Uma Vivência Interdisciplinar na Educação dos Sentidos: Química, sabor e olhar – uma parceria necessária

Tempo de Leitura: 2 minutos

As autoras, a mestra Maria Helena Esteves Conceição, a doutora em Educação, Dirce Encanacion Tavares e a mestra em Gerontologia Ana Maria Ruiz Tomazoni, todas pesquisadoras pertencentes ao GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade), criado e liderado pela professora doutora Ivani Catarina Arantes Fazenda, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) apresentam neste livro uma vivência interdisciplinar, em que dialogam diferentes pesquisas.

Vivencia-interdisciplinarNo livro consta o olhar da Dra. Dirce voltado para a formação e a identidade do idoso; um olhar já apurado após um mestrado na área já concluído, da mestre Ana Maria, que colabora com suas pesquisas na prática com a alimentação, investigando o saber e o sabor e a mestre Maria Helena, com suas aulas de Química, buscando, por meio de um ensino interdisciplinar, aproximar suas aulas da vida do aluno.

A ousadia das pesquisadoras se faz presente ao longo de suas práticas e a parceria, um quesito fundamental da interdisciplinaridade permeia todo o trabalho desenvolvido e apresentado neste livro, o que o leitor poderá perceber no decorrer de sua leitura.

Trata-se de três pesquisadoras que se encontraram num banco da universidade e ali vislumbraram a possibilidade de ampliar suas práticas e aplicar a vivência, da qual resultou um trabalho que fora apresentado em seminário e congressos nacionais e internacionais e agora toma forma de livro, que não se pretende concluído, porém, ponto de partida de outras viabilidades e ousadias.

Esse livro foi fruto de um trabalho de pesquisa que as pesquisadoras realizaram entrevistando pessoas de 4 a 92 anos, cujo objetivo principal era compreender a interdisplinariedade através de investigações de vivências. As pesquisadoras compreender a educação dos sentidos em todas as idades, destacando a importância do olhar, bem como entender a interdisciplinaridade através de pesquisas e vivências, refletindo sobre o sentido da química e a química dos sentidos. Assim, elas contam no livro como fizeram para desvelar o mistério da simplicidade do sabor e saber e compreender o prazer do gosto, por meio dos sentidos.

Lançamento

Vivencia-interdisciplinarO Livro Uma Vivência Interdisciplinar na Educação dos Sentidos, das autoras Ana Maria Ruiz Tomazoni (gerontologia- gastronomia/ pedagogia), Dirce Encarnacion Tavares (gerontologia/ pedagogia) e Maria Helena Esteves da Conceição (química/pedagogia), da Editora Icone, será lançado nos dias 29/08 (na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, das 19h às 21h30) e 01/09 (na Livraria Saraiva do Shopping Metrópole, S. Bernardo do Campo, das 19h às 21h), em São Paulo.

Informações

Maiores informações podem ser obtidas com Ana Maria Ruiz Tomazoni, no Tel. +55 11 4121- 5315 ou e-mail: [email protected] Site: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3805 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento