São Caetano do Sul promove respeito aos idosos no transporte coletivo

A exemplo de uma experiência exitosa ocorrida em Natal (RN), ganhadora inclusive na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa, do Prêmio Direitos Humanos 2011, com o projeto “Transporte Urbano e População Idosa:

 

 

sao-caetano-do-sul-promove-respeito-aos-idosos-no-transporte-coletivoconstruindo uma nova relação, em Natal (RN), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo, noticiou recentemente a parceria com a Viação Padre Eustáquio (VIPE) para desenvolver na cidade o projeto denominado Envelhecimento VIP, que garante às pessoas idosas do município respeito e segurança no uso do transporte coletivo, com motoristas e cobradores conscientes e capacitados sobre suas responsabilidades com os idosos.

A notícia, encaminhada pela assessoria da Prefeitura, não menciona essa outra experiência que, inclusive, foi publicada ne Edição 18, de 2012, da nossa Revista Portal de Divulgação, dedicada a tecnologias sociais inovadoras. Apenas anuncia que como parte desse programa, Felipe Borges e Tiago Nascimento Ordonez, da equipe de Gerontologia da Terceira Idade sancaetanense e que estão à frente da iniciativa, ministrarão palestras sobre o tema no espaço de educação continuada da Viação Padre Eustáquio.

Segundo a nota, o Projeto Envelhecimento VIP foi dividido em três etapas. Na primeira delas, pesquisas foram realizadas com idosos frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade e com integrantes do Conselho Municipal do Idoso de São Caetano, a fim de colher opiniões e informações a respeito do transporte coletivo municipal. Na segunda, está previsto sensibilização de colaboradores envolvidos na dinâmica do transporte urbano da cidade – por meio de vestimentas, cedidas por uma empresa de fraldas, simulando os efeitos do envelhecimento mais avançado. A última será realizada por meio de campanha de conscientização a fim de promover o respeito à pessoa idosa. Esta ação conta com a intersetorialidade, prevista em quase todas as políticas dirigidas aos idosos. De acordo com a notícia, tem o apoio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Segurança (Guarda Civil Municipal) e Educação (EME Alcina Dantas Feijão

Vale a pena lembrar que em Natal, o projeto piloto foi executado junto à empresa Transportes Guanabara, em parceria com o Ministério Público e a Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN), tendo como objetivo geral “sensibilizar e conscientizar motoristas, cobradores e permissionários do transporte urbano, mediante a educação e informação quanto aos direitos e deveres do idoso tomando como referência as denúncias de violações desses direitos, com vistas a estabelecer uma nova relação entre esses atores”. Depois o projeto ampliou-se com o apoio do Programa Talentos da Maturidade, do banco Santander. Funcionou como ponto de partida para a superação gradual das dificuldades enfrentadas diariamente pelos idosos que utilizam o transporte coletivo urbano.

Uma outra matéria publicada no dia 30 de maio, anunciava o encerramento da segunda etapa do projeto, em que foram ministradas palestras para 128 colaboradores da empresa. Resta então a última etapa, que é de campanhas de conscientização.

O que nenhuma das notícias trazem é como esse projeto será avaliado em São Caetano do Sul, o que é importante para se pensar na possibilidade do mesmo ser replicado nos demais municípios do país. Em Natal, desde o plano piloto, seus organizadores buscaram os indicadores junto à 9a. Promotoria do Idoso e Delegacia do Idoso que demonstram o decréscimo das denúncias, e no relatório enviado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa Transporte Guanabara.

Ficaremos atentos a novas notícias a respeito do projeto Envelhecimento Vip. E caso seus responsáveis não conheçam essa experiência de Natal, aconselhamos a não só ler como a falar com eles a fim de se avançar e transformar esse projeto em um Programa.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2332 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento