A trajetória de Izabel dos Santos: Trabalho e Formação em Saúde

Em homenagem ao importante trabalho prestado pela professora Izabel dos Santos, o Ministério da Saúde – SGTES, com apoio da OPAS e da FUNDEP, apresenta o documentário Trabalho e Transformação em Saúde: a trajetória de Izabel dos Santos. Com 50 minutos de duração, este trabalho retrata um pouco da história desta brasileira que, por ideologia, paixão e perseverança, escreveu um decisivo capítulo da criação e desenvolvimento das políticas de inclusão dos recursos humanos no setor de Saúde Pública brasileira.

 

 

A-trajetoria-de-Izabel-dos-SantosIzabel dos Santos nasceu em Pirapora MG em 1926. Graduou-se em 1950 pela Escola de Enfermagem Hugo Werneck em Belo Horizonte. Posteriormente, obteve a licenciatura em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e cursou especialização em Enfermagem de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

No ano de 1950 trabalhou no SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) na região Norte de Minas Gerais. Na época organizou uma unidade hospitalar em Pirapora e trabalhou como supervisora regional nos Municípios de São Francisco, São Romão e Januária.

Na década de 1960 fez parte de grupos de discussão sobre políticas públicas. Convidada pela OPAS (Organização Pan-americana da Saúde), integrou o comitê de seleção de livros para o PALTEX — Programa Ampliado de livros de Texto e Materiais de Instrução.

No ano de 1970, Izabel dos Santos integrou o grupo técnico do PPREPS (Projeto de Preparação Estratégica de Pessoal em Saúde) em Brasília, onde residiu até o final de sua vida.

Criou o projeto Larga Escala que lançou as bases para a atual política de pessoal técnico e auxiliar no campo da Saúde Pública brasileira.

Aposentou-se pela OPAS em 1997, mas continuou como consultora especial do Ministério da Saúde na Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS e na Coordenação Nacional de DST/AIDS.

Em 1999 ajudou a planejar e implantar o PROFAE (Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem.

Izabel dos Santos faleceu em 1 de dezembro de 2010, em Brasília, poucos meses após a realização deste documentário.

Assista o Documentário. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2406 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento