Torta nutritiva: memórias de sabores e de cuidado

Tempo de Leitura: 4 minutos

Fortalecer o sistema imunológico em tempos pandêmicos é fundamental, especialmente quando nesse processo estão memórias e sabores.


Hoje queremos abordar duas questões em nossa publicação. A primeira delas é continuarmos lembrando do documento da Organização Mundial de Saúde sobre a Década do Envelhecimento Saudável (2020 – 2030), que coloca as próprias pessoas idosas no centro desse plano.

Será criada a plataforma da Década do Envelhecimento, que fornecerá dados estatísticos para melhores práticas e inovação, o que ajudará a fortalecer, alinhar e potencializar as mais variadas coletas e análises de dados nacionais, regionais e globais, com a mediação de conhecimentos e o fortalecimento de capacidades.

Não haverá um método específico para estatísticas e sim uma perspectiva com olhar amplo (360 graus) para observar e alcançar os diversos objetivos. Eles demandarão colaboração entre redes de pesquisa interdisciplinares de clínicos gerais, profissionais, legisladores, pessoas idosas e pesquisadores. A inovação científica, tecnológica e comercial deve ser integrada, de modo a encontrar ideias que respondam aos desafios práticos e políticos. Partes interessadas poderão incluir empresas multinacionais, órgãos intergovernamentais regionais e globais e instituições acadêmicas de pesquisa para um novo olhar “ao longeviver” com desenvolvimento e inovação.

O que mais me atrai nessa proposta é a pesquisa e estudo do envelhecimento ativo e saudável e a busca da aprendizagem permanente, principalmente com relação a saúde (exercícios físicos), nutrição e alimentação. Enfim, envelhecer com qualidade de vida!

A segunda questão, minha fala de alma, é continuar escrevendo sobre memórias e sabores, lembrando que podemos escrever de nossas memórias de paladares que nos deixaram marcas afetiva e emocional na vida, e que isso nos faz muito bem.

Memória de família

Eu, como educadora alimentar, acredito que o ato de se alimentar, do ponto de vista de experiência e percepção, envolve todos os sentidos (tato, visão, olfato, audição…) para a maioria das pessoas. Sentidos que garantem bons sabores, ao verem ou comerem “certos alimentos”, muitas lembranças, da mãe, da vó ou outra pessoa querida. Lembranças que emocionam… como esta torta de chocolate de hoje que tem uma textura diferenciada, saudável e muito diferenciada, com memória de família. 

O importante é “cozinhar” e preparar em casa com a família, nos permitindo aproximar o alimento e seus múltiplos valores.

Quando cozinhamos estamos ativando nossos sentidos, memórias vivas de saberes passados de geração em geração, visto como um patrimônio, valorizando um conjunto de princípios culturais, sociais, econômicos e pessoais. A consciência do que comemos faz a diferença, inclusive em nossa saúde.

As pessoas que vivem nas cidades devem ter consciência de onde vem a sua comida e dela tirar os melhores benefícios!

A sugestão de hoje é marcante por levar cenouras raladas cruas, a crocância das castanhas ou nozes, o toque ardido intrigante do gengibre fresco ralado, assim como seu valor nutricional que merece ser observado, pois fortalecer o sistema imunológico, principalmente nos dias atuais com pandemia e vírus em mutações, é fundamental. Esses sabores dão um toque especial ao paladar!

Faça, pois é muito simples e você vai gostar!

Torta nutritiva de chocolate

Ingredientes
6 ovos inteiros
2 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de chá de óleo de milho ou azeite de oliva
1 xícara de chá de açúcar
100 g de coco ralado
3 cenouras grandes (ou 4 médias) raladas grossas
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de castanhas ou nozes picadas
1 colher de sopa de fermento em pó
gengibre fresco ralado a gosto

Modo de fazer
Coloque no liquidificador os ovos, a manteiga e o óleo e bata bem. Em uma tigela grande coloque os demais ingredientes e ao final misture com o que bateu no liquidificador

Coloque em uma forma quadrada ou retangular untada e leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 40 minutos.

Cobertura de brigadeiro tradicional
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga ou margarina|4 colheres de sopa de chocolate em pó.
Aqueça a panela em fogo médio. Acrescente a manteiga, logo após coloque todo o leite condensado junto a manteiga e em seguida o chocolate em pó, sempre mexendo. Ao ferver, diminua o fogo e mexa até que dê para ver o fundo ao passar a colher. E coloque em cima da torta doce super nutritiva!


curatela
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-interdicao/

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected] Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

anatomazoni escreveu 16 postsVeja todos os posts de anatomazoni