Sexualidade e longevidade: a essência da maturidade

Tempo de Leitura: 3 minutos

A sexualidade e o amor não têm idade, estão presentes desde o nascimento até a morte e contribuem para uma maior satisfação com a vida em geral. Afinal, amor, afeto, intimidade e sexo são elementos de valor fundamental na tessitura da vida humana.

Por Fabrício Oliveira (*)


A sexualidade não pode se restringir apenas ao funcionamento fisiológico do corpo, mas precisa ser compreendida em seu aspecto amplo, como uma experiência que dá sentido e significado à existência humana, sendo, portanto, uma função vital que congrega múltiplos fatores – de ordem biológica, psicológica, social e cultural. Desta maneira, a sexualidade na velhice, assim como nas demais faixas etárias, não se refere somente à prática sexual em si, mas à troca de afeto, carinho, companheirismo, cumplicidade, cuidados recíprocos, segurança e conforto.

E é comum as pessoas, em algum momento da vida, buscarem um parceiro ou uma parceira com quem possam compartilhar afetividade. Portanto, o sexo na velhice envolve tanto a parte física como a emocional, possibilita experiências criativas e exige sensibilidade, como em qualquer fase da vida.

Observamos, porém, que o desejo sexual só se encontra em pessoas longevas que atribuíram ao longo da vida um valor positivo à sexualidade. Pessoas que costumeiramente repudiaram tal dimensão da existência utilizam a desculpa de estarem velhas para essas coisas, o que demonstra que a vida sexual se prolonga tanto mais, quanto mais rica e mais feliz tiver sido em tempos anteriores.

Isso porque o envelhecimento, como qualquer outro processo humano, é uma experiência heterogênea – pode ocorrer de modo diferente para pessoas que vivem em contextos distintos. Essa diferenciação depende da influência de circunstâncias histórico-culturais, de fatores intelectuais e de personalidade, dos hábitos e atividades físicas e da incidência de patologias genéticas.

A velhice, tal como a infância, a juventude e a vida adulta, é percebida como um período de transformações, tanto na dimensão biológica como emocional, onde a vivência de cada um se dá de maneira diferenciada. A forma como cada pessoa envelhece está diretamente relacionada às condições subjetivas e socioculturais de sua existência.

Neste sentido, a sexualidade diz respeito, antes de tudo, à forma como a pessoa expressa seu sexo – é como a mulher vivencia e expressa o ser mulher e o homem o ser homem – através de gestos, da postura, da fala, do andar, da voz, das roupas, dos enfeites, dos perfumes.

As fantasias sexuais sob forma de sonhos ou sublimadas em expressões artísticas, são retomadas na relação direta de namoro ou na relação com os familiares, netos, bisnetos e amigos, independentemente da idade ou da limitação física da velhice. Por isso argumentamos que a sexualidade e o amor não possuem idade, estão presentes desde o nascimento até a morte e contribuem para uma maior satisfação com a vida em geral.

As expressões de afeto, carinho, sensação de aconchego, capacidade de amar e o desejo por intimidade não acabam em nenhuma idade, podendo e devendo ser realizados por toda a vida, uma vez que são manifestações essenciais ao bem-estar das pessoas de mais idade, proporcionando-lhes autoestima e realização pessoal. Afinal, amor, afeto, intimidade e sexo são elementos de valor fundamental na tessitura da vida humana.

(*) Fabrício Oliveira – Psicólogo, terapeuta exclusivo de idosos, gerontologista, presidente da Rede Social de Direitos Humanos para um Envelhecimento Ativo e Saudável – RSDHEAS/Brasil, mestre em gerontologia pela Universidad Europea del Atlántico, pesquisador na área do envelhecimento, congressista, palestrante, colaborador da Revista ENVELHECER – Portugal, voluntário no Condomínio Cidade Madura Campos João Pessoa – PB e colaborador em várias redes de comunicação abordando o tema do envelhecimento com destaque para a sexualidade da pessoa idosa. E-mail: [email protected]

Serviço
Livro Sexualidade e Longevidade: A Essência da Maturidade
Autor: Fabrício Oliveira
Ano: 2021
Páginas: 428
Editora: Portal Edições

Fotos de Vlada Karpovich/Pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/sexualidade-e-longevidade-a-essencia-da-maturidade-livro-correios-428p/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3828 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento