Terceira Idade e Saúde Bucal: pontos de interesse comuns

Recebemos com grande satisfação, e senso de responsabilidade, o convite para organizarmos um número especial sobre Saúde Bucal na Terceira Idade, por parte de Beltrina Côrte e Vera Brandão, nossas queridas “preceptoras” no Portal do Envelhecimento desde 2004, e editoras desta revista.

Fernando Luiz Brunetti Montenegro * Editor convidado

O apoio oferecido à Seção Saúde-Doença/Odontogeriatria do Portal tem sido constante ao longo destes anos, e isto se estendeu a todos que lá colaboram, vendo seus relatos serem divulgados pelo mais completo Site Gerontológico em língua portuguesa.

Foi com grande satisfação que vimos a criação da REVISTA PORTAL De Divulgação, tão nova e já indexada, que possui artigos de nossa área desde o 1o número, fruto do trabalho abnegado e voluntário de diversas pessoas intimamente afeitas à Gerontologia.

Esta Revista coroa e perpetua uma verdadeira cultura sobre a longevidade, buscando espalhar o conhecimento existente nas diversas áreas implicadas no envelhecimento saudável, pelo gigantesco canal que é a Internet, algo irreversível na atualização e informação científica atual.

O Portal sempre dedicou particular atenção à Odontogeriatria, como se pode notar por seu vasto conteúdo, fruto da colaboração de dentistas de todo o Brasil, criando uma comunidade de compartilhamento de conhecimentos única na Odontologia Brasileira, o que mostra a importância da Saúde Bucal dentro do contexto de um envelhecimento saudável, como um espelho fiel do que ocorre na literatura mundial da área.

É verdadeiramente impossível se pedir a um idoso que ingira os melhores nutrientes de uma dieta balanceada à sua idade se ele não possui seus elementos dentários com um eficiente corte e boa trituração dos alimentos saudáveis que deve ingerir, também porque suas próteses dentárias estão “gastas” e sem suporte adequado nos tecidos bucais remanescentes.

Como se esperar que uma pessoa nesta fase da vida deva recuperar sua melhor condição de saúde geral, se a boca como um todo não participa ativamente do processo de preparo do bolo alimentar para adentrar ao seu sistema digestivo?

Como esperar que suplante problemas respiratórios médios e graves se sua boca, não corretamente higienizada, é um foco de reinfecção ativa de seus alvéolos pulmonares?

Como esperar que controle a ingestão de açúcar e de sal (ou seja: diabetes e hipertensão) se não consegue sentir o gosto dos alimentos porque suas papilas gustativas, situadas na porção posterior da língua, estão cheias de restos alimentares já que seu fluxo de saliva diminuiu demais porque ingere muitos medicamentos nesta fase da vida?

Muitos destes importantes tópicos são abordados desde o início da Odontogeriatria no Portal do Envelhecimento e por isto se tornou muito difícil escolher os apenas nove artigos que compõem este número especial, face à enormidade de temas que devíamos abordar.

Optamos por escolher alguns deles e dentre estes devemos destacar os do nosso mais recente colaborador, mas não menos competente, Cleber Kimura, que em Por que idosos desdentados precisam do dentista? busca situar o motivo pelo qual os idosos devam frequentar os consultórios dentários nesta fase da vida, com maior constância do que nos anos anteriores de sua existência, o que se coaduna com muitos dos tópicos citados – da importância da Odontogeriatria no contexto de saúde geral dos que envelhecem – ideias que continuam a ser desenvolvidas na esclarecedora matéria Uma boa saúde geral do idoso passa pela boca! do colega Raul Coutinho, de Blumenau (SC), que realiza um trabalho bastante dignificante com idosos de sua região.

Eriko Taminato, da colônia okinawana de São Paulo, complementa estes pensamentos através de um artigo muito didático A odontogeriatria dentro da realidade brasileira publicado, inicialmente, num jornal de bairro, fazendo com que a sua mensagem chegasse mais próxima de nossos idosos, já que este veículo é fornecido gratuitamente aos leitores, e que espelha um trabalho voluntário belíssimo que realiza na Casa de Velhinhos Ondina Lobo, no bairro do Alto de Boa Vista, em São Paulo, junto com a colega Flavia Benatti.

Em uma entrevista concedida ao jornalista Felipe Simões, para o Conselho Federal de Odontologia, intitulada Situação Atual da Odontologia no Brasil, este editorialista busca analisar a questão universitária da Odontogeriatria no Brasil, e como este é o caminho único para se criar uma maior quantidade de cirurgiões-dentistas voltados ao atendimento dirigido às pessoas acima de 60 anos, segmento da população brasileira que mais cresceu nos últimos anos, como bem reforça o Censo de 2010 do IBGE.

Uma parte das inúmeras implicações psicológicas e sociais de uma condição bucal depauperada nos idosos é abordada no relato clínico A Odontogeriatria contribuindo nos aspectos biopsicossociais do idoso: relato de caso pelo jovem professor da Universidade Católica de Brasília, Alexandre Franco de Miranda que, em parceria com seus colegas, descreve como a intervenção de um dentista pode mudar bem a condição de vida, no quinhão que nos cabe dentro do processo gerontológico dos indivíduos, ressaltando que toda a produção deste grupo vem sendo divulgada no Portal, nos últimos anos.

Dois pontos muito importantes para os idosos: a diminuição do fluxo salivar e suas várias implicações na saúde bucal, e a ardência bucal – sensação bastante desagradável para o bem estar destas pessoas – são abordadas em suas potencialidades clínicas no artigo Ardência bucal e a falta de saliva em idosos pelo colega Cleber Kimura, que cursa Especialização em Gestão da Saúde pela OMS, e é mestrando em Gerontologia na PUC-SP.

O papel que deve ter o Cirurgião-Dentista numa equipe Interdisciplinar de atendimento integral ao idoso é o tema do artigo, muito bem desenvolvido, O cirurgião-dentista como parte integrante de uma equipe multidisciplinar no atendimento aos idosos, de Alexandre Miranda (Brasília – DF) que junto com este editorialista buscam mostrar a importância destas Equipes contarem com o profissional especialista, como já existe nos maiores Hospitais e Escolas de Medicina do País, agregando ainda mais efetividade no atendimento clínico a esta faixa etária.

Em O Atendimento de Pacientes com Doença de Alzheimer na Clínica Odontológica: Desafios e Diretrizes, Mirtes Dias, mestra em Gerontologia da PUC-SP, e Suzana Cariello, docente da mesma Universidade, mostram como, no caso de pacientes com a Doença de Alzheimer, os cirurgiões dentistas podem ajudar na melhora efetiva de sintomas bucais normalmente citados por estes pacientes, e pontuam critérios clínicos deste atendimento, inéditos na descrição conduzida pelas autoras.

Na busca da recuperação bucal funcional dos idosos, o uso de implantes pode ser aplicado, nos casos indicados, com grande melhora de sua condição mastigatória, é o que se busca abordar na entrevista Implantes Dentários para a 3a Idade, conduzida pelo jornalista Luís Russiano, com este editorialista, para a Revista Medicina Social da Abramge, em que muitos pontos clínicos são discutidos sobre esta técnica reabilitadora da atualidade.

Como se pode ver, este primeiro número especial sobre Saúde Bucal na Terceira Idade (quiçá muitos outros poderão ser editados) tem uma gama variada de assuntos pertinentes ao tema sendo debatidos, e esperamos possam ser de interesse e aproveitamento por nossos leitores.

Por fim, pediria aos leitores deste Editorial que também se concentrassem no instigante “Debate” sobre Saúde Bucal e Terceira Idade, realizado pela fisioterapeuta, mestre em Gerontologia e doutoranda em Ciências Sociais Bernadete Oliveira, que aceitou o desafio de “do lado de fora” debater os artigos desta edição. Ela faz ótimas abordagens não só sobre os temas do número, mas com inúmeras reflexões dignas de nota, quando considerado que a autora não é uma cirurgiã-dentista e sim uma profissional dotada de grande conhecimento do processo gerontológico como um todo.

Com certeza, outros pontos de interesse sobre a Odontogeriatria poderão ser encontrados na Seção Saúde-Doença/Odontogeriatria do Portal do Envelhecimento, ou em próximos números desta Revista.

Leia os artigos desta edição especial, na íntegra, dedicada à Odontogeriatria da REVISTA PORTAL De Divulgação:

Editorial: Terceira Idade e Saúde Bucal: pontos de interesse comuns, porFernando Luiz Brunetti Montenegro – Editor convidado

Leia o artigo Aqui

Por que idosos desdentados precisam do dentista?, por Cleber Kimura

Leia o artigo Aqui

Uma boa saúde geral do idoso passa pela boca!, por Raul Fernando Coutinho

Leia o artigo Aqui 

A Odontogeriatria dentro da realidade brasileira, por Eriko N.Taminato

Leia o artigo Aqui

Situação atual da Odontologia no Brasil, entrevista de Felipe Simões a Fernando Luiz Brunetti Montenegro

Leia o artigo Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2454 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento