Terceira Idade, que Importa? Apenas Mulheres Resolvidas em Fotos Sensuais

Tomie Ohtake“Garotas do Calendário”, filme inglês de 2003, ainda é fonte de inspiração para muitos artistas. Não é para menos, quem poderia imaginar (no filme, claro) senhoras inglesas de família tradicional, completamente nuas num calendário da cidade e ainda, para ajudar o hospital local, cujo marido de uma delas morria de leucemia?

 

 

terceira-idade-que-importa-apenas-mulheres-resolvidas-em-fotos-sensuaisMuitos podem pensar: absurdo! É…cada um pense de acordo com seus princípios, mas que a ideia é interessante e extremamente criativa, ninguém pode discordar. Tendo o filme como ponto de partida, o fotógrafo Francisco Evangelista, mais conhecido como Chico Batata, abriu em 06 de março a exposição “Tamoios Porangas” no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado no bairro de aparecida, zona sul, Manaus. Em pleno mês das mulheres, a exposição de Chico Batata abriu a programação nos Centros de Convivência da cidade.

Com modelos fotográficas acima de 60 anos, todas tiveram que mostrar nas fotos um pouco de seus dotes domésticos ou artísticos, com um pequeno detalhe de estarem despidas, fato este muito bem aceito pela aposentada Maria da Penha de Sena de 74 anos, conforme relata matéria publicada sob o título “Exposição traz fotos sensuais de mulheres na terceira idade”.

Conta a reportagem que, na foto, a aposentada aparece com o violão e cantando. Desinibida e até um pouco crítica, disse que adorou a experiência, mas que a foto poderia ter ficado um pouco melhor. Ela brinca com o próprio resultado: “Valeu muito a pena, nunca tinha nem pensando em fazer algo parecido. E o que é bonito é pra se ver. Eu só não gostei porque eu sai de olho fechado, enquanto cantava a música”.

Já Maria da Penha é mãe de 10 filhos, 12 netos e quatro bisnetos e deixou um recado pra todas as mulheres, com o que aprendeu desta experiência: “Eu digo às mulheres que se amem e se entreguem ao próprio corpo, porque ela tem se sentir bem para que o mundo possa vê-la”.

Inicialmente, um pouco receosa com o tipo de convite, a aposentada Ivanís Gomes, 70, teve o incentivo de familiares e amigos. Ela admite: “As fotos foram tiradas com todo o respeito, podem ver que não tem nenhuma foto obscena. Claro, que eu tive um pouco de timidez no começo do ensaio, mas o resultado foi maravilhoso. Estou contente comigo mesma, por ter realizado tudo isso”.

Chico Batata foi convidado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e confessa que foi um desafio a sessão de 27 fotos com as senhoras: “Fiquei surpreso quando me procuraram. Já fiz de tudo, polícia, sociedade, convidado para fazer books, mas este é um trabalho diferente. Aceitei com muito carinho e o resultado foi gratificante”.

O poder das imagens e a beleza dessas mulheres foi a linguagem usada pelo fotógrafo na interpretação do que via: “Tive que buscar algo na fotografia que transmitisse a sensualidade, sem contar a homenagem às mulheres. Elas contaram com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, para que tudo desse certo. E elas mesmas participaram da escolha das fotografias e colaboraram para o resultado”.

E aí, mulheres, preparadas para uma sessão de fotos? Quem sabe a matéria do Jornal Folha de S.Paulo, caderno Mais 50 “Sem Medo de Envelhecer” de 24 de janeiro/2012 as incentive: a reportagem mostra a trajetória de Vera França, 70: há 50 anos, o mesmo ofício, servir de modelo nu para artistas. Ela lembra:

“Quando fiz 50 anos de carreira, no início do ano, alguns colegas fizeram questão de trazer um bolinho para comemorar”.

Referências

D24AM (2012). Exposição traz fotos sensuais de mulheres na terceira idade. Disponível Aqui. Acesso em 08/03/2012.

ARAGÃO, A. (2012). Aos 70 anos, Vera França trabalha como modelo nu há meio século. Disponível Aqui. Acesso em 10/03/2012.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2596 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento