Terceira Idade

Terceira idade é o termo utilizado para definir as pessoas que adentraram na faixa etária acima de 60 anos. No Brasil a população da terceira idade chega a 15 milhões de pessoas (10% da população) e tende a crescer muito mais nos próximos anos, há países como o Japão a terceira idade já representa 20% da população.

José Luis Amâncio *

 

O que presenciamos hoje é mais do que somente o aumento da expectativa de vida, visto que as pessoas estão:

– Desfrutando de melhores condições físicas, pois estão mais conscientes do próprio corpo e buscam alimentação saudável e boa forma fisica;

– com melhor qualidade de vida: com a maturidade muitas pessoas buscam aproveitar melhor a vida, tornando-se seletivas com o uso do tempo e nas atividades desempenhadas resultando em maior qualidade de vida; e

– realizando os sonhos: geralmente ao chegar a terceira idade muitas pessoas já criaram os filhos e conquistaram um certo grau de segurança financeira.

Ao perceberem que atingiram estas etapas da vida muitos começam a pensar na realização dos sonhos (tais como, abrir um pequeno comércio, fazer um novo curso…).

A chamada terceira idade esta cada vez mais consciente da sua importância (como: consumidores, formadores de opinião, membros de clubes ou associações).

Porém apesar dos avanços da medicina e do crescimento da terceira idade muitas vezes o mercado de trabalho discrimina os profissionais nesta faixa etária.

Porém como há uma tendência de que as pessoas passarão mais tempo na terceira idade e com maior vigor e disposição do que as gerações anteriores, é sempre bom pensar em alguma ocupação, seja ela remunerada ou voluntária, afinal aqueles que tanto aprenderam e contribuíram para o desenvolvimento do país e da população com certeza tem muito ainda para colaborar.

Portanto, é interessante para aqueles que pensam na terceira idade de maneira efetiva, que levem em consideração a busca de um novo desafio ou ocupação e devemos nos lembrar de que há um mercado muito grande para estes consumidores e, com certeza, o mesmo apresenta boas oportunidades de negócio para os empreendedores e de trabalho para os profissionais.

Devemos pensar de maneira positiva e na medida do possível auxiliar os que se encontram na terceira idade, pois um dia também chegaremos até esta faixa de maturidade.

Boa sorte e sucesso.

* Economista, Pós-graduado na FGV, com extensão em “Comércio Eletrônico, Logística e Planejamento Empresarial”, fluente em inglês e espanhol. Articulista e colunista de diversos sites e Administrador do Grupo de Profissionais de Finanças da Revista Você S/A, na Rede.

Fonte: Acesse Aqui