Saúde cidadão

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecido em nossa Constituição Federal de 1988, não é apenas um serviço de saúde, mas sim um sistema importantíssimo e estratégico para a integração nacional de todo o povo brasileiro, bem como dos cidadãos estrangeiros que escolheram aqui residir.

Inês do Amaral Büschel *

 

saude-cidadaoPor essa razão, é indispensável a difusão do seu funcionamento para todos os cidadãos, sejam eles pessoas idosas, jovens ou adultas de todas as faixas de renda. E, na medida do possível, também às nossas crianças que já se encontrem na fase escolar. O SUS é um sistema de saúde universal, portanto todos tem direito a suas ações e serviços, sem exceções.

Sabendo de sua importância, compreendendo o direito a que fazem jus, certamente, os cidadãos passarão a defender o SUS frente às autoridades constituídas, e exigirão eficiência e bom acolhimento por parte de seus funcionários públicos, controle efetivo dos estoques de medicamentos a serem distribuídos, manutenção sistemática das máquinas necessárias para os mais diversos exames etc.

O país que oferece aos seus cidadãos um ótimo serviço público e gratuito de atendimento à saúde, só poderá esperar como contrapartida a convivência pacífica de sua sociedade. Sim, porque uma das principais causas de violência urbana é, sem sombra de dúvida, o descaso que sentem muitos cidadãos quando, ao buscar o serviço médico para si ou para seus amigos e familiares necessitados, nada encontram. A revolta se faz presente e a razão evapora.

Sistema de saúde em construção, que necessita da participação de todos nós.

Os cidadãos residentes no município de São Paulo se sentirão respeitados e presenteados ao ler este trabalho profissional. Parabéns.

Leia na íntegra este guia clicando Aqui

(*)Inês do Amaral Büschel – Procuradora de Justiça Aposentada e Fundadora do Movimento do Ministério Público Democrático – MPD

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3828 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento