Sete histórias de Alzheimer

Tempo de Leitura: 2 minutos

Era tarde de inverno, um sol fraco, escondido atrás das nuvens, prenunciava mais uma noite de ventos frios, cortantes. Dona Arcelina estava sentada em sua poltrona da vovó, com olhar vago e aparentemente parecia tricotar uma peça imaginária, com gestos manuais típicos e repetitivos. A cuidadora observava-a, com um olho na televisão. Esta cena se repetia há vários meses. Dona Arcelina é portadora da doença de Alzheimer. Sua memória, lenta e progressivamente, se deteriora e nem a filha caçula, temporã e moradora da mesma casa, já não lhe era mais familiar. Era apenas a moça boazinha que cuidava dela…

Assim começa o prefácio do livro Sete Histórias de Alzheimer, do cardiologista Márcio Fernando Borges, Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Minas Gerais. Esta cena foi por ele presenciada inúmeras vezes em suas consultas domiciliares, em mais de 14 anos de trabalho. Ainda no prefácio ele relata como sua primeira cliente, dona Olga, o despertou para o universo gerontológico, particularmente das demências.

Segundo ele, “São sete histórias verídicas, existem poucos livros como este no mercado editorial brasileiro. O recurso de contar história é uma ferramenta pedagógica muito importante para a família que possui um portador da doença, pois ainda não sabemos a causa nem a cura. Ela atinge a família toda”.

Através da narração de diversos fatos ocorridos com portadores de Alzheimer e familiares, o médico orienta quem convive com o idoso e ajuda no planejamento familiar, para proporcionar bons cuidados ao portador de Alzheimer. “O melhor remédio para o idoso é uma família orientada e bem estruturada. O livro dá esse norte.” Afirma o médico.

No final do livro o leitor encontrará uma série de dicas para rotinas e para os mais variados problemas de comportamento. Aliás, quem se interessar e quiser se aprofundar na temática dos cuidados sugere-se visitar o site “Cuidar de Idosos” (ver link abaixo), coordenado pelo próprio médico. A Equipe Portal recomenda!

Os exemplares podem ser encontrados na livraria Vozes, mas também é possível adquirir pela internet através do site Disponível Aqui 

Mais informações: (32) 3241-3720

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3826 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento