Seminário reflete sobre formação de cuidadores e políticas públicas

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, aconteceu na Faculdade de Saúde Publica de São Paulo, o Segundo Seminário de Envelhecimento e Saúde Publica: Repensando e reconstruindo as novas interfaces do cuidado, uma realização da NAPSABE e do OLHE- Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, com apoio da DANONE.

Rita Duarte do Amaral *

 

seminario-reflete-sobre-formacao-de-cuidadores-e-politicas-publicasCom um público de aproximadamente 250 profissionais de diversas áreas da gerontologia e geriatria foram discutidos temas de importância sobre o cuidar.

Abrindo o evento, a doutora Helena Hirata, socióloga e uma das organizadoras da coletânea que reúne textos de autores brasileiros e estrangeiros, Cuidado e Cuidadoras, as várias faces do trabalho do Care, apresentou resultado de sua pesquisa sobre Cuidado e Cuidadoras no Japão, França e Brasil. O livro já foi divulgado pelo Portal, no link Publicações.

seminario-reflete-sobre-formacao-de-cuidadores-e-politicas-publicasAssim como no livro, Hirata chamou a atenção para o cuidado, solicitude, atenção ao outro. Isto é, cuidar do outro, preocupar-se, estar atento às suas necessidades, todos esses diferentes significados, relacionados tanto à atitude quanto à ação, estão presentes na definição do care.

Hirata assinalou que o trabalho de cuidado (care work) é uma atividade profissional em plena expansão na economia de serviços em escala internacional. Ela lembrou que tradicionalmente, às mulheres tem sido confiado o encargo do cuidado domiciliar das pessoas idosas, das crianças, dos deficientes e dos doentes. No Brasil, como em outros países, o cuidado aos idosos é realizado pelas empregadas domésticas e diaristas que, além do trabalho doméstico, têm como responsabilidade adicional o cuidados dos idosos e das crianças.

A socióloga alertou para os desafios societais com vistas à profissionalização relativamente recente dessa modalidade de trabalho, com suas características e especificidades, e o lugar das políticas públicas.

seminario-reflete-sobre-formacao-de-cuidadores-e-politicas-publicasTemas como O direito ao cuidado (Marilia Louvison e Karla Giacomin), Resiliência Familiar e Cuidado (Anita Neri), Gestão do Cuidado (Laura Feuerwerker), Humanização no cuidado (Ligia Py) foram intensamente apresentados e discutidos pelos profissionais e público presente. Yeda Duarte e Marilia Berzins, atual presidente do OLHE, apontaram suas preocupações sobre os cursos de formação de cuidadores que cresce na oferta mas sem regulamentação do MEC até o momento.

A iniciativa deste Seminário foi uma contribuição significativa para o cenário atual em vista do aumento da expectativa de vida e da demanda de profissionais capacitados no cuidar.

* Rita Duarte do Amaral é membro associado do OLHE. Email: rita@oficinamemoriaviva.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2546 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento