Sonhos e desejos: experiência em Campos do Jordão

A Equipe do Mais de 50 (Disponível Aqui) mais uma vez nos fez o convite para participar do X Encontro de Internautas, na cidade de Campos do Jordão, nos dias 22, 23 e 24 de maio. Já tínhamos participado do VI Encontro, na cidade de Penedo em março de 2005, e em 2009 no IX Encontro na cidade de Conservatória.

Araci Coriolano, Patrícia Cabral e Rita Amaral

 

Rita Amaral, Araci Coriolano e Patricia Cabral-sonhos e desejosO site Maisde50 foi criado em 1999 com o objetivo de estimular a discussão sobre a maturidade, o tempo e suas implicações biológicas, psíquicas, sociais e culturais.

O Maisde50 promove o intercâmbio e a troca de experiências entre pessoas dessa faixa etária. Ao considerar as necessidades específicas deste público, cria-se uma rede social voltada a fortalecer as trocas afetivas.

Esta rede de amigos Maisde50 é um espaço gratuito, que possibilita a interação entre os leitores e pretende contribuir para a ampliação dos círculos sociais. Além do espaço virtual, promove também, os Encontros Maisde50, que reúnem os internautas em ambiente real.

Tanto as ferramentas virtuais como os encontros presenciais servem para que os leitores expressem como se posicionam diante de temas como aposentadoria, saúde e doença, sexualidade e afetividade, lazer, espiritualidade, novos projetos de vida, amizade e relações familiares, preservação da memória, diferenças de gênero, imposições sociais e culturais, e outros assuntos.

Neste ano 110 pessoas aderiram ao convite e viajaram para Campos de Jordão. De acordo com as informações da organização do Mais de 50, sete estados estavam lá representados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Pessoas que viajaram mais de um dia pela oportunidade do encontro. Segundo a equipe: “Um fim de semana inteiro dedicado ao prazer da descoberta e à celebração da vida”.

A cidade de Campos de Jordão foi fundada em 29 de abril de 1874 e o município tem como principal atividade econômica o turismo, e um dos principais destinos de inverno do Brasil. Está localizado no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil, e possui uma área de 289,5 km². É constantemente visitado por turistas de todo o Brasil e até mesmo do exterior, que vão a localidade para gozar do clima de inverno e a arquitetura germânica.

Foram programadas para este encontro atividades de dança, teatro, passeios pela cidade, palestras e uma oficina de memória.

Em nossa oficina de memória trabalhamos com aproximadamente 60 pessoas. Formamos 6 grupos aleatórios de aproximadamente 10 pessoas cada. A partir do tema sobre sonhos e desejos significativos rememorados individualmente e depois compartilhados entre si, os participantes de cada grupo discutiram e organizaram uma apresentação em forma de esquetes para todo o público presente.

A adesão foi significativa. Algumas pessoas participaram do processo, mas não da esquete, o que foi aceito por todos. Houve bastante flexibilidade dos grupos e também das mediadoras em lidar com a inclusão de participantes que chegavam após o inicio do trabalho.

Esquetes:

Encontrar o amor de sua vida (relacionamento afetivo, busca de um parceiro)

Uma aula de piano (maestrina, que rege uma orquestra – todos cantam)

A viagem para Itália (despedida dos familiares, a passagem, o embarque e a viagem – gondoleiro em Veneza)

Solidariedade e ONG (ajuda aos necessitados, morador de rua, alcoólatra, idoso)

A aeromoça

Viva a vida – superação da doença, uma pessoa com câncer, deprimida, que supera a doença, cada participante levou um cartaz com uma palavra de encorajamento: aceitação, paciência, coragem,solidariedade, alegria, fé, amor.

Houve muita emoção, destacando-se na última esquete a experiência vivenciada por uma das participantes na cura de um câncer, a idéia que envolveu todo o grupo. No final ela relatou sua experiência emocionando a todos.

Os grupos, apesar de formados aleatoriamente, tiveram uma boa sintonia – por exemplo: na esquete “A aeromoça” havia uma ex-aeromoça que ajudou na composição da personagem para a pessoa que representou seu sonho de ser a aeromoça.

O grupo organizador do + de 50 teve participação colaborativa envolvendo-se também nas atividades propostas pelas mediadoras.

Oficina de memoria1-sonhos e desejosSegundo a avaliação pós Oficina,consideramos teratingido nosso objetivo: uma revisita à trajetória, na qual cada participante teve um tempo para elencar alguns sonhos e desejos não realizados, vivenciado por meio da esquete ele pode ser vivenciado. A emoção aflorada é um resultado da concretização deste resgate.

Oficina de memória: Sonhos e desejosOficina de memória: Sonhos e desejos

Oficina de memoria2 Sonhos e desejosDe acordo com as observações do site + de 50: “Nas rodas das brincadeiras, na animação da festa, nas oficinas de memórias, de projetos de vida, de teatro, de dança, nos passeios pela natureza e pelo requinte de Campos do Jordão, havia companhia e calor para todos.”

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2436 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento