RJ ganha Centro-dia no bairro de Botafogo

Botafogo (RJ) já conta com Centro-Dia, previsto na Política Nacional do Idoso, para acolher pessoas próximas aos 60 anos que necessitam de cuidados durante o dia e que voltam para suas casas à noite.


Promover um envelhecimento digno, com uma rotina mais alegre e dinâmica entre pessoas com idades próximas; e manter os vínculos sociais e familiares do idoso, já que todos voltam para suas casas à noite; e colaborar com a melhoria nos aspectos fonoaudiológicos de deglutição, fala e linguagem, são os principais objetivos do Avance Centro-dia, recém inaugurado em Botafogo, Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é o estado com maior parcela da população idosa do Brasil, com 18,7% do total dos moradores em 2016. Em todo o país, a taxa é de 14,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE.

Assim, a proposta do Avance Centro-dia, que abriu suas portas no mês passado, é ser um centro de convivência para acolher, cuidar e promover o convívio e a sociabilidade dos idosos durante o dia, enquanto seus familiares desempenham as tarefas diárias.

Como surgiu

O Avance Centro-dia foi Idealizado por Carolina Ruiz, especialista em Saúde do Idoso, fonoaudióloga e gerontóloga. A ideia surgiu em uma viagem familiar à Espanha. Carolina Ruiz explica: “Durante uma conversa sobre o envelhecimento de nossos pais, eu e meu marido nos questionamos se haveria uma estrutura que pudesse recebê-los enquanto estivéssemos trabalhando, entretanto, sabíamos que a ideia de eles residirem no local não nos agradava, já que, ao final do dia, quando chegássemos, gostaríamos de tê-los conosco. Imaginamos um local que promovesse atividades e atenção ao longo do dia, trazendo tranquilidade para a família sem diminuição do vínculo familiar”.

Carolina Ruiz conta que o modelo tradicional da Casa de Repouso ou Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) não se encaixava no conceito de serviço que buscavam, pois “queriam algo novo e que complementasse o cuidado familiar, mas que não o substituísse”. E foi na visita à Espanha que conheceram o “Centro de Día Vitalia Zaragoza” e ficaram encantados com o conceito.

A coordenadora do Avance comenta que ao retornarem ao país, fizeram várias pesquisas e visitas, principalmente no estado de São Paulo, para conhecerem a forma como o serviço era apresentado e conduzido no Brasil. Carolina comenta que das visitas até encontrar a casa onde hoje funciona o centro-dia levou dois anos.

Rotina mais alegre e dinâmica 
O rol de atividades disponíveis para os idosos inclui exercícios para a memória e para os sistemas cognitivo e motor fino, além de sessões de alongamento, aulas de artesanato, culinária, canto, teatro, jardinagem/ horta, tecnologia, pintura, desenho e, também, jogos recreativos e “dia da beleza”. 
 
Cinema, baile e sarau fazem parte da programação sociocultural da casa, que prevê, ainda, saídas em grupos para passeios, para quem tiver interesse.

Serviço

Avance Centro-dia

Funcionamento: das 8h às 18h

Endereço: Rua Álvares Borgerth, n°27, Botafogo (RJ), Cep: 22270-080,

Contato: (21) 97176-2727

E-mail: avance.centrodia@gmail.com


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/psicologiadoenvelhecimento/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2626 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento