Roupa desenvolvida por cientistas simula dificuldades da velhice

Pesquisas estão sendo feitas nos Estados Unidos para evitar problemas na terceira idade. Você já se imaginou mais velho? Ter disposição e vigor, todos querem se sentir jovens para sempre. Mas, neste caso, os pesquisadores querem saber como é se sentir mais velho.

 

 

Roupa-desenvolvida-por-cientistas-simula-dificuldades-da-velhiceNo Agelab, laboratório da idade do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, nos Estados Unidos, o diretor do laboratório, Joe Coughlin, diz que os pesquisadores querem desenvolver tecnologia e produtos que facilitem a vida de quem está na terceira idade. “Nossa ideia é que os próprios pesquisadores sentissem na pele o que é ser velho. Fazendo isso, conseguimos pensar em inovações que não conseguiríamos simplesmente perguntando: como você está hoje?”, explica Joe Coughlin.

Uma das ferramentas que os pesquisadores criaram foi uma que faz com que quem a vista se sinta com 74 anos de idade. As luvas tiram bastante a sensibilidade dos dedos, faixas colocadas nos braços e nas pernas limitam muito o movimento do corpo. Por exemplo, não se consegue erguer muito o braço. Mexer o pescoço também é difícil e as cordas amarradas em um capacete fazem a pessoa ficar curvada. Envelhecer não é fácil.

Como é cumprir uma atividade típica do dia a dia, como fazer compras? Para isso, tenta-se alcançar, por exemplo, uma caixa no alto. É difícil. É preciso fazer uma ginástica pra conseguir pegar qualquer coisa em uma prateleira. A melhor parte é tirar todo o peso da idade.

O Agelab também construiu um protótipo de um carro. Câmeras monitoram os olhos do motorista e acompanham a reação em um transito virtual. A ideia é ver como o envelhecimento afetam os reflexos no transito. Os pesquisadores descobriram que um dos fatores que mais causam estresse aos motoristas é colocar o carro em uma vaga. Por isso, um carro que dispensa a ajuda humana para estacionar. Um sistema totalmente automático. Uma boa ideia para facilitar a vida não apenas dos idosos, mas dos jovens também.

Fonte: Disponível Aqui, em 19/07/2011

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2103 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento