Robô cuidador de idosos e…

Tempo de Leitura: 3 minutos

Já pensou em fazer um exame de urina com o seu celular ou comprar um robô para cuidar do seu avô? Essas ideias já estão sendo lançadas no mercado. Aqui vão cinco exemplos de tecnologias que ajudarão no nosso cotidiano:

Susan Witte Ezard *


1 – Uchek é um novo aplicativo para Smartphones, apresentado na feira TED, de tecnologia, educação e design, capaz de fazer testes de urina usando a câmera de um celular. O aplicativo, criado pelo Sr. Ingawale, cientista indiano, analisa a cor da urina do usuário e é capaz de diagnosticar até 25 tipos diferentes de doenças que alteram a cor da urina. Ingawale garante que a iluminação não afeta o resultado do exame, e afirma que a tecnologia pode ajudar populações de países em desenvolvimento.

2 – Tecnologias holográficas estão sendo cogitadas para ajudar bombeiros no resgate de vítimas. Segundo o pesquisador Pietro Ferraro, as câmeras com sensores infravermelho, já usadas por bombeiros em vários países para identificar a localização de vítimas, não é eficaz, na medida em que fortes chamas podem cegar a câmera e impedir o seu funcionamento. Já a nova tecnologia, que está sendo desenvolvida por centros de pesquisa italianos (Istituto Nazionale di Ottica), utiliza um laser infravermelho para criar uma imagem em 3D de tudo que está dentro de um prédio, mesmo que seja um ambiente repleto de chamas e fumaça.

3 – A Universidade de Salford, no Reino Unido, criou o CareBot, um robô cuidador voltado para auxiliar pessoas da terceira idade, recomendando exercícios, lembrando a hora de tomar medicação, respondendo dúvidas e contando piadas. O pesquisador que desenvolveu o robô, Antonio Espingardeiro, afirma que o CareBot consegue reconhecer rostos e lembrar-se das necessidades de cada paciente. O robô também serve como um link entre médicos e familiares, além de enviar notícias sobre o idoso e até jogar jogos com ele.

Com a criação, os cientistas esperam melhorar a qualidade de vida de quem mora em casas de repouso. O CareBot é capaz de reconhecer o rosto dos pacientes e lembrar do tratamento de cada um. Entre as outras atribuições do robô estão terapia de fala, exercícios de reconhecimento de objetos e entrega de refeições.

Assista o vídeo One CareBot ™ One Family: Disponível Aqui

4 – A companhia japonesa Fujitsu de tecnologia desenvolveu um “walking stick”, chamado “The Next Geration Cane”. O que é isso? Se trata de um aparelho portátil para ajudar idosos a não se perderem e monitorar alguns aspectos de sua saúde, como batimentos cardíacos e temperatura corporal. A localização do idoso que utiliza esse aparelho pode também ser observada online, caso parentes queiram saber onde ele se encontra. Apesar de ter sido desenvolvido para idosos, o “walking stick” pode ser usado por qualquer pessoas com necessidades especiais, problemas cardíacos e outras condições de vulnerabilidade. O produto será lançado em junho na Europa.

5 – Se você ainda está impressionado pelas maravilhas da impressora 3D, fique sabendo que os gênios da MIT (Massachusetts Institute of Technology) já estão trabalhando em uma impressora 4D. Trata-se de objetos que se automontam. Difícil de imaginar? Então pense em locais muito difíceis de se alcançar, como canos de água subterrâneos. Esses objetos podem se instalar sozinhos nessas localizações, adquirindo o formato necessário para consertar um desses canos, por exemplo. Outra possibilidade são os móveis que se montam sozinhos, ou seja, chega de esperar o cara das Casas Bahia resolver aparecer para montar sua estante. O material utilizado tem a capacidade de absorver água, moldando-se conforme o ambiente. Segundo o Sr. Tibbits, pesquisador da MIT, a impressão do objeto não é a novidade, mas o que acontece depois. De acordo com ele, esse mesmo processo pode ser utilizado no futuro para a construção de móveis, bicicletas, carros e até prédios.

Fonte: NerdMundo: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3828 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento