Residencial Ciclo Vital: “um pouco da nossa família para a família maior”

Uma residência especializada em bem viver! É assim que as sócias Daniela de Simone Martines e Guiomar de Simone Martines, filha e mãe respectivamente, definem a ILPI Residencial Ciclo Vital que dirigem na cidade de São Roque (SP), a qual tem atualmente com 21 hóspedes. Com mais de 10 anos de trabalho, o Ciclo Vital conta com uma equipe interdisciplinar bem treinada, além da convivência de familiares e amigos que interagem no residencial. Aliás, o Ciclo Vital é definido por elas como um lugar onde está um “pouco da nossa família para a família maior”.

Beltrina Côrte

 

residencial-ciclo-vital-um-pouco-da-nossa-familia-para-a-familia-maiorConheci Guiomar quando era aluna do mestrado em Gerontologia na PUC-SP há alguns anos, uma mulher sensível e preocupada com a complexidade que envolve a velhice. Na época ela já atuava no Residencial e procurava no curso maiores conhecimentos para, inclusive, melhorar o que vinha fazendo na instituição. Ela se formou, mas nunca se ausentou da PUC, em quase todos os eventos está presente, buscando, sempre, conhecer mais, se atualizar, e continuar em contato com a gerontologia. E nunca vai só. No último evento realizado pelo Pós em Gerontologia, em setembro, lá estava ela, com alguns profissionais da sua equipe e também com sua filha, agora sua sócia.

Em tempo, Guiomar de Simone Martines foi recém eleita a presidente do Conselho Municipal do Idoso de São Roque.

O residencial Ciclo Vital sempre se fez presente no Portal, ora pelos relatos e pinturas de seus moradores, ora pela sistematização de algumas práticas da equipe. Hoje conheceremos um pouco mais dessa moradia coletiva.

residencial-ciclo-vital-um-pouco-da-nossa-familia-para-a-familia-maiorComo nasceu o Ciclo Vital?
O Ciclo Vital nasceu do sonho entre algumas amigas e profissionais que resolveram mudar o que era oferecido em 2001, em residências para idosos. Resolvemos abrir um espaço especial de acolhimento do corpo e da alma.

Qual foi a primeira dúvida?
A primeira dúvida foi onde montar. Então fomos pesquisar o clima e um lugar próximo de nossas residências e encontramos a Cidade de São Roque. Com uma qualidade de ar excelente e a proximidade com São Paulo já que muitas pessoas após cinquenta anos pensam em qualidade de vida, ar puro, mas não abrem mão de estar perto da cidade de São Paulo. Resolvida a cidade, onde encontramos um clima agradável, pessoas especiais que nos ajudaram muito, instalamos o Residencial Ciclo Vital, inicialmente no bairro do Goianã e posteriormente no Planalto Verde, onde estamos até hoje. Foi idealizado e amparado pelas ideias individuais e grupais das sócias, vários colaboradores e principalmente familiares que acreditaram no nosso potencial de mudança.
O tempo passou rápido, dez anos de muito crescimento, encantamento pelo trabalho e amadurecimento. E quando tudo parecia pronto, percebemos que sempre é possível e necessário “recomeçar”.

residencial-ciclo-vital-um-pouco-da-nossa-familia-para-a-familia-maiorComo está hoje?
Hoje estamos com um novo formato, e com a mesma intenção: oferecer um diferencial no atendimento social, psicológico e espiritual aos idosos. Atualmente a sociedade é composta de Guiomar e Daniela que, além de amigas, profissionais, mãe e filha, compartilham do mesmo sonho, Juntas, neste ano de 2011, renovamos nossas energias, acreditando no nosso potencial criador e inovador e com uma equipe bem treinada, familiares que apostam no desenvolvimento humano e de amigos gestamos um novo Ciclo Vital, e com prazer e satisfação atingimos nossas metas.

Quais os motivos que levaram vocês a constituírem o Residencial?
Primeiramente por seus ideais, pela formação em Serviço Social e Psicologia respectivamente. Pelo desafio do recriar, do estudar e por estabelecer que o Ciclo seja um pouco da nossa família para a família maior. A família universal, na qual somos todos irmãos e através da nossa convivência podemos desenvolver potenciais importantes para o nosso crescimento espiritual e intelectual. A ideia já estava plantada, hoje nosso objetivo é nutrir e aperfeiçoar os detalhes, trazendo para realidade concreta o que antes era apenas um espaço silencioso do sonho. Hoje olhamos e contemplamos cada cantinho do Ciclo, cada surpresa da família e o brilho e saúde dos que convivem direta ou indiretamente conosco

O que é o Ciclo Vital hoje?
Uma residência especializada em bem viver! Um local para rever seus conceitos e, se necessário, experimentar outras formas de comportamentos saudáveis nos aprendizados que a vida nos oferece.
Uma empresa com sede própria, constituída pelas sócias que procuram dar mais que assistência e calor humano, valorizando o ser, com a promoção da qualidade de vida dentro da mais absoluta ética e do mais puro amor. Discutimos muito com a equipe interdisciplinar a prevenção, o atendimento individual dentro de um ambiente coletivo. Outras ações surgem da convivência dos amigos e profissionais que interagem no Ciclo.

residencial-ciclo-vital-um-pouco-da-nossa-familia-para-a-familia-maiorQuais tipos de profissionais?
Profissionais autônomos, registrados, prestadores de serviço para as famílias e empresários. A equipe é composta de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicóloga, assistente social, mestre em gerontologia, estagiárias de Serviço Social, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta (vários), psicopedagoga e manicure. Hoje, com a implantação da “Gentileza gera gentileza” e com a nova visão da direção temos compartilhado experiências saudáveis que relataremos no nosso livro do ano de 2011.

O que é “Gentileza gera gentileza”?
Com o objetivo de estimular a memória e reconhecer as graças que recebemos, abrimos um caderno para registrar as gentilezas do dia a dia. O título foi inspirado em uma coluna do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, onde sempre escrevem a gentileza do dia a dia. Acreditamos que quando nossa mente e nosso coração estão unidos no reconhecimento da gratidão estamos em sintonia com nossa alma e com toda a sabedoria da nossa essência. Receber uma gentileza é receber uma graça, um momento sagrado de pleno merecimento que devemos redigi-lo para estimular nossa memória e nossos sentidos para estarmos plenos da gratidão. Estimulando a memória recente, a de curta e a de longa duração escreveremos relatos do dia a dia e também do dia anterior e da semana anterior, fazendo um treinamento constante do processo de informações e evocaremos os acontecimentos gentis nas atividades do Ciclo Vital. A memória está muito ligada às emoções, então, juntos, funcionários, hóspedes e familiares brincamos em registrar os milagres da vida.

residencial-ciclo-vital-um-pouco-da-nossa-familia-para-a-familia-maiorQuais atividades são oferecidas?
As atividades variam conforme a clientela da época. Hoje, por exemplo, temos jogos de baralho todos os dias, bingo, dinâmicas grupais, práticas culinárias, artesanatos, atividades de estética e beleza, cadeira de massagem para circulação, filmes, passeios externos, atendimentos especializados de psicologia,fono, terapia ocupacional, nutrição, fisioterapeuta, que a família contrata à parte e capacitação de cuidadores. As festas comemorativas são o nosso ponto forte. Os aniversários são sempre comemorados individualmente com a presença da família. Sala e quiosques são planejados para os idosos receberem seus familiares e amigos com privacidade.

Quais os maiores desafios encontrados até hoje?
O impacto social do envelhecimento só será minimizado quando tivermos uma educação voltada para o envelhecimento e tivermos incentivo financeiro governamental. As exigências são muito grandes e os impostos (como para outros tantos empresários) são altíssimos e não recebemos nenhum benefício em troca. Esperanças são reservadas de que essa realidade se modifique num futuro breve.

Guiomar, você tem algo a dizer aos leitores do Portal?
Sim, quero dizer que hoje sou grata por fazer o meu trabalho honestamente! Hoje sou grata pela minha sócia (e filha)! Hoje sou grata por dar o start nessa ideia que há tempo rondava minha cabeça, a de constituir uma residência em bem viver.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2454 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento