Somos acompanhantes…

Nossa função exige muito mais que dar banho, alimentar, empurrar cadeira ou monitorar medicação prescrita. Envolve carinho, interesse, respeito e dedicação. Exige postura profissional: comportamento adequado, busca por conhecimento dentro da área de atuação, discrição, atenção e organização.

 

 

Soma-se também o cuidado com nosso bem estar físico e emocional, pois equilíbrio é nossa principal ferramenta.

Todos devem ter em mente que esse trabalho forma a base para o bom desempenho de tantos outros profissionais envolvidos: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e médicos. É o olhar atento, a observação diária e constante, a convivência próxima e cúmplice, a análise criteriosa de possíveis alterações e, sobretudo a confiança que passamos de um trabalho bem feito que, na maioria das vezes, irá determinar procedimentos a serem seguidos e diagnósticos a serem investigados.

Somos elos importantes dessa corrente que somente se faz forte pela união. Em resumo, esse trabalho em equipe é o que possibilita sucesso no que podemos chamar de objetivo comum: promover dignidade de vida.

Devemos ser parabenizados por estarmos aqui hoje. Essa comemoração é o resultado do nosso empenho em freqüentar as aulas, da nossa vontade de informação e do grande desejo de capacitação. Não vejam esse como o único, mas o primeiro de muitos degraus que podemos galgar. Vencemos uma importante primeira etapa. Inclusive na busca da regularização da nossa profissão.

Queremos agradecer a Direção da SBA pela oportunidade do curso e aos professores envolvidos pelo carisma, pela qualidade do conteúdo transmitido e pela troca de tantas vivências, não apenas somando, esclarecendo e embasando nosso dia a dia como profissionais, mas sobretudo promovendo nosso crescimento pessoal.

Atitudes assim apontam para um horizonte a ser atingido e nos fornecem meios para alcançá-lo, transformando-nos em pessoas aptas a “fazer a diferença”.

Ana Teresa Moreira, em discurso de formatura da turma azul, SBA.

E-mail: anateresam@gmail.com

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2599 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento