Talentos da maturidade

A 14 edição do concurso Talentos da Maturidade tem como objetivo valorizar e incentivar a produção e memória cultural de homens e mulheres com mais de 60 anos e as inscrições, prorrogadas, estarão abertas até o dia 29 de Setembro.

 

 

talentos-da-maturidadeO projeto Talentos da Maturidade, realizado pelo Santander Cultural e o Ministério da Cultura, é um concurso que completa 14 edições em 2013. Neste ano ele apresenta uma grande novidade: agora está no formato bienal, além de etapas e premiações regionais.

Além das categorias já existentes em edições anteriores – artes plásticas, literatura, música vocal e fotografia -, a partir deste ano os participantes poderão mostrar seu talento também na dança.

Segundo Marcos Madureira, diretor executivo de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander: “É com muita satisfação que chegamos à 14ª edição do Talentos da Maturidade. Realizamos algumas mudanças para deixar o concurso ainda melhor e com mais qualidade. Estamos certos de que as etapas regionais serão muito importantes para os participantes”.

Premiação e inscrição

Ao todo serão distribuídos R$ 170 mil em prêmios. Desde que foi criado, o Talentos da Maturidade já recebeu 120 mil inscrições e premiou mais de 300 trabalhos. Um deles foi o Portal do Envelhecimento, em 2005, quando ainda estava abrigado no Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, da PUC-SP.

Os trabalhos inscritos serão divididos por região: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com os dados informados pelos inscritos. Em 11 de outubro serão conhecidos os 75 finalistas regionais; destes, 25 disputarão o prêmio nacional.

Em todas as etapas os trabalhos escolhidos serão premiados. A cerimônia final será realizada em dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais de cada uma das cinco categorias.

Programas Exemplares

Uma das categorias anteriores do Talentos se tornou um programa social independente. A categoria Programas Exemplares teve início em 2008 e, desde então, apoiou 25 projetos e beneficiou mais 19 mil pessoas. A experiência vivida nestes 5 anos trouxe aprendizados e comprovou a relevância do investimento no fortalecimento das instâncias públicas e privadas que se relacionam com o público idoso.

A categoria Programas Exemplares deixa de existir, dando vida à categoria Programa de Fortalecimento dos Conselhos do Idoso – inspirado pelo programa Amigo de Valor do Santander – atuando com base no Estatuto do Idoso e tem como objetivos: Fortalecer os Conselhos e os Fundos Municipais do Direitos do Idoso; Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do idoso; e Disseminar o Estatuto do Idoso, e ainda inspirar outras iniciativas.

Informações

Mais informações sobre a Bienal 2013 – Talentos da Maturidade poderão ser obtidas no telefone 0800-12-0077 ou no site: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2640 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento