Senescentis, assessoria com foco em longevidade

A Senescentis é uma assessoria para pessoa física e jurídica com foco em longevidade e qualidade de vida que atua no Rio Grande do Sul.

 

O sonho de uma assistente social em capacitar pessoas para trabalhar e envelhecer com dignidade, inspirada em seus avós, levou à criação da empresa Senescentis, em Porto Alegre, por Michelle Bertóglio Clos, doutora em Gerontologia Biomédica. Legalmente a empresa foi constituída como microempresa individual, mas há o envolvimento de outros profissionais como assessores parceiros nas áreas de terapia ocupacional, pedagogia e fisioterapia.

Para conhecermos um pouco mais sobre a empresa, o Portal do Envelhecimento fez uma entrevista com sua mentora, Michelle Bertóglio Clos. Para ela, o mercado do envelhecimento está em crescimento e com muitos desafios, mas é “preciso estar atenta, porque envelhecer não é um processo igual para todos, então existem muitos recursos a serem inventados para melhorar a qualidade de vida na medida em que os anos avançam. Não podemos nos acomodar”.

Portal do envelhcimento – Quando surgiu a Senescentis?
Michelle Bertóglio Clos – A Senescentis foi oficializada em 2016, mas o desejo para criá-la vem desde 2006. No plano de negócios inicial a empresa tentou oferecer seleção de cuidadores e orientação gerontológica, contudo a seleção de RH não era minha expertise e poucas pessoas compreendiam o significado de orientação gerontológica. Após algumas tentativas, contratamos uma primeira consultoria, realinhamos o foco e organizamos os serviços e produtos a serem ofertados, pois entendemos que o foco deveria ser aquilo que fazíamos de melhor – soluções criativas para demandas da longevidade. Este alinhamento nos oportunizou focar em longevidade e qualidade de vida e delimitar produtos e serviços mais próximos do nosso objetivo. Mas isto ainda não foi o suficiente para garantir a presença da empresa no mercado, foi então que buscamos o SEBRAE para uma consultoria para mix de produtos, aonde melhoramos nossas estratégias de comunicação com clientes em potencial e com a sociedade, de modo geral.

Em que consiste a Senescentis?
A Senescentis é uma assessoria para pessoa física e pessoa jurídica com foco em longevidade e qualidade de vida que atua, basicamente em três áreas: Promoção da Saúde e Geronto-tecnologias, Residenciais Geriátricos e o Programa CuiDAEm Promoção da saúde trabalhamos com o desenvolvimento de cursos, palestras, Programas de Preparação para Aposentadoria e nossos principais clientes são sindicatos, órgãos públicos e empresas privadas. Nas gerontotecnologias propomos recursos terapêuticos para pessoas com demência, como a Boneca Terapêutica que lançamos em 2018, uma alternativa não farmacológica para pessoas com algum tipo de demência. Foi um projeto construído a seis mãos que uniu o conhecimento de uma terapeuta ocupacional, a habilidade de uma artesã e a visão de uma gerontóloga. Também iniciamos neste ano o programa Longevidade na WNews, pioneiro em rádio web, com periodicidade semanal e que foca em assuntos relacionados à longevidade e à qualidade de vida. Nossa proposta é levar conhecimento técnico de forma acessível a todos os públicos.

Para os residências geriátricos desenvolvemos propostas de treinamentos e formação continuada com foco em gestores e funcionários destas instituições, pois acreditamos que a qualificação destes serviços passa pelo conhecimento. Por fim, o Programa CuiDA, é uma metodologia ainda em fase de validação, e que prevê a atenção às famílias e pacientes com diagnóstico de Alzheimer em um sistema de grupos concomitantes. Nosso escritório fica em Porto Alegre, mas nossos produtos são enviados para todo país, assim como propostas de treinamento in company.

Qual é o conceito de envelhecimento que fundamenta a Senescentis?
Para Senescentis o envelhecimento é um processo que deve ser vivido com propósito. Acreditamos que a vida para valer a pena deve ter um sentido e é nisto que apostamos. Ao construirmos propostas educativas, treinamentos, palestras, grupos de estudos ou produtos, nosso maior objetivo é contribuir para que as pessoas se conectem com o sentido da própria vida ou do trabalho que realizam.

Em que a Senescentis se diferencia de outras empresas semelhantes existentes no mercado, especialmente na região onde atua?
É uma empresa que trabalha a partir das necessidades específicas de cada cliente. Analisamos as expectativas, necessidades e desenvolvemos soluções seja através de cursos, assessorias, atenção socio-familiar, para que, tanto empresas e profissionais quanto familiares e idosos tenham acesso a conteúdos significativos. Em outras palavras, personalizamos a atenção, oferecemos criatividade e outros modos de enxergar um mesmo problema. No Rio Grande do Sul o número de idosos é crescente e já temos um conjuntos de prestadores de serviços que exigem treinamento especializado.

Qual foi a maior dificuldade encontrada? E hoje?
Uma das grandes dificuldades é agregar competências de gestão de negócios, pois minha formação de base é Serviço Social. Empreender no Brasil é um desafio que pode ser potencializado através de parcerias e investimento.

Quais são os projetos para o futuro?
Mais do que expandir a Senescentis, nosso projeto é construir um caminho de possibilidades com empresas, profissionais e idosos. Isso significa que já estamos trabalhando para ampliar a linha de bonecas terapêuticas e buscando incentivo para incubação do Programa CuidDA, como metodologia a ser replicada em qualquer lugar do país.

Serviço

A Senescentis atua em Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 99504-6005
Email: contato@senescentis.com.br
Facebook/senescentis

Saiba mais em: https://www.senescentis.com.br/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2418 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento