TIC para envelhecer bem – escute o que as pessoas mais velhas pensam!

Esta publicação apresenta os resultados de um pequeno estudo qualitativo com usuários de soluções de TIC, que teve lugar no quadro do Home Sweet, projeto inicial financiado pela UE.

Age Platform EU

 

tic-para-envelhecer-bem-escute-o-que-as-pessoas-mais-velhas-pensamCoordenada pelo Conselho Consultivo do projeto, que era gerido pela AGE Platform Europa, está escrito a partir da perspectiva das pessoas idosas que utilizam tecnologias em sua vida cotidiana e vislumbram as barreiras e facilitadores para a aceitação de novas tecnologias que são introduzidas para ajudar as pessoas mais velhas a viverem autonomamente, gerenciando melhor sua saúde.

Em vez de discutir os elementos específicos apenas para o projeto, a publicação é elaborada de uma forma que pode ser útil para várias configurações e conjuntos de serviços similares e é dirigida a todas as partes interessadas que estão envolvidas no desenvolvimento e na implantação de tais soluções: pesquisadores, prestadores de serviços, indústria e PME, autoridades públicas, profissionais de saúde e assistência social, cuidadores informais, seguradoras e mutualidades e idosos próprios.

O projeto Home Sweet Home (HSH) reuniu um conjunto de serviços inovadores, visando a melhoria e estendendo a vida independente dos idosos. A solução foi testada em ensaios reais em 4 países: Itália (Latina), Bélgica (Antuérpia), Irlanda (Louth) e Espanha (Badalona) e com base nos resultados dos locais piloto, HSH tentou refinar o plano de negócios, tendo em vista de uma implantação em larga escala.

Especialistas que integram o Conselho Consultivo HSH, observou e teve contato real com as pessoas idosas e os profissionais que experimentam a tecnologia HSH através de visitas a locais-piloto do projeto. Ele também coordenou o estudo qualitativo que complementou os resultados estatísticos do projeto. O trabalho do Conselho Consultivo foi crucial no fornecimento de perspectivas de longo prazo para os resultados do projeto.

TIC para o Envelhecimento Bem – Escute o que as pessoas mais velhas pensam! resume os resultados da análise qualitativa, que enriquecem os dados estatísticos, recolhidos pelo projeto e dá uma melhor visão sobre os fatores pessoais que afetam a apreciação dos dispositivos utilizados pelos usuários.

Ele foi elaborado por Nena Georgantzi, Heidrun Mollenkopd, Marja Pijl e Ophélie Durand.

A publicação está disponível em formato PDF: TIC para Envelhecer Bem-Escute o que as pessoas mais velhas pensam!

Fonte: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2478 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento