Rio +60: arte de viver bem e envelhecer ativamente

Evento voltado para o envelhecimento ativo contará com palestras, oficinas, exposição e serviços gratuitos. As inscrições para o Rio +60 estão abertas.

 

A 1ª edição do Rio +60, que tem como tema “A arte de viver bem e envelhecer ativamente”, será realizado no dia 04 de agosto, das 9h às 18h30, no Centro Cultural João XII, em Botafogo, Rio de Janeiro. O evento é voltado para aqueles que se preocupam com o próprio bem-estar, de amigos e familiares, e que buscam orientações e iniciativas para viver mais e melhor.

Para Leila Victor, uma das organizadoras, “Os avanços na medicina, o aumento na expectativa de vida e a globalização vieram para desvincular a terceira idade da ideia de recolhimento e improdutividade”. De acordo com ela, a “transformação da pirâmide etária brasileira mostra que o Brasil vive uma fase de transição para, nas próximas décadas, transformar-se em um país prioritariamente idoso. O Rio +60 vem abrir um canal para conscientização e esclarecimentos sobre as opções mais adequadas para quem busca vivenciar uma maturidade saudável e produtiva”.

O Rio +60, promovido pelo portal Curso da Vida, contará com palestras, oficinas e serviços gratuitos durante todo o sábado. Entre os serviços gratuitos oferecidos está a avaliação de equilíbrio, triagem auditiva, aferição de pressão, glicemia capilar e orientações sobre prevenção de acidentes e doenças. Massagem e oficinas de maquiagem também serão oferecidas. O evento contará, ainda, com uma feira de produtos e serviços voltados ao público sênior.

Entre os importantes temas a serem debatidos estão saúde, espiritualidade, bem-estar, mercado de trabalho, educação e finanças.

Para Wanessa Nemer, responsável também pela promoção do evento, “Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os trabalhadores seniores estão retardando a saída ou retornando ao mercado de trabalho. Entre os motivos, está a expectativa de vida ampliada, a necessidade de garantir a renda familiar e a falta de planejamento financeiro adequado”. Dentro desta temática, o Sebrae RJ vai oferecer oficinas sobre Empreendedorismo e Novas Tecnologias. O público sênior poderá se atualizar durante os laboratórios de Marketing Digital, Comércio Eletrônico, Empreendimento Individual, Inovação e Oportunidades.

Oficinas que promovem a consciência corporal e enérgica também serão realizadas simultaneamente às palestras.

Os projetos Inca Voluntários, Médico Sem Fronteiras e a SUIPA estarão presentes em um espaço dedicado à divulgação de iniciativas solidárias e de voluntariado.

O Rio +60 é uma realização do Portal Curso da Vida, com patrocínio da Dantur Turismo e apoio do Sebrae RJ, Movimento Longevidade Brasil e Secretaria de Estado de Direitos Humanos Políticas para Mulheres e Idosos.

Serviço

Rio +60
Data: 4 de agosto de 2018 (sábado)
Hora: 9h às 18:30h
Local: Centro Cultural João XXIII – Rua Bambina, 115 – Botafogo
Inscrições: https://riomais60.eventbrite.com.br/
Informações: 21 98103-7304
Facebook: www.facebook.com/Riomais60
Instagram: @riomais60

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2468 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento