa de Assistência à Saúde do Idoso é coordenado pelo professor dos cursos de Farmácia e Radiologia, Guilherme Costa Matsutani.

Maria Regina Almeida (Foto: Adriano Vaccari)


Nos atendimentos, os idosos são orientados quanto à administração de remédios, prática de atividades físicas, de exercícios cognitivos e de memória e dietas terapêuticas, além de serem verificados os níveis de glicemia e pressão arterial, dentre outros.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Pró+Vida, o programa atende 45 idosos do bairro e deve durar oito meses. A meta da UMC é ampliar o número de comunidades assistidas. Além de proporcionar um atendimento humanizado aos idosos, outro objetivo é permitir aos alunos experiência profissional.

Aprovação
O atendimento oferecido pela equipe da UMC tem a aprovação dos idosos. Dona Maria José Oliveira Moraes, de 60 anos, estava pela segunda vez no salão paroquial da Igreja São Sebastião para ser atendida no programa, que funciona toda a primeira segunda-feira do mês. Ela fez teste de diabetes e verificou a pressão e parabenizou a iniciativa: “O atendimento deles é muito bom.”

A dona de casa Margarida Lima Coutinho, de 71 anos, afirma ter gostado do atendimento e das dicas de nutrição que recebeu. Dentre as orientações, estava a importância de incluir verdura em seu cardápio, resistência verificada pelas estudantes de Nutrição durante o seu relato sobre hábitos alimentares.

O aposentado João Bento Pereira, de 67 anos, foi orientado a ter mais cuidado com o remédio para controlar sua pressão alta. Isso porque ele tem o costume de interromper o uso em algumas situações: “Vou prestar mais atenção. Elas também pediram para fazer alguma atividade física.”

Humanização
A aluna do 3º ano do curso de Farmácia Erika Nakamura, uma das integrantes do programa da UMC, revela que o trabalho tem ajudado na sua formação: “É um trabalho humanitário e tenho aprendido muito.”Em razão dos idosos morarem em área rural, Erika se deparou com um grande número de pessoas que utiliza ervas como remédio. Segundo a universitária, dependendo do tipo de erva, o efeito pode complicar doenças pré-existentes. “Estamos orientando os moradores”, conta.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Equipe já pensa em ampliar ação
O professor dos cursos de Farmácia e Radiologia da Universidade de Mogi das Cruzes e coordenador do programa de Assistência à Saúde do Idoso, Guilherme Costa Matsutani, diz que a proposta deste trabalho é oferecer atenção primária aos idosos, além de dar um suporte prático aos universitários que atuam no projeto.

“Tanto alunos quanto os idosos são beneficiados. Para os estudantes, eles têm a oportunidade de aprender a lidar com o ser humano e de se integrarem com as demais áreas envolvidas no programa. Já a pessoa idosa, recebe orientações úteis para a sua saúde e melhoria da qualidade de vida”, avalia.

Após a coleta de informações feita com os idosos da comunidade mogiana, alunos e professores se reúnem semanalmente na UMC para discutir os casos e propor soluções. “Identificamos muitas situações de interação medicamentosa, de pessoas fora do peso e com depressão.

Nestes encontros, cada grupo dos cursos envolvidos expõe suas considerações a respeito dos pacientes que exigem mais atenção. Todos opinam e apresentam seus projetos”, revela o professor.

Segundo o coordenador do programa, se for constatada a necessidade de um auxílio médico, a equipe se encarrega de relatar o problema em uma carta para que o idoso apresente ao seu médico. As ações positivas deste programa poderão resultar na ampliação do atendimento, conforme planeja Matsutani.

Saiba mais…
Nome do programa: “Assistência à Saúde do Idoso”
Quem desenvolve: alunos e professores da UMC por meio de uma parceria com o Instituto Pró+Vida
Áreas oferecidas: Nutrição, Farmácia, Educação Física, Enfermagem e Psicologia
Onde é desenvolvido: no salão paroquial da Igreja de São Sebastião, em São Sebastião de Taiaçupeba, Mogi das Cruzes
Atendimento: toda a primeira segunda-feira do mês, do meio-dia às 15 horas
Idosos atendidos: 45
Como fazer parte: comparecer ao salão paroquial da Igreja de São Sebastião e se inscrever no programaFonte: UMC e Instituto Pró+Vida

Fonte: Mogi News, em 11/06/2011. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4204 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading