Terceiro Ato: webdocumentário sobre sexualidade na terceira idade

Tempo de Leitura: 3 minutos

O webdocumentário sobre sexualidade na terceira idade é um projeto experimental de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo, da Universidade do Estado da Bahia, que explora experiências sexuais e afetivas vividas pelos idosos e traz informações sobre o processo de envelhecimento, assim como as mudanças da sexualidade na velhice.

Claudiane da Silva Santos, Diana Simões Moura e Kívia Maria da Silva Carneiro *

 

terceiro-ato-webdocumentario-sobre-sexualidade-na-terceira-idadeAs nossas experiências influenciam na construção de quem somos, o que fazemos e em quem iremos nos tornar. Discorrer hoje sobre a pessoa idosa, dos que vivem fases a que se convencionou chamar de “terceira idade”, não é tarefa fácil.

Discutir sobre a sexualidade nessa etapa da vida é ainda mais delicado, visto que é um tema cercado de mitos e preconceitos, pautados muitas vezes pelas religiões e rigores de pensamento.

Neste sentido, compreendendo que o tema é pouco abordado nos meios comunicacionais e até mesmo pouco comentado socialmente, resolvemos trazer à tona esse assunto. A partir da percepção da marginalização dessa temática, surgiu o interesse em ouvir dos idosos as suas experiências, vivências e percepções acerca do sexo e afetividade e a relação desses aspectos com as suas identidades/autoimagem nessa fase da vida.

Diante dessa realidade, o presente projeto se propôs a produzir um webdocumentário, reunindo histórias de idosos e idosas da região do sisal. O webdoc é aqui um instrumento utilizado para produzir visibilidade às experiências afetivas vividas pelos idosos e trazer informações sobre o processo de envelhecimento, assim como as mudanças da sexualidade na velhice, uma vez que partimos do pressuposto de que a falta de informações tem cooperado para a sustentação de preconceitos e, por conseguinte, influenciado na capacidade funcional e social dos idosos.

terceiro-ato-webdocumentario-sobre-sexualidade-na-terceira-idadePensando nesse pressuposto e em todas essas concepções da imagem do idoso pautadas na expressão da passagem do tempo em seu corpo, buscamos romper com estas representações e ouvir as pessoas de terceira idade a fim de conhecer e valorizar suas experiências, seus corpos e desejos.

A escuta dos discursos se deu mediante entrevista semiestruturada, na qual foi possível compreender que os idosos reconhecem as modificações ocasionadas em seu corpo devido ao processo de envelhecimento afetando o seu desempenho sexual, mas não impedem de expressá-las.

A proposta é que o webdocumentário venha contribuir de alguma forma para um melhor conhecimento e compreensão do processo de envelhecimento, da vivência e expressão da sexualidade da população idosa e dos fatores que lhes estão agregados. Segundo Nichols (2005, p. 47) é função do documentário conceber “uma determinada visão do mundo, uma visão com a qual talvez nunca tenhamos nos deparado antes, mesmo que os aspectos do mundo nela representados nos sejam familiares”.

terceiro-ato-webdocumentario-sobre-sexualidade-na-terceira-idadePor outro lado, o webdoc traz uma linguagem nova no âmbito da comunicação de massa a partir da Internet. Mais do que uma referência, o webdoc tem uma estrutura que permite aprofundar a narrativa com desdobramentos que implicam em várias possibilidades de leitura sobre um fato específico. Na maioria das vezes, a sociedade vê essa fase da vida como um período de assexualidade e de desapegos em que o idoso deve poupar seu tempo a cumprir exclusivamente o papel de avó e avô, deixando de lado seus desejos e suas vontades.

Confira o webdocumentário: Acesse Aqui

Referências

NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. Trad.: Mônica Saddy Martins. Campinas, SP: Papirus, 2005.

* Claudiane da Silva Santos (Email: dianne.zilis@hotmail.com), Diana Simões Moura (Email: nana.sd@hotmail.com) e Kívia Maria da Silva Carneiro (Email: kiumsc@gmail.com) são as autoras do roteiro e produção, sob a orientação da Profa. Me. Carolina Ruiz de Macêdo.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3381 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento