Rumo à REPRINTE 2019!

O III Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento (Reprinte), a ser realizado em 2019, será na Unicamp. Agendem!

 

Tecnologia e Envelhecimento foi o tema do II Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento (Reprinte), ocorrido nos dias 24 e 25 de outubro na Universidade Católica de Brasília, e organizado pelo Programa de Pós-graduação em Gerontologia da UCB, estudantes de pós-graduação, graduação e pesquisadores da Rede.

A abertura oficial do evento contou com a presença do Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, do pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, do assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas, e da diretora da Escola de Saúde e Medicina, Prof.ª M.ª. Cristine Savi Fontanive.

Durante a abertura, presidida pelo coordenador da Pós-Graduação em Gerontologia, Prof. Dr. Vicente Paulo Alves, recapitulou-se o histórico  da constituição da Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento. “Em 2013, vimos a necessidade de unir os programas da área de envelhecimento, então nós fizemos algumas reuniões. A primeira foi na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), depois fizemos outra reunião no Rio Grande do Sul, em 2014. Em 2015, nos encontramos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. Já em 2016 fizemos uma reunião virtual e no ano passado realizamos o I Simpósio, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde começamos a dar os primeiros passos para concretizar a nossa rede”, explicou o professor Vicente.

Ainda segundo o professor Vicente, cinco foram os objetivos para a formação da rede. “Precisávamos socializar as nossas pesquisas, ou seja, trocar informações com os outros programas e ver o que eles estavam produzindo. Nós estamos espalhados pelo Brasil e nem sempre temos a oportunidade de saber o que os colegas estão pesquisando e às vezes poderíamos inclusive formar equipes, grupos de pesquisa para dar efetividade a essas pesquisas. O segundo ponto é concorrer a editais de pesquisa que estão em rede. Cada vez mais as agências de fomento estão organizando os seus editais de forma que possam ser concorridos por diversas instituições. O terceiro objetivo é publicar em conjunto artigos em revistas de maior impacto, porque isso tem para todos nós, pesquisadores, uma importância muito significativa. O quarto objetivo é contar com os professores de outros programas em nossas bancas de defesa de mestrado e doutorado. O quinto e último objetivo é liderar a produção de conhecimento na área do envelhecimento. Nós, como pós-graduação, não podemos deixar de ter essa liderança e, ao mesmo tempo, sermos formadores de opinião em um mundo que os formadores de opinião são tão importantes, e nós somos na área do envelhecimento”, destacou o professor da UCB.

A sequência da programação da manhã do primeiro dia contou com o colóquio: “Inovações tecnológicas e suas consequências no âmbito do envelhecer: o estado da arte”, com o palestrante Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). O professor Spencer ressaltou a utilização de aparelhos eletrônicos e novas tecnologias, especialmente a utilização de tablets, celulares e aplicativos para o avanço da qualidade de vida da população idosa. O professor ainda apontou questões relacionadas a doenças como Alzheimer e Demência.

Em seguida aconteceram as mesas-redondas: “Diferentes aplicações e implicações da tecnologia na qualidade de vida do idoso”, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Maria Luiza de Jesus Miranda, da Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP); “Tecnologias computacionais para o monitoramento e a reabilitação de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis”, com a Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Universidade de Passo Fundo (UPF); “Efeitos da tecnologia na funcionalidade”. No período da tarde houve discussões dos grupos de trabalho em cognição, fragilidade, promoção de saúde e aspectos psicossociais e culturais do envelhecimento, delineando possíveis parcerias e projetos em comum.

À noite houve o jantar para os docentes e convidados, que contou com apresentações culturais de dança e música.

O segundo dia do simpósio foi organizado com as mesas redondas: Mesa Redonda III – “Tecnologia da informação na otimização do cuidado do idoso”, com a coordenação da Profa. Dra. Maria Angélica Spadella (FAMEMA) e as palestras: “Dispositivo para diagnóstico de Doença de Alzheimer” Profa. Dra. Marcia Cominetti (UFSCar); “Promoção de hábitos saudáveis com idosos diabéticos: utilização de tecnologias com grupos operativos, como intervenção terapêutica” Profa. Dra. Ana Paula de Oliveira Marques (UFPE); “O papel da inflammation no envelhecimento, no desenvolvimento e evolução de doenças – como os frutos podem ajudar a modular esses processos” Profa. Dra. Ivana Beatrice Mânica da Cruz (UFSM); e Mesa Redonda IV: “Aspectos biológicos e tecnológicos em gerontologia”, sob coordenação do Prof. Dr. Clayton Franco Moraes (UCB) e com as palestras: “Uso de Exergames na reabilitação de idosos” Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo (USP); “Ressonância magnética funcional em idosos: cognição e deglutição” Profa. Dra. Lúcia Figueiredo Mourão (UNICAMP); “Desafios relacionados à avaliação e ao controle do estresse oxidativo no processo de envelhecer” Prof. Dr. Agnaldo Bruno Chies (FAMEMA).

Ao final do evento os grupos de trabalho apresentaram as principais discussões e eixos temáticos. Em plenária conduzida pelo Prof. Dr. André Fattori da UNICAMP foi realizada votação com os coordenadores de pós-graduação e deliberou-se que a diretoria do REPRINTE segue com a representação do Prof. Dr. Vicente Paulo Alves da UCB (coordenador) e Profa. Dra. Carla Helena Augustin Schwanke da PUC/RS (vice-coordenadora). Com relação ao local, o REPRINTE 2019 será realizado na UNICAMP.

 

REPRINTE

REPRINTE

A Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento - REPRINTE, consolidada oficialmente em outubro de 2017, integra os programas de pós-graduação que têm como problema de pesquisa o envelhecimento, objetivando intercâmbios, compartilhamentos e fortalecimento de objetivos e/ou temáticas comuns.

reprint escreveu 5 postsVeja todos os posts de reprint