Roda de Conversa: Luto e Sofrimento, estratégias de autocuidado para familiares e profissionais

Muitas vezes não há espaço para se falar sobre o luto e o sofrimento, por isso propomos esta roda de conversa, onde falaremos sobre as fontes de sofrimento, como cada um lida com as perdas e as frustrações e também apresentaremos estratégias de autoconhecimento e autocuidado para pacientes, cuidadores, familiares e profissionais em geral que acompanham cotidianamente pessoas em situação de vulnerabilidade. Inscrições abertas.


Cuidar de uma pessoa dependente, vulnerável e adoecida, seja por um profissional ou um familiar, é uma tarefa complexa que exige muito de quem está no papel de cuidador principal. A rotina de cuidados e o acúmulo de outras variadas atividades e responsabilidades do dia-a-dia pode resultar no abandono de si e na ameaça do bem-estar físico e emocional. “Um cuidador sobrecarregado, com seu sistema de cuidado sempre em alerta e ativado, pode ser o fator de risco para um colapso na rotina do cuidado” (Karam  e Genezini, 2019).

Além da sobrecarga, a própria condição de vulnerabilidade do profissional e do familiar adoecido pode ativar no cuidador um contínuo alerta quanto a finitude da vida. Um luto antecipatório é instaurado na dimensão psíquica de quem acompanha e zela pelos cuidados de quem cursa a vida em declínio. Vivencia-se uma ambivalência entre proteger e cuidar, mas ao mesmo tempo preparar-se para a perda maior que em algum momento acontecerá.

Todas estas questões podem trazer sofrimentos, exaustão e precisam ser tratadas com respeito, com conhecimento e acolhimento. Com a finalidade de oferecer um espaço protegido e continente de abordagem destas questões, o Espaço Longeviver oferecerá o workshop chamado: “Acolhendo e manejando o luto e o sofrimento daqueles que cuidam de pessoas em condição e vulnerabilidade”. O objetivo é dar visibilidade e lugar de cuidado para estes personagens quase invisíveis que são os familiares dos pacientes. A facilitadora do trabalho será a Psicóloga Debora Genezini, fundadora do Instituto (cuid)AR.

Roda de Conversa

Roda de Conversa: Luto e Sofrimento – estratégias de autocuidado para familiares e profissionais

Data: 09/07 das 14h às 16h30

Valor: R$ 40,00

Público alvo: Familiares e profissionais que lidam cotidianamente com pessoas em condição de vulnerabilidade; e interessados no tema de forma geral.

Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Junior, 366 – Sala 166 – Vila Guarani. Próximo ao metrô Conceição – Saída D – linha azul

Contato: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br

Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/roda-de-conversa-luto-e-sofrimento-estrategias-de-autocuidado-para-familiares-e-profissionais/


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/roda-de-conversa-luto-e-sofrimento-estrategias-de-autocuidado-para-familiares-e-profissionais/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2642 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento