Saberes e resiliência no longeviver

Tempo de Leitura: 3 minutos

Acreditamos que a resiliência se encaixa, adequadamente, a quem ‘sobreviveu’ a esses tempos pandêmicos – e consideramos aqui só os aspectos físicos e psicológicos – sejam jovens e ou idosos.

por Beltrina Côrte e Vera Brandão (*)


A edição 10 da Revista Longeviver, que está no ar, amplia conhecimentos, estabelece conexões, desperta interesse…e nos faz pensar! Tudo com um objetivo – a educação ao longo da vida, mesmo em tempos pandêmicos. A chamada 3ª onda pandêmica, que vivemos agora, está sendo causada por mutações no vírus original, que o tornou de mais rápido contágio e mais letal, atingindo a população mais jovem. A população 60+, considerada com maior risco, já está sendo vacinada, mas infelizmente, e por todo o país, ela está lenta e falha. Faltam as salvadoras vacinas para todos. Sobram mortos e famílias destroçadas na vida real e números nas estatísticas.

A vacina é a esperança, mas reconhecemos que os desafios se agigantaram!

Durante o ano de 2020 e até agora – abril de 2021- ficamos em casa, usamos máscaras, cuidamos da higiene das mãos, das compras, da casa […] do computador e do celular. As editoras, ambas do grupo de risco, continuaram trabalhando determinadas – aulas, lives, pesquisas e estudos prosseguiram a maior parte do tempo, e como todos, estávamos ansiosas, com medo, muitas vezes com o coração apertado e lágrimas nos olhos, mas seguimos. Como tantos outros milhões chegamos até aqui. No nosso caso, somos privilegiadas por ter o necessário para este enfrentamento.

Nas nossas conversas de edição da revista saltou uma palavra corriqueira, atualmente e, às vezes mal utilizada – resiliência! Mas, o que é resiliência? Segundo as leis da Física é a propriedade do retorno de um material a sua forma original, após ser submetido à tensão e deformação, que podemos comparar com a capacidade humana de resistir, perseverar, superar ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Acreditamos que esta ‘definição’ se encaixa, adequadamente, a quem ‘sobreviveu’ a esses tempos pandêmicos – e consideramos aqui só os aspectos físicos e psicológicos – sejam jovens e ou idosos.

Esta capacidade se agrega a outra, também banalizada e, frequentemente, esvaziada de sentido – empoderamento – que tem origem na expressão em inglês empowerment – traduzido como ‘dar poder’. Mas, que utilizamos aqui no sentido freiriano – que indica que o poder do indivíduo sobre si e suas competências, não ‘dado’, mas conquistado – se dado, a qualquer momento pode ser retirado, mas conquistado não.

É, então, neste sentido que utilizamos essas duas expressões, pois conseguimos resistir e nos adaptamos ‘à má sorte’, conquista pessoal de cada um e de grande parte da população, que tem conseguido sobreviver ao caos estabelecido no país, esforço individual. Nada está sendo ‘dado’ e sim conquistado.

E aqui estamos – resilientes e emponderados – nós e todos os autores, que não perderam a esperança, e enfrentaram os desafios, se reinventaram estudando e trabalhando de forma virtual, pesquisando, escrevendo, refletindo sobre o viver e o longeviver digno, solidário, cidadão – que não nos é dado, mas conquistado, diariamente, por cada e todos.

Nesta edição todos os trabalhos apresentados foram elaborados durante os anos pandêmicos de 2020, e início de 2021. A maior parte é resultado de trabalhos e pesquisas acadêmicos – os Artigos e Relatos de Pesquisa – e/ou resultados de trabalhos advindos das práticas cotidianas – os Relatos de Experiência e os Biográficos.

Os Primeiros Escritos, como o próprio nome indica, são resultado de estudos e pesquisas – trabalhos teórico-práticos – realizados por alunos da graduação do curso de psicologia, sobre o tema Relações Intergeracionais. Em cada um deles aprendemos mais sobre a abertura às novas experiências, envolvendo um grupo bem jovem com outro mais idoso, movimento desejado em toda a sociedade. Integração para superação – do ageísmo e preconceitos correlatos.

Soma-se ao interessante e variado material desta edição o Dossiê Qualidade de vida e heterogeneidade no envelhecer, com artigos e um ensaio com temas instigantes e que refletem as muitas realidades do ser que envelhece.

Somos todos UM! Em qualquer idade! Seguimos!!

Boa leitura!

Serviço
Revista Longeviver
Nº 10, Ano III – Abr/Mai/Jun/ 2021
Acesso online e totalmente gratuito
Link: https://revistalongeviver.com.br
A revista aceita continuamente artigos.

(*) Beltrina Côrte e Vera Brandão são editoras da Revista Longeviver.

Foto destaque de Burcu Koleli no Pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/superendividamento/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3763 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento