Tecendo o Chamado de Atena e Aracne: mais que um livro, uma ferramenta de trabalho

O livro descreve 30 oficinas detalhadamente. Todas elas foram testadas com os idosos do Centro-Dia Passárgada, em São Paulo. Mesmo aqueles com Alzheimer reagiram bem aos trabalhos.

 

Sônia Fuentes apresenta em Tecendo o Chamado de Atena e Aracne um Caderno de Atividades para se utilizar com idosos. Detalha todo o material necessário, orienta a aplicação e propõe desafios para promover alegria, bem-estar, vitalidade, socialização e melhora significativa na memória e cognição.

Todas as atividades foram testadas com idosos do “Centro-Dia Pasárgada”, em São Paulo. Muitos deles com Alzheimer. Jovens do “Projeto Quixote” atuaram como agentes socioculturais, responsabilizaram-se pela aplicação das oficinas sob a supervisão da autora. Tratou-se, portanto, de uma experiência intergeracional envolvendo dois grupos vulneráveis com ótimos resultados para todos.

Criar e implementar atividades de interesse dos idosos nem sempre são tarefas fáceis. É preciso uma sondagem sobre sua singularidade: interagir muito com o idoso, dar vez e voz às suas queixas e manifestações, buscar interesses em sua vida pregressa, detectar desejos insatisfeitos, hobbies às vezes nunca experimentados. Agir como detetive curioso e desbravador.

As atividades no formato de oficinas propostas no livro são de aplicação geral, não exclusiva aos idosos, mas com adequação a outros segmentos, crianças, jovens ou adultos. Oferece-se, para tal, certo grau de facilidade em seus procedimentos, mas que seriam modificadas conforme o público-alvo, representando sempre novos desafios.”

Reserve já seu exemplar pelo preço especial de lançamento. O Livro tem letra e espaçamento maior, favorecendo a leitura. É a nova marca da Portal Edições, livros fáceis de ler e com conteúdo inovador e relevante.

Sobre a autora

Sônia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes tem Pós Doutorado em Gerontologia Social pela PUC São Paulo, Doutorado em Psicologia Clínica (PUC São Paulo), Mestre em Gerontologia (PUC São Paulo), Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Unifesp, Psicossomática pela ABMP, Cinesiologia pelo Sedes Sapientiae. Trabalha como psicóloga em consultório particular, e ministra cursos de Memória e Criatividade no IDEAC em São Paulo.

Serviço

Livro: Tecendo o chamado de Atena e Aracne: atividades em oficinas desenhadas para o segmento idoso

Formato: 23cm x 23cm

Tamanho: 248p

Papel: pólen (mais adequado à leitura)

Valor promocional: R$ 49,90

Veja mais promoções na Loja do Portal

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2313 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento