RJ: cuidado domiciliar de pessoas idosas na pandemia

Tempo de Leitura: 2 minutos

A ideia é que o curso sobre cuidado a ser realizado no Rio de Janeiro possa fomentar a qualificação, a informação, a reflexão e o debate entre as pessoas cuidadoras de idosos, em relação aos desafios trazidos pela pandemia.

Julia Neves (*)


Coordenado pelo professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Daniel Groisman, o projeto Cuidando de quem cuida inicia mais uma frente de trabalho. Em parceria com a Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto, vinculado ao Programa Inova da Fiocruz, irá oferecer o “Curso de atualização sobre o cuidado domiciliar de pessoas idosas na pandemia de Covid-19”. 

Destinado a cuidadores remunerados de idosos e também a familiares que cuidam de seus parentes idosos, residentes no estado do Rio de Janeiro, o curso está com as inscrições abertas até o dia 7 de março de 2021. Com 350 vagas, a formação será gratuita e oferecida através do ensino remoto. Inscreva-se aqui.

Ao todo, serão 32 horas de carga horária, distribuídas ao longo de oito semanas. Entre os principais temas abordados estão: Informações sobre a pandemia de Covid-19; Cuidados com a pessoa idosa durante a pandemia; Proteção à saúde das pessoas cuidadoras; Promoção do bem-estar de idosos e cuidadores na pandemia; Direitos de quem cuida; Prevenção à violência doméstica e Desafios para o cuidado no pós-pandemia

Segundo Daniel, que coordena o curso em conjunto com o também professor-pesquisador da EPSJV, Ronaldo Travassos, e com a pesquisadora Rachel Gouveia Passos, da UFRJ, a ideia é que o curso possa fomentar a qualificação, a informação, a reflexão e o debate entre as pessoas cuidadoras de idosos, em relação aos desafios trazidos pela pandemia, visando a promoção da saúde, a proteção da vida e os direitos sociais de quem cuida e daqueles que são cuidados. Dentre alguns dos principais materiais didáticos estarão as cartilhas e vídeos produzidos anteriormente pelo Cuidando de quem cuida.

Daniel conta ainda que o projeto também visa qualificar alunos extensionistas da UFRJ, que serão certificados pela própria Universidade, assim como os cuidadores alunos. Os extensionistas participação nas atividades de ensino do curso, sistematizando a experiência desenvolvida, buscando valorizar as falas das mulheres cuidadoras e contribuir com a estratégia da educação popular através da extensão universitária. 

“Selecionamos 24 alunos de diferentes cursos de graduação da UFRJ que atuarão como monitores das turmas, em atividades de extensão universitária”, adianta. “A ideia é que a iniciativa, se bem sucedida, possa ser replicada em outros estados, através de parcerias com instituições de ensino locais”, conclui Daniel.

(*) Julia Neves – (EPSJV/Fiocruz). Foto de Magda Ehlers/Pexels


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjSQ7AyyLXAaWOhxUA0Vn_PLIYpV9NxNIvM_LxTa2Q_vNkdA/viewform

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3758 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento