Sucos para uma vida longa e saudável

Tempo de Leitura: 5 minutos

O empresário Edson Mazeto se lançou para valer no mercado de sucos em janeiro de 2007. Desde então, é um apaixonado pelo seu negócio, a empresa Juxx, que comercializa os únicos sucos de cranberry – fruta de origem norte-americana, com reconhecido poder terapêutico – vendidos no Brasil.

Maria Lígia Mathias Pagenotto

 

Sucos-para-uma-vida-longa-e-saudavelAos poucos a empresa está diversificando seu portfólio de produtos. Sua parceria com o OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento – está fundamentada no fato de acreditar que uma vida longa precisa ter, antes de tudo, qualidade.

Portal – Conte um pouco como nasceu a Juxx.

Mazeto – A Juxx é sucessora de uma cooperativa norte-americana de sucos, que reunia 900 cooperados produtores de sucos dos EUA e Canadá. Essa cooperativa estava apostando no mercado brasileiro em 2003. Mas, prevendo que faltaria matéria-prima para produzir o suco, a cooperativa decidiu deixar o Brasil. Eu era gerente da empresa no Brasil na época, e resolvi comprar a empresa e os direitos de fabricação da fórmula, para produzir o suco aqui.

Sucos-para-uma-vida-longa-e-saudavelPortal – E por que a matéria-prima viria a faltar?

Mazeto – Houve uma demanda muito grande pelo cranberry. É curioso isso, pois as pesquisas científicas que mostram os efeitos benéficos do cranberry no organismo, mais precisamente nos rins, datam de mais de 30 anos. Só que o reconhecimento médico e científico da fruta é bem mais recente. Foi aí que houve então uma grande procura pelo fruto. Laboratórios farmacêuticos entraram no mercado para comprar a matéria-prima e seu preço inflacionou muito.

 

Sucos-para-uma-vida-longa-e-saudavelPortal – Hoje o suco é feito onde aqui no Brasil?

Mazeto – As fábricas são terceirizadas. Atualmente são três: uma em Guarulhos (SP), outra em Sorocaba (SP) e uma em Araguari (MG). Elas produzem os concentrados, envazam o líquido e a Juxx comercializa.

Portal – Fale um pouco sobre as propriedades terapêuticas do suco de cranberry.

Mazeto – A fruta e seu suco são recomendados para tratar e prevenir infecções urinárias, especificamente. A cranberry possui um composto que ajuda a evitar a aderência de bactérias nas paredes do rim. Ela é um alimento muito tradicional nos EUA e seus efeitos benéficos foram descobertos pelos índios norte-americanos há séculos. Eles usavam uma pasta feita da fruta para conservar a carne. Foi aí que perceberam seu poder antioxidante. Para se ter uma ideia da popularidade da fruta, o peru consumido no Dia de Ação de Graças nos EUA – o mais importante feriado nacional norte-americano – é preparado com cranberry.

Sucos-para-uma-vida-longa-e-saudavelPortal – E o suco aqui é utilizado para tratar as infecções nos rins?

Mazeto – Sim, é muito utilizado para este fim, prescrito inclusive por médicos, especialmente no caso de pessoas que sofrem de infecções recorrentes. Tem gente que precisa tomar o suco diariamente. Fiz muita divulgação em congressos médicos e em sociedades especializadas em nefrologia e urologia (que tratam dos rins) explicando sobre esse poder terapêutico da fruta. Existem muitas pesquisas científicas que comprovam isso.

Portal – A matéria-prima que você utiliza nos sucos da Juxx é fornecida pelos EUA?

Mazeto – Ela provém do Chile, que é reconhecido como um dos mais importantes produtores da fruta.

Portal – É muito difícil plantar cranberry? No Brasil não é possível?

Mazerto – A plantação é exigente, há uma série de questões que devem ser levadas em conta, como clima, temperaturas, chuva, momento da colheita, a polinização. Tudo isso tem de ser muito bem estudado. O frio, por exemplo, não pode ser muito rigoroso, senão ele prejudica o fruto. Por isso o Chile é ainda mais adequado do que os EUA ou Canadá quando se trata de produzir a cranberry.

 

Sucos-para-uma-vida-longa-e-saudavelPortal – Além de proteger os rins, o suco traz mais benefícios para o organismo?

Mazeto – Ele é reconhecidamente antioxidante. Ou seja, ajuda a retardar o envelhecimento do organismo como um todo. Os seus efeitos antioxidantes provem da cor avermelhada. Por isso a luz que a planta recebe durante seu cultivo também é muito importante, deve ser bem dosada. No Chile isso também se dá de uma forma mais adequada, produzindo frutos mais nutritivos.

Portal – Esse poder antioxidante é alto?

Mazeto – Para se ter uma ideia, por grama, a cranberry tem 8 vezes mais antioxidantes do que a uva, cujas propriedades são bastante conhecidas.

Portal – No Brasil os sucos têm bastante procura?

Mazeto – Temos clientes em todo o país e estamos em grandes e pequenas redes de varejo. Também mantenho contato direto com médicos especialistas no aparelho urinário e há a demanda vinda direto dos consultórios. Isso mostra a credibilidade que o produto tem.

Portal – Que outros produtos a Juxx comercializa?

Mazeto – Nossos sucos todos trazem importantes benefícios para o organismo. Acabamos de lançar o de ameixa, com fibras, e estamos estudando lançar o de romã, uma fruta que também tem um reconhecido poder antioxidante e é muito rica em vitamina C.

Sucos-para-uma-vida-longa-e-saudavelPortal – Fale um pouco da parceria com o OLHE.

Mazeto – Acredito muito nesta parceira, pois temos objetivos comuns. Há uma forte sinergia entre a Juxx e o OLHE, pois com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, há um novo mercado se abrindo, para todos os segmentos. Tanto nós como o OLHE sabemos da necessidade de nos prepararmos para este futuro. E quando falamos neste planejamento estamos falando em medidas que podem nos ajudar a ter qualidade de vida lá na frente. O suco de frutas é uma dessas ações, especialmente quando consumido por prescrição médica. O consumidor brasileiro também está mais exigente e não aceita um produto que não tenha qualidade, só preço baixo. Ele prefere pagar até um pouco mais por algo que venha lhe trazer benefícios. É o caso do nosso suco.

Portal – Como você vê o mercado da longevidade hoje no país?

Mazeto – Como disse, é um campo de trabalho bastante promissor, pois a vida longa exige diversas demandas. E apostar em prevenção é sempre uma boa pedida, pois as pessoas querem viver muito mas querem também ter uma vida com qualidade.

fotos de Alessandra Anselmi

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3762 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento