“Tricota esta Ideia! Uma manta pelos direitos dos Idosos”

Tempo de Leitura: 2 minutos

“Tricota esta ideia” é uma campanha de sensibilização, promovida pelo Projeto “Juntos por Mais”, de âmbito nacional em Portugal que começou em 2014, em Oeiras, e que desde então percorre as regiões do país, onde em cada lugar são acrescidos quadrados de tricô. Tem como objetivo alertar contra os maus tratos aos idosos e chamar a atenção para a Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

 

tricota-esta-ideia-uma-manta-pelos-direitos-dos-idososA Câmara Municipal do Funchal, Ilha da Madeira (Portugal), acabou de aderir à iniciativa “Tricota esta Ideia! – Uma manta pelos direitos dos Idosos”, projeto de âmbito nacional português que tem como objetivo alertar o poder público e a sociedade sobre os maus tratos cometidos contra os idosos e chamar a atenção para a Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa.

Os residentes do Centro Comunitário do Funchal tricotaram 770 quadrados em lã que, unidos, compõem uma manta com 23 metros de comprimento. Esta manta será tecida à manta nacional e apresentada no Dia Internacional do Idoso – 1 de Outubro – em Oeiras, cidade portuguesa que foi palco do lançamento da campanha nacional lançada há um ano, em 2014.

Na ocasião foi mostrada em primeira mão uma manta, elaborada por idosos de 55 instituições nacionais no âmbito da Campanha “Tricota esta ideia! – Uma manta pelos direitos dos idosos”, do Projeto Juntos por Mais, que se constitui como uma chamada de atenção para a necessidade de proteger os Direitos da Pessoa Idosa.

O Projeto Juntos por Mais é uma organização de eventos interinstitucionais que promovem o combate ao isolamento; desenvolvem e dinamizam ações de sensibilização para o envelhecimento; e formação específica e de caráter informal para técnicos.

tricota-esta-ideia-uma-manta-pelos-direitos-dos-idososO lançamento da manta foi protagonizado por idosos das instituições para articulação das intervenções na população idosa. Desde então manta apresentada em Oeiras passou a ser itinerante e a percorrer os vários municípios e entidades aderentes, de todas as regiões de Portugal, e em cada lugar outros quadrados são acrescentados. A manta não para de crescer.

A organização recebe quase todos os dias quadrados vindos de vários pontos do País. Os responsáveis pelo projeto não sabem ao certo quantos idosos já participaram da manta. Contudo, pretendem ir mais além com esta iniciativa e, quem sabe até chamarem o Guinness, como revelou Ana Martins, uma das responsáveis.

Para saber da campanha, clique Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3381 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento