Senior Services, o sujeito no centro do cuidado

A Senior Services surgiu do desejo de oferecer um serviço, tendo o sujeito como centro do cuidado, buscando assim um cuidado integrado nos aspectos biopsicossociais.

 

A Senior Services é uma empresa que nasceu da observação e escuta da psicóloga Margherita de Cassia Mizan em oferecer um serviço em que o sujeito estivesse no centro do cuidado, buscando assim um cuidado integrado nos aspectos biopsicossociais.

A psicóloga percebeu as dificuldades e desafios que a família e a sociedade enfrentam no cuidado de longa duração a idosos, em especial os que apresentam fragilidade, em seus quase 14 anos de trabalho em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) de referência na cidade de São Paulo.

Em 2012, Margherita de Cassia Mizan, que é Terapeuta Sistêmica de Casal e Família, especialista em Gerontologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e mestre em Gerontologia Social pela PUC- SP, desligou-se da ILPI e empreendeu na Senior Services um trabalho junto ao público idoso, oferecendo serviços especializados de cuidados, em especial aos que apresentam fragilidade e dependência nas Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Diárias Instrumentais (AVDIs). Outros serviços também são oferecidos, entre eles consultoria e treinamento com foco no processo de envelhecimento, com o objetivo de auxiliar a família e a sociedade na tarefa de cuidar de seus idosos, na casa e  também nas instituições (ILPIs e Hospitais). Para conhecer um pouco mais o que a Senior Services faz, o Portal do Envelhecimento entrevistou Margherita de Cassia Mizan, criadora da empresa.

Margherita, conta para nós o que é a Senior Services 

A Senior Services é um serviço de gestão do cuidado aos idosos no domicílio e na instituição de longa permanência que atenda as demandas do dia a dia, tendo como foco o sujeito e não a doença. Trata-se de uma empresa que tem como objetivo oferecer cuidados de longa permanência, personalizado e de excelência aos seus clientes, buscando cuidar dos membros de famílias diante das dificuldades vividas pelas mesmas na tarefa de cuidar de seus entes queridos. O trabalho desenvolvido com a equipe de cuidadores e sobre a gestão da gerontologia e da enfermagem tem como objetivo melhorar, prevenir e proteger estes idosos de quaisquer riscos, promovendo assim sua autonomia e independência para realizarem suas AVDs e AVDIs, proporcionando um envelhecimento ativo e digno. Portanto, a empresa atua com o segmento de idosos frágeis, que apresenta dependência de um outro que garanta sua integridade física e psíquica, em sua maioria os que desejam permanecer em suas casas, mas que para isto necessitam de acompanhamento diário e próximo, através dos cuidadores. Conta com parceiros para o cuidado com profissionais multidisciplinares, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, nutricionistas, psicólogos, médicos, enfermeiros. Também conta com outros parceiros, entre eles cabeleireiros, pedólogos e músicos. A Senior Services atua ainda no treinamento e capacitação de profissionais que trabalhem com o público idoso, seja em Centro-Dias, ILPIs e empresas.

Envelhecer em casa, este é um dos objetivos da empresa?

Sim. O modelo Aging in Place, que é envelhecer no local, ou melhor, envelhecer na sua casa, serve de base para nosso trabalho. Conceito que engloba o gerenciamento da vida do idoso que apresente dependência e necessidade de cuidados de longa duração, mas que deseja permanecer em sua casa. Na Senior Services os cuidados de longa duração devem estar integrados nos aspectos biopsicossociais, cuja valorização do sujeito e sua biografia são os norteadores para o cuidado oferecido, buscando assim atender as diferentes demandas do dia a dia. O objetivo da Senior Services é de que estes cuidados possam garantir a autonomia e independência até o fim da vida dos idosos que assim desejarem, e se possível em sua casa, junto à família e à sociedade.

Então o foco da empresa está no sujeito?

Exatamente, nosso foco é no sujeito e não na doença,  somos uma empresa de promoção de qualidade de vida e bem-estar na velhice, que tem como produto o cuidado das coisas do cotidiano, da vida em si mesma. Isto não quer dizer que negamos as doenças, que podem acompanhar o indivíduo ao longo de seu processo de envelhecimento, mas o que reforçamos junto aos nossos cuidadores e parceiros é que este é um dos aspectos que deve ser levado em consideração quando cuidamos de idosos, mas não o ponto central do cuidado. Uma coisa que nos diferencia de outras empresas que trabalham com cuidados é que só atendemos o público idoso, tendo no quadro de cuidadores e profissionais multidisciplinares, apenas profissionais que tenham experiência e formação nesta área. A Senior Services só trabalha com o público idoso.

Quais serviços vocês oferecem ao público idoso?

São vários, entre eles está 1) a análise da rotina de cuidados para elaboração de plano de cuidados para o idoso; 2) Gestão de Cuidados; 3) Consultoria em serviços especializados a idosos; 3) Monitoramento do cuidado 24 horas; 4) Serviço de cuidador terceirizado; 5) Profissionais para o cuidado: cuidadores, auxiliares e técnicos de enfermagem; 6) Serviço de Aproximação de profissionais para o cuidado como cuidadores, auxiliares e técnicos de enfermagem; 7) Profissionais multidisciplinares; 8) Capacitação e treinamento de profissionais que trabalham com o público idoso.

Como você vê o mercado do envelhecimento hoje no Brasil?

O mercado de serviços para idosos está em expansão no Brasil, sendo a cidade de São Paulo o centro. As outras regiões do país ainda têm muito o que fazer, em muitos locais há pouco investimento na velhice, talvez por falta de informação. Vejo que muito ainda temos que fazer, inicialmente desconstruindo a ideia de uma velhice sem possibilidades, mesmo que acompanhada de dependência e fragilidade. Acredito que empresas que sejam especializadas para atender ao público idoso devem priorizar a capacitação de seus profissionais e parceiros, para que possam oferecer serviços de qualidade e cada vez mais adequados às necessidades e desejos dos sujeitos.

Margherita, fale sobre as dificuldades de empreender nessa área

As dificuldades enfrentadas são a falta de incentivos do governo para pequenas empresas, como a Senior Services e as crises políticas e econômicas vividas nos últimos anos no Brasil. No país não há políticas públicas de cuidados a idosos que seja acessível à grande maioria da população, fazendo com que este tipo de serviço seja possível apenas para uma fatia da população que pode pagar.

E quais são os projetos para o futuro?

A Senior Services tem como proposta a expansão dos serviços na cidade de São Paulo, sem perder a qualidade e excelência no cuidado. Estamos amadurecendo um projeto arrojado, oferecer serviço de cuidados paliativos no domicílio, mas somente para o público idoso, cuja possibilidade de morrer em casa, como era antigamente, seja algo possível, rodeado pela família e amigos. Mas sem romantizar a questão da morte, avaliando caso a caso as possibilidades de oferecer tal serviço, cujo acolhimento não será apenas para o idoso, mas também para a família.  Outro projeto que surgiu a partir da observação das demandas é o curso de psicogerontologia. O processo de envelhecimento vem permeado de diferentes variáveis que impactam na subjetividade dos que atravessam este momento da vida, afetando também os que estão a sua volta. Pensando nisto a Senior Services tem um projeto de oferecer ao mercado cursos rápidos de psicogerontologia, onde estaremos preparando profissionais para o trabalho junto aos idosos e à família.

Serviço
Senior Services – www.seniorservices.com.br
facebook M&C SeniorServices / Instagran senior.services
Telefone (11) 2613 1424
E-mail: mcassia@seniorservices.com.br
Rua Cardoso de Almeida 59 conj 14 – Perdizes

 

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2418 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento