Receita saudável é segredo de ‘seo’ Belgo

Sabe aquela história de que não fumar, não beber e praticar esportes é sinônimo de longevidade, saúde e qualidade de vida? Pois é tudo verdade. Antônio Demerval Belgo, mais conhecido por “seo” Belgo, pode comprovar essa teoria. Aos 76 anos, é um amante do tênis (a que se dedica a jogar e a ensinar), mas já praticou boxe, entre 1948 a 52, ajudou a fundar a Liga Bauruense de Futebol de Salão e praticou atletismo. Ele não ingere bebidas alcoólicas nem mesmo fuma. Tem o objetivo de chegar aos 100 anos jogando ainda, assim como um amigo que conseguiu a proeza.

Thatiza Curuci

 

Mas antes de ser tenista, Belgo era funcionário público. Hoje, mesmo aposentado, não pensa em parar de trabalhar. Bem humorado, o professor acorda cedo todos os dias e joga tênis sete dias por semana. Além disso, encontra fôlego para dar aulas no Bauru Tênis Clube (BTC) há 25 anos. Os parentes entendem a paixão e o apoiam. A mulher, Zaira, também jogou por vários anos.

Seo Belgo é casado há 55 anos e sabe o segredo de manter um bom relacionamento por tanto tempo. “A gente fica mais de um ano sem brigar. Quando estou nervoso, saio de perto dela ou conto até dez”, conta. Mas, o que ajuda mesmo é jogar cartas, especialmente canastra.

Seo Belgo é também colecionador de troféus: já venceu muitos campeonatos da categoria. “Antenado” com as atualidades do mundo do tênis, ele acredita que a volta de Gustavo Kuerten às quadras vai reavivar a prática de tênis entre os jovens. “Quando o Guga surgiu, os jovens começaram a jogar mais tênis, mas depois ‘esfriou’. Agora que ele vai voltar, acredito que o interesse dos jovens também reaviva”, espera.

Nas quadras, ele ensina jovens, adultos e até idosos. “Tenho uma aluna com 72 anos”, conta. No lugar em que sente-se mais à vontade, o tenista que nasceu em São João da Bocaina, perto de Bauru, mas foi criado em Bauru, fez um “bate-bola” com a reportagem do Jornal da Cidade. Leia a seguir a entrevista.

Jornal da Cidade – Você era funcionário público. Como descobriu o tênis?

Seo Belgo – Com os colegas de trabalho, como Roberto Cardoso, Cláudio Sacomandi, Mário de Oliveira e Nilson Costa. Eles jogavam tênis e me incentivaram a praticar o esporte. Eu era funcionário público e me aposentei com a opção de ter uma vida mais saudável. Como já jogava tênis, desde 1964 (quando tinha 34 anos), optei por uma vida melhor. Em uma viagem que fiz para Lins, conheci um pessoal que me convidou a dar aula em um clube. Fui muito bem sucedido lá. Em seguida, o pessoal de Promissão também fez convite. Então, eu fazia uma via sacra: saía de Bauru na segunda-feira, dava aula em Promissão até quarta-feira; quarta e quinta eu ficava em Lins e retornava para Promissão no sábado. Isso eu fiz até 1981.

JC – Ou seja, nada de parar de trabalhar. Trocou uma profissão por outra?

Seo Belgo – Nada de parar de trabalhar, nunca. Fazia faculdade de direito quando comecei a dar aulas de tênis. Não pude mais continuar a faculdade, mas hoje não sinto falta da faculdade. Hoje me sinto muito melhor porque tenho uma saúde privilegiada pela minha idade.

JC – Ouve-se muito falar como o esporte faz bem para a saúde. É verdade?

Seo Belgo – Sempre. Uma das coisas que eu fiz na minha vida foi não fumar e não beber. Sempre pratiquei esporte e tive uma vida saudável. É uma receita de saúde. Eu tinha um amigo em Promissão, um médico, doutor Daniel Figueiredo, que aos 100 anos de idade ainda jogava tênis. Já não tinha mais parceiro para jogar porque ninguém queria mais jogar com ele, mas ia todos os dias bater bola no paredão, por meia hora. Ele morreu aos 102 anos.

JC – Então é uma meta sua chegar aos 100 anos jogando tênis?

Seo Belgo – Com certeza. Minha mãe chegou até os 92. Eu pretendo chegar até os 100, vamos ver, né? (risos)

JC – Você tem muito contato com jovens e crianças?

Seo Belgo – Sim. Dou aula para crianças, adultos, pessoas de todas idades. Tem criança de 5 anos jogando comigo e até uma senhora com 72 anos.

JC – O senhor acha que o tênis é um esporte que está mais popularizado no Brasil?

Seo Belgo – Começou a estar. Principalmente com a entrada do Guga, melhorou muito. Hoje já deu uma esfriada, mas acredito que com o retorno dele, agora, o tênis volte a ter um impulso maior.

JC – O tênis é um esporte completo?

Seo Belgo – Com certeza. Ele te dá um equilíbrio emocional muito grande, reflexos, coordenação motora e alivia a tensão do dia. Trabalha o corpo todo e é um esporte aeróbico. Tenho, inclusive, um aluno que é personal trainner que tem aula comigo, o Fábio Oliveira.

JC – Em quanto tempo o aluno consegue aprender tênis?

Seo Belgo – William Tilde foi o maior jogador de tênis do mundo. Na época de 1930, ele escreveu um livro. Diz assim: “Acredito que se possa aprender a jogar em um ano ou menos, mas são necessários cinco anos para se fazer um tenista e 10 anos para se fazer um campeão”. Isso é a pura realidade.

JC – Como hobby, em um ano é possível jogar tênis?

Seo Belgo – Já sim. Depende muito da pessoa. Aqueles que já praticaram algum esporte apresentam uma facilidade maior do que aqueles que nunca praticaram, mas ninguém deixa de aprender.

JC – As quadras de tênis são também espaço para fazer amizades, não?

Seo Belgo – Muito. Tenho amigos no Brasil inteiro.

JC – Quantas vezes por semana o senhor joga?

Seo Belgo – Venho jogar segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo (risos). Dou aula de segunda a sexta e de sábado e domingo, venho com meus amigos fazer “duplada”. Chego às 7h, saio às 11h, volto às 15h e vou embora às 18h. Aos sábados e domingos, venho pela manhã, das 7h às 11h, mais ou menos.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

JC – E quando não está jogando tênis, o que gosta de fazer?

Seo Belgo – Em casa, gosto muito de ler. Acabei de ler “O Código Da Vinci”, estou lendo “Ponto de Impacto” e já li o “Anjos e Demônios”, todos do Dan Brown. Gosto muito desse tipo de livro. Esse escritor é fantástico porque ele envolve uma sociedade, um País, é muito interessante.

JC – E a família, também gosta de esportes?

Seo Belgo – Tenho uma filha, a Regina, que jogou bem por sinal. Foi companheira da Márcia Cury (uma das maiores tenistas do Brasil), mas não deu continuidade. Hoje, ela é promotora de Justiça e mora em Belo Horizonte.

JC – Tem outros filhos? É casado?

Seo Belgo – Sim, tenho outra filha, a Maria Inês, que é psicóloga. Sou casado há 55 anos com a mesma esposa e que é a minha paixão, a Zaira. Ela aprendeu a jogar tênis comigo, jogou muito tempo. Agora, está meio parada porque está se tratando de uma bursite no braço. Enquanto isso, ela faz caminhada todo dia.

JC – E os netinhos? Já os trouxe para as quadras?

Seo Belgo – Eles não quiseram, não. É mais difícil lidar com os jovens de hoje. Eles tem menos pique e querem outras coisas, como curtir as baladas e outras coisas que não concordo.

JC – Tem algum personagem com quem o senhor se identifica? Alguma história que gostaria de ter vivido?

Seo Belgo – Não. Gosto muito da vida que eu levo. Fui muito bem sucedido no casamento porque tenho uma esposa maravilhosa. Tenho duas filhas e cinco netos.

JC – O senhor acredita que parte do sucesso que o tênis faz hoje é por causa da beleza de alguns jogadores?

Seo Belgo – Hoje é que apareceu isso. Até então, não tínhamos esse aspecto no tênis. Nós tínhamos a Martina Hingis (suíça) que era bonita, e agora apareceu uma leva de tenistas russas e de outros países que são muito bonitas e jogam muito bem. Mas sempre foi um esporte que todo mundo que joga fica com o corpo bonito, com raras exceções. Nós temos um exemplo da tenista brasileira: Maria Ester Bueno, que elevou o nome do Brasil e muito.

JC – E aquele gemido característico dos jogadores tênis durante as partidas? É falso ou uma necessidade?

Seo Belgo – Muitos jogadores fazem isso. É usado para tirar a concentração do outro adversário. Quando você vê a Maria Sharapova jogando, ela grita o tempo todo e perturba a adversária. Mas não são todos os tenistas que fazem isso.

JC – Não é para relaxar mais?

Seo Belgo – Tem uns que falam que é para soltar mais a força, mas não acredito muito nisso. Acho mesmo que é para tirar a concentração do adversário. É uma estratégia.

JC – Quem joga tênis tem mais disciplina?

Seo Belgo – Sim, a gente vê uma turma muito equilibrada. Não existe brigas e, sim, desavenças em uma ou outra situação. Tudo é resolvido numa boa. Até a platéia tem respeito durante o jogo e fica em silêncio.

JC – O senhor disputou campeonatos por muito tempo?

Seo Belgo – Sempre disputei. Só faz dois anos que parei porque fica muita coisa dar aulas e sair aos finais de semana para jogar campeonato. Tem que viajar muito e fica difícil. Já joguei campeonatos brasileiros, fui campeão em Belo Horizonte em um VIP internacional na faixa dos 65 anos. Joguei em Ponta Del Leste, com Cláudio Sacomandi. Fomos campeões vencendo duplas de veteranos de argentinos e uruguaios. Fui campeão brasileiro de dupla masculina e no Interior, fui campeão em Lins, Bauru, Avaré, Sorocaba e muitas outras cidades. Tenho uma infinidade de troféus na minha casa que guardo com muito carinho.

JC – Qual o tipo de quadra que o senhor prefere?

Seo Belgo – O saibro. É uma quadra que não te machuca, não te cansa tanto. As outras são muito duras e prejudicam as articulações. Eu evito.

JC – E o sol, não te incomoda?

Seo Belgo – Pelo contrário, ele me dá um bronzeado o ano inteiro.

JC- O senhor é romântico?

Seo Belgo – Gosto muito de sair com minha esposa aos sábados e domingos, ir em restaurantes. Nós freqüentamos bailes também. Nos conhecemos no serviço, começamos a namorar e casamos. Estamos até hoje felizes.

JC – É difícil hoje em dia manter um casamento por tanto tempo assim. O que precisa?

Seo Belgo – Muita harmonia e compreensão entre o casal. Se tiver qualquer discussão, evite gritar, ofender o outro. Para me manter calmo, conto até 10. Para tirar o estresse, uma coisa que gosto muito de fazer com a minha esposa é jogar canastra. Jogamos quase todo sábado e domingo. É uma disputa muito saudável. Às vezes, não tem graça porque a gente não briga (risos).
________________________________

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru, 08/10/2006. Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4204 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading